Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Especial Dia Nacional do Livro: Ádla Queiroz

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, dia 29 de outubro, além da promoção (que irá sortear um livro O Último Olimpiano, da série Percy Jackson e os Olimpianos, junto com uma camiseta do Acampamento Meio-Sangue), o Rascunho com Café preparou uma série de posts especiais para vocês, leitores, conhecerem um pouco as autoras por trás do blog.


Esta é a minha “estante” de livros. Como vocês podem ver, não é bem uma estante, e não tem espaço para muitos livros, por isso, os e-books são os meus melhores amigos. Não ocupam espaço, posso levar comigo para qualquer lugar muito mais comodamente do que o livro físico (apesar de que é sempre bom ter a cópia física de um livro, certo? Nada barra o cheiro delicioso de livro novo).


Minha iniciação no mundo dos livros começou com a Turma da Mônica. Sempre fui apaixonada pelos quadrinhos do Maurício de Sousa, e isso me influenciou a ler outros tipos de livros. A escola também foi uma grande influência, pois todo bimestre havia um livro para ler, e assim eu conheci alguns livros infantis e infanto-juvenis nacionais como Antes Que a Terra Fuja, de Julieta de Godoy Ladeira, O Menino Que Adivinhava, de Marcos Rey (RIP), e um livro infantil de crônicas de Luis Fernando Verissimo – Festa de Criança.

Também encontrei nas leituras obrigatórias da escola uma das minhas séries de livros infantis favoritas: Clara Rosa, da escritora americana Paula Danzinger (RIP), traduzidos ao português por Lia Wyler. Eu, Clara Rosa; Clara Rosa Não É Nome de Flor, Clara Rosa Quer Uma Chance; Catapora Não Se Come, Clara Rosa; entre outros da série marcaram a minha infância. E essa não seria a única vez que me encontraria com a Lia Wyler, alguns anos depois eu descobriria Harry Potter, com tradução de ninguém mais e ninguém menos que: Lia Wyler. Esta mulher está presente nas duas séries que mais mexeram comigo.


Nesse meu cantinho do quarto, eu guardo todos os meus livros de Harry Potter, que fui colecionando ao longo dos anos, todos os livros de Crepúsculo (sim, eu gosto), dentre vários outros livros que ocupam um espaço especial no meu coração. Porém, minha lista de livros favoritos não se restringe a isso, pois, como disse, sou adepta aos e-books.

O e-book, como o nome mesmo diz, é o livro em formato eletrônico, que você pode ler no computador, no celular, no tablet, enfim, em qualquer dispositivo que leia o formato do arquivo. Eu sou acostumada a ler no computador desde mais nova, mas depois que o iBooks e o Kindle entraram na minha vida, eu dou preferência à eles.

A comodidade da biblioteca virtual me permite ter acesso rápido e off-line a quantos livros eu desejar, na hora que eu desejar (contanto apenas que tenha bateria no dispositivo, óbvio).

Apesar dessas vantagens, o e-book é um pouco desconfortável para a leitura, ainda mais para quem ainda não está acostumado com o formato. Hoje em dias, a maioria dos leitores de e-books de smartphones, por exemplo, já tem configurações em que você pode alterar o tamanho e cor da fonte, e também o plano de fundo, e assim ajudar para o seu maior conforto. Se o fundo branco com as letras pretas incomoda sua visão, é só mudar por uma cor mais sépia para o fundo e a fonte. Se o local que você está lendo está muito escuro, é só colocar o fundo preto com a fonte branca, que provavelmente não incomodará tanto no escuro.

Outra vantagem do e-book é que eles, em sua maioria, são mais baratos, e de download instantâneo, ou seja, assim que você termina de comprar você já pode baixar no seu aparelho. Mas não vale baixar ilegalmente ok? Assim você prejudica o autor e a editora, procurem sempre pagar por aquilo que vocês consomem.

Para finalizar, deixo aqui uma dica de site para comprar e-books: Amazon. O leitor de e-books da loja é gratuito para computador, smartphones e tablet, mas se preferir, tem o leitor físico também, mas por um preço um tanto salgado: mais ou menos R$ 300 (dependendo do modelo). Você pode achar o leitor para comprar pelo próprio site da Amazon, neste link aqui. Os preços da loja também são excelentes, e você pode sincronizar sua conta em todos os aplicativos Kindle que você tiver.


Se o seu smartphone utiliza o sistema operacional Android, há também a Google Play, e o iBooks para quem utiliza o sistema operacional iOS, porém, o iBooks utiliza o sistema em dólar, e para comprar você precisa de um cartão de crédito internacional, sem falar que, como é em dólar, conta como importação, então se prepare para pagar taxas de câmbio e o famoso (e odiado) IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros.

2 comentários:

  1. Oi Adla, já li 8 livros da sua estante "física". Também amo ebook, meu kindle é meu queridinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bem mais livros lá pra trás, só que ficaram escondidos na pilha haha ebook é vida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...