Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

Quase uma Rockstar: uma pequena lição sobre bondade


Autor: Matthew Quick 
Editora: Intrínseca
Ano: 2015 
Páginas: 272 
Nota: 4/5
Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.

Dei uma acelerada na minha leitura desse livro, já que a avalanche de trabalhos da faculdade começou a amenizar e preciso dizer que eu estou completamente encantada por Amber Appleton. Como a sinopse não entrega muita coisa, iniciei a leitura de Quase uma Rockstar com grandes expectativas e esperando uma história relacionada com música, mas não foi exatamente o que encontrei. 

Após ser largada por mais um namorado, a mãe de Amber e a garota vão morar em um ônibus escolar. Com um emprego que paga pouco, a mãe mal consegue sustentar a filha e prover alimento para a família. Amber conta com a ajuda de Donna, mãe de um de seus melhores amigos, um garoto autista chamado Ricky Roberts. Diariamente Amber sai de sua casa, prepara o café da manhã dos Roberts, toma banho (na casa dos Roberts) e pega carona com os amigos para a escola.

Eu sempre rezei para ter a chance de fazer a diferença na vida de quem mais precisa, porque é isso que quero fazer da minha vida: ajudar quem precisa, como pediu JC.

Parece muito comum, mas o grande diferencial de Amber é definitivamente sua fé e sua boa vontade em fazer o melhor pelos outros. Quando comecei a ler, achei a proposta um pouco piegas, já que a ideia de uma adolescente altruísta que faz o bem sem olhar a quem me lembrava bastante Pollyanna, de Eleanor H. Porter, livro que eu particularmente não gostei muito. Mas com o passar das páginas eu fiquei feliz de descobrir que a Amber é muito mais descolada do que a Pollyana. 

O livro é escrito em primeira pessoa, com linguagem muito informal e muitas gírias, se isso é algo que o incomoda, então não sei se você irá gostar da maneira que este livro é escrito. No começo achei essa proposta um pouco forçada, mas não demora muito pra você se apaixonar completamente pela Amber e entrar na onda das gírias dela. Amber tem muita fé em Deus e em Jesus Cristo, ela faz uma relação do comportamento amável e paciente de Jesus com o de um Rockstar, por causa de uma série de livros bíblicos que ganhou do seu pai com o o título "Jesus era um Rockstar" (Eis o motivo do título).

[...] não importa quantas provas existam de que a vida não faz sentido, precisamos acreditar que sim, ela faz. E que a história de Jesus é uma boa história simplesmente porque nos ensina que devemos ser bons uns com os outros. Que devemos fazer o que for preciso, que devemos cantar soul, se isso for melhorar a vida dos outros. Que devemos tentar ser bons e amar a todos.

Ela faz muitas caridades, não com dinheiro, porque ela não tem nenhum, mas ela se doa para pessoas que precisam, sejam idosos solitários de uma casa de repouso, coreanas tímidas que precisam aprender inglês, um professor na iminência de perder o emprego ou ex soldado solitário. Mas talvez o que tenha me agradado mais foi a visão de Amber de si mesma, já que apesar de ajudar todos, ela tem muitas dificuldades de receber ajuda, e isso se torna uma das grandes lições do livro, especialmente no momento em que uma grande tragédia a faz duvidar de tudo que acredita. 

Quase uma Rockstar é um livro leve e descontraído, mas que traz grandes lições sobre fé e bondade. Eu chorei muito lendo esse livro e afeiçoei demais à Amber. É uma leitura um tanto juvenil, mas é muito interessante e vale a pena ser compartilhada.

Um comentário:

  1. Já conhecia o livro mas não tinha visto nenhuma resenha, gostei da sua o livro parece ser bem legal e eu fiquei com vontade de ler *-*

    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...