Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Catfish: a realidade bizarra por trás dos relacionamentos virtuais



Emissora: MTV
Ano: 2012- Atualmente
Duração: 40 minutos
Episódios: 41
Gênero: Docudrama
Nota: 4,5/5
Sinopse:  Baseada no filme "Catfish", a série-documentário acompanha casais que se amam online mas nunca se viram na vida real. A equipe, formada por Max Joseph e Nev Schulman (a "vítima" no filme), conversa com uma das partes do casal e tenta localizar o outro, para ambos se conhecerem ao vivo.

Já não é novidade que as redes sociais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Quem não tem whatsapp, facebook, twitter ou instagram é conhecido como o desatualizado da turma (digo isso por experiência própria). Mas você já parou para pensar que sair divulgando seu número de celular em grupos do facebook ou adicionar pessoas aleatórias em seus perfis pode trazer dores de cabeça terríveis? Se isso nunca passou pela sua mente é bom começar a partir de agora.

Catfish é um reality show extremamente pertinente, pois mostra a ingenuidade dessas pessoas que se tornam amigas ou namoradas de outras que conheceu virtualmente. E há relações que duram mais de dez anos! Os nossos pais e avós estão certinhos: não converse com pessoas estranhas. Não quero generalizar, pois conheci pessoas sensacionais nas redes sociais, mas desconfie sempre.

A proposta do programa surgiu do documentário homônimo protagonizado por um dos apresentadores, Nev Schulman, que passou por uma experiência semelhante ao dos participantes do reality. A mulher com que se relacionava virtualmente não era absolutamente nada do que dizia ser. Não vou estragar a surpresa, mas fica a dica!


O reality exibido pela MTV funciona da seguinte forma: uma pessoa desconfiada de seu parceiro virtual procura os produtores do programa - Nev e seu amigo Max Joseph - para descobrir se tudo o que ele diz realmente é verdade. 

Os apresentadores de Catfish: Nev Schulman (esquerda) e Max Joseph (direita) 



Após o primeiro contato, os apresentadores investigam o "catfish" (pessoa que cria perfis falsos) na internet e encontram quase tudo sobre sua vida. A maioria mente e mente feia e descaradamente! Alguns dizem que é apenas por diversão (Vê se pode uma coisa dessas?). A decepção dos participantes é enorme, pois acreditaram e confiaram em uma pessoa que não se mostrou nada sincera. É uma sensação péssima. 

Catfish mostra que muita gente ainda não sabe usar as redes sociais com cautela e como há pessoas ingênuas nesse mundo virtual. O modo de filmagem e o estilo do programa são bem legais, como um documentário mesmo. Max sempre está com uma câmera na mão e filma muitas cenas com os participantes, entre elas o tão esperado encontro entre o casal virtual. É um estilo caseiro e faz com que o público acompanhe as histórias como se estivesse presente e se sinta parte daquilo. 

O programa é totalmente diferente dos reality que estamos acostumados, bem diferente mesmo! É bom ressaltar que muita gente não acredita na veracidade do documentário ou do programa televisivo, porém, seja fictício ou real, a ideia continua sendo válida e interessante.
             

4 comentários:

  1. Oii
    parece ser um programa interessante esse, não conhecia. Eu não tenho coragem de disponibilizar meu número de celular na internet, mais já adicionei pessoas desconhecidas só que nem tenho muita paciência para redes sociais.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise. Nunca passo meu telefone pessoal pelas redes sociais, sempre no privado (e para pessoas confiáveis). Muita gente disponibiliza com tanta naturalidade e em tantos locais que até assusta. Quanto ao programa, é realmente muito interessante. Beijos.

      Excluir
  2. Eu amo Catfish e adoro o Max! tanto que até já fiz um pequeno post no meu blog HAHA

    Amei seu blog, parabéns! ♥

    http://sereia-de-venus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catfish é demais mesmo. O Max é muito louco, sempre gosta de dar pitaco nas coisas hahahaha Que legal, depois vou procurar. Valeu! Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...