Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
8

Série Percy Jackson: Todos os chalés reunidos para a chegada de O Último Olimpiano


Autor: Rick Riordan                                        
Editora: Miramax Books
Editora no Brasil: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 387

Os meios-sangues passaram todo o ano preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo Deus ou meio-sangue que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tífon, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado.
Finalmente chegamos à última aventura da jornada de Percy Jackson. Demorou. Principalmente para mim que ganhou o livro em 2011 e só fui ler três anos depois. Tem livros que para serem considerados bons, não basta uma boa história, eles têm que ser lidos no momento certo.

Ação do começo ao fim! 
Não, não é uma chamada para um filme do Steven Seagal. “O Último Olimpiano” é um típico livro final de uma série infanto-juvenil. Os personagens, assim como os leitores, estão mais velhos, conseguem lidar melhor com os problemas e perdas que são comuns a vida, e dessa vez o autor se aproveitou disso desde o primeiro capítulo, não deixando tempo a perder. 

O livro é centrado na última grande batalha dos semideuses, deuses e aliados do Acampamento Meio-Sangue contra Cronos e seus lacaios. Diferente dos anteriores, há inclusive um mapa ilustrado da chamada Batalha de Manhattan, para não deixar ninguém perdido. De fato, é uma guerra. Não é coisa de algumas horas, o tempo realmente passa, e passa sem dó. Feridos e mortos não são figurantes, assim como surpresas desagradáveis e agradáveis sobre personagens já conhecidos. 


Percy também está diferente. Não apenas mais forte, não apenas mais maduro, mas muito mais decidido. Com isso, ele cria seu próprio caminho para descobrir a verdade por trás da mudança do já conhecido vilão, Luke, e também para a obtenção do único poder que o permitiria vencê-lo. 

Como um bom último livro, a história resgata personagens de sua própria mitologia e da consagrada mitologia grega, que não haviam aparecido até agora. Talvez o melhor desses resgates seja Prometeu, o titã que levou o fogo para a humanidade. Riordan aproveitou esse personagem de forma inteligente, retomando a narrativa um dos meus maiores problemas com o modo do autor conduzir a história: a omissão de dados por boa parte dos personagens. Ele deu um bom motivo, mas errado. Continuo considerando uma das fraquezas da história, porque sendo este um dos grandes motivos de ataques aos deuses, não deveria ser tão levianamente praticado por qualquer um. 


Seu final é surpreendente ao mesmo tempo em que não é. Provavelmente para as crianças e adolescentes que cresceram com o Percy ou que ainda vão crescer, foi um choque especial baseado na tão falada Grande Profecia. Entretanto, para nós leitores veteranos, a insistência de Riordan no conteúdo dela e na importância de Percy para que ela se realizasse foi uma dica implícita ao que por fim acontece.

Minha nota para esse livro é 1000/10, para a série completa daria 8/10, pelo começo morno. Acredito que Percy Jackson & Os Olimpianos é uma daquelas histórias de superação dos livros, de como você começou desacreditado e realmente gostou no fim. É um grande exemplo para quem não está motivado a leitura, mas com fé, persiste. Mesmo que leve três anos para isso.

8 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Uau! Adorei a resenha!
    Recentemente, li a saga completa em apenas cinco dias! Em média um livro por dia. :D

    Sempre deixei Percy Jackson de lado, pois achava meio bobinho, por causa dos filmes que não me atraíram tanto. Porém, com o passar do tempo, uma vontade de ler apoderou-se sobre mim e então, li a saga.
    Concordo plenamente como você diz: A saga começou morna... mas foi tomando forma e prendendo a atenção. Os mais interessantes para mim foram: "A Maldição do Titã" e este maravilhoso "O Último Olimpiano".

    Mais uma vez, parabéns pela belíssima resenha!

    PS: Segue meu blog também! Está tendo promoção por lá!

    Abraços!
    Daniel Moraes
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa! 5 livros em 5 dias? Você acaba de me dar uma meta! hauhauhauhaauhua

      Percy Jackson para os mais velhos é um grande caso de paciência e "não julgar o livro pela capa". O autor realmente criou uma história que vale a pena ser lida. E olha sóoo, meu prefiro também é "A Maldição do Titã"!

      Muito obrigada!!

      (Pode deixar, promoção é comigo mesmo huahuhauahuhau)

      Excluir
    2. Pois é Vanessa, o titio Riordan conseguiu prender-me a atenção, principalemente no últyimo livro!

      Beijos!
      http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Agora estou mais interessada em ler a série, uma vez que ela finaliza muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Vale muito a pena e é bem levinho de ler! Uma delícia! :3

      Excluir
  3. Muito boa a resenha,Vanessa, gostei que você focou em vários elementos, não se limitou a contar um resumo da obra. Me deu até vontade de ler os livros. :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha Vanessa... captou bem o que acontece! O que eu mais gosto nos livros do Tio Rick é o fato de ter ação quase o tempo todo, sempre tem algo acontecendo. Acho eles muito bem planejados.
    Quero ver o que vc dirá quando começar a ler "Os Heróis do Olimpo". Vou começar o ultimo ansiosíssimo pelo que virá!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...