Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Manual de Animes: Shingeki No Kyojin - Ataque dos Titãs


Autor: Hajime Isayama
Direção: Tetsurō Araki
Ano Mangá: 2010
Ano Anime: 2011
Episódios: 25 + 3 OVAs

Sinopse: A história ocorre num mundo onde a restante parte da população humana vive dentro de uma cidade cercada por enormes muros construídos com o fim de controlar o súbito aparecimento dos titãs - criaturas humanoides gigantescas, que devoram humanos sem motivo aparente. A história tem em foco Eren Jaeger e a sua irmã adotiva Mikasa Ackerman, cujas vidas foram mudadas para sempre, após o aparecimento de um titã colossal que destruiu parte da muralha da cidade, permitindo a entrada de vários titãs na cidade.

Talvez Shingeki no Kyojin seja o anime mais falado do momento. Com traços e animação de encher os olhos de qualquer otaku mais exigente, Shingeki No Kyojin traz de forma maestral o misto de ação, emoção e reflexão que Neon Genesis Evangelion tanto se esforçou para trazer, mas se perdeu no meio do caminho. Com cenas impactantes e roteiro de dinâmico, o anime não dá muitas tréguas para recuperar o fôlego.

Relativamente novo, o anime tem poucos episódios, e conta de forma sucinta a história em torno de Eren Jaeger, um garoto corajoso, e frente ao seu tempo. Mas antes de citar Eren e sua história (que já dá pra saber pela sinopse), é preciso antes fazer uma introdução à civilização na qual ele está inserido.

Os chamados Titãs, criaturas monstruosas, assexuadas e sanguinárias, foram responsáveis por dizimar quase toda a raça humana, o que sobrou dela, sobrevive atrás de três enormes muralhas, denominadas Shina, Rose e Maria, uma inscrita na outra, nesta mesma ordem. Depois dos constantes ataques, a raça humana sobrevive reclusa e pacificamente nessas muralhas por cem anos.

Confiantes na proteção das muralhas, algumas pessoas chegam a reverenciá-las como deusas, recriminando aqueles que tivessem qualquer curiosidade pelo mundo afora. O ser humano vive recluso, amedrontado e extremamente acomodado. Até que a muralha mais externa, Maria, em que Eren e sua família residem, é derrubada pelo Titã Colossal e invadida por centenas de Titãs.

Disposição das Muralhas


A Mãe de Eren é devorada por um titã diante de seus olhos, mas o garoto, junto com sua irmã adotiva Mikasa Ackerman, é socorrido por um amigo da família. Eren, Mikasa, e seu amigo, também de Maria, Armin Arlett, assim como os demais sobreviventes são obrigados a dividir o pouco do espaço restante na muralha de Rose, e logo não há mais comida suficiente para todos.

Eren, Mikasa e Armin, desde o massacre de Maria, ficam determinados a entrar na Tropa de Exploração, seção do Exército que é encarregada por vagar muralhas afora e buscar conhecimento sobre os Titãs como forma de combatê-los.

Durante o treinamento da academia no exército, é possível reconhecer as diversas faces da humanidade nos cadetes. Covardes, gananciosos por fama, corajosos e sanguinários, mas acima de tudo, humanos desesperados por sobreviver. Este foi o ingrediente X (somado é claro, à animação excelente) que fez com que Shingeki No Kyojin, que segue a mesma linha apocalíptica extremista de Neon Genesis Evangelion, se sobressaísse.

Eren tem sua perna devorada por um Titã


O exército é a a única força dos humanos contra os titãs. Além da Tropa de Exploração, almejada por Eren, há também a Polícia Militar e Guarda Estacionária, responsável pela vigia dos portões e das muralhas. O papel político dos militares é muito importante, uma vez que, mesmo tendo um rei que governe as muralhas, são os militares que tomam as decisões cruciais em torno da humanidade, brincando muitas vezes com as vidas que são responsáveis por guardar.

O auge do anime são os duelos entre exército e Titãs, é sempre imprevisível e sanguinário, de ambos os lados. O instrumento utilizado pelos soldados para se movimentar sobre os prédios, o "Equipamento de Manobra Tridimensional", ou simplesmente E.M.T. dá um ar bonito e leve às cenas de ação. A animação retrata os movimentos dos personagens de forma impecável, bem como suas expressões marcadas.

Em Shingeki No Kyojin todo pouco é muito, e todo muito é motivo de morte. E não são mortes das mais bonitas. Mas o melhor do anime, é que ninguém ali está livre do sofrimento, independente de ser protagonista ou não, família, amigos e companheiros são tirados de forma suja e cruel, em quase todas as vezes.

É triste, mas junto aos personagens você se vê obrigado a endurecer o coração, e lutar por uma causa maior que esses pequenos amores egoístas: a humanidade.

Abaixo o vídeo com um dos itens mais marcantes do anime: a abertura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...