Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
5

Stephen King - Coração Assombrado



Autor: Lisa Rogak
Editora: Darkside
Ano: 2008
Páginas: 313

Sinopse:A biografia de um dos autores mais populares no mundo contemporâneo. Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop, com mais de 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras. Seus romances best-sellers têm capturado a imaginação de milhões de leitores mundo afora. Mas quem é o homem por trás dessas histórias de horror e tristeza e do sobrenatural? De onde nascem suas idéias? E o que o leva a continuar a escrever em um ritmo alucinante, após uma carreira de quase quatro décadas? Lisa Rogak nos conduz ao universo peculiar de Stephen King. Sua infância, seus medos, sua determinação, o primeiro contato com a escrita, as agruras da adolescência, as dificuldades de um ícone e o lado do pai de família, o músico, o fã de beisebol e o amigo generoso. Apesar de seu trabalho escuro, perturbador mas de extrema força emocional, King tornou-se reverenciado por críticos e seus milhões de fãs mundo afora como uma voz de todos os americanos mais parecido com Mark Twain e HP Lovecraft. Stephen King – A Biografia – Coração Assombrado narra sua história, revelando o caráter de um homem que criou algumas das mais memoráveis – e assustadoras – histórias da literatura contemporânea. 


Sou fã de biografias. Já perguntei a algumas pessoas que não gostam desse estilo literário o porquê disso (algo inconcebível para mim), e obtive algumas respostas do tipo: “não me interesso pela vida alheia” ou “prefiro ficção à realidade”. Não concordo em nada com elas, para mim, biografia é a oportunidade de ver o que acontece numa realidade completamente diferente da minha ou saber a trajetória de algumas pessoas que chegarem ao topo de suas carreiras.


Escolhi “Coração Assombrado” pelo segundo motivo. Eu sou fã de Stephen King, um dos autores mais bem sucedidos do séc. XX, com inúmeros best sellers e adaptações cinematográficas, ou seja, Stephen chegou ao topo.

O livro da editora Darkside (também responsável pela biografia de J.R.R. Tolkien) é um luxo gráfico: capa dura, detalhes em relevo e excelente acabamento. Mas pagamos caro por isso, o livro possui a média de preço de R$ 60,00, muito salgado para o conteúdo que se dispõe. 


Trata-se de uma biografia não autorizada, o próprio Stephen, autor de livros de horror como “Carrie, a estranha”, “Sob a redoma” e de inúmeros contos, tais como “Conta comigo” e “Um sonho de liberdade”, admite que sua vida não renderia interesse e não vê a razão para um livro sobre sua vida, isso porque apesar de ter superado um vício de drogas e álcool e um acidente que quase o matou, sua vida é completamente monótona, sua rotina é simplesmente escrever, com habitualidade e compulsão. Seu faro para encontrar, no dia a dia, ideias para os livros, ouvir conselhos dos seus editores e como comentando anteriormente, sua compulsão por escrever o tornaram bem sucedido.


A biografia peca por não trazer fotos que ilustrassem alguns dos fatos e pessoas relatadas, como sua esposa e também escritora Tabhita, suas participações em filmes e comercias e de sua casa em Maine que parece cenário de filme de terror. Faltou também mais relato sobre o processo criativo de livros mais recentes, como “Sob a Redoma” ou de sua parceria com seu filho Joe Hill na obra “A tribo”  Portanto o livro é uma boa leitura, mas não vá com muitas expectativas por causa da capa, ele não paga em benefício o que custou.

Mansão do Stephen no Maine

 Ps: Fiquei encantada com o mercado de contos segmentados que existe nos Estados Unidos, lá há gente que paga para ler e gente que recebe para publicá-los na mídia impressa, não conheço revistas desse tipo no Brasil. Quem souber de alguma, por favor me avisa. 

5 comentários:

  1. Obrigada Fran! Como eu disse, não entendo isso de não gostar de biografia. Você poderia dar uma chance a elas. Recomendo a maravilhosa biografia do Tim Maia - Vale Tudo de Nelson Motta

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, eu também gosto de biografias das pessoas que eu admiro, a última que eu li foi a de Freddie Mercury, escrita pela repórter e amiga dele Lesley-ann Jones.

    Só uma pequena correção, "Conta Comigo" é o nome do filme baseado no conto The Body (no Brasil, "O Outono da Inocência - O Corpo", presente na coletânea "As Quatro Estações").

    O pessoal de Hollywood mudou o nome do conto quando fez a adaptação por causa da música tema, stand by me, que em Português se traduz por Conta Comigo".

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Alessandro, realmente o conto se chama O Corpo.Obrigada pela correção.

    ResponderExcluir
  4. Oi de novo!
    Obrigada por visitar meu ninho =)
    Acredita que eu nunca li nada do Stephen King? Mas Carrie é um dos filmes que marcaram a minha infância, e estou com um livro do Hill na minha pilha de próximas leituras, rsrs. Mas vou procurar algo do King, mas não sei por qual começar, você tem alguma sugestão?
    Sobre revistas que publicam contos, eu conheço algumas nacionais, mais voltadas para a ficção científica e fantasia:

    a Somnium :
    http://clfc.com.br/somnium/tag/revista-brasileira-ficcao-cientifica/

    a Scarium:
    http://www.scarium.com.br/

    a Trasgo:
    http://trasgo.com.br/

    e a Bang:
    http://revistabang.com/tag/ficcao-cientifica/

    Espero que você curta as revistas!

    Abraços!
    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fran, Recomendo Carrie que ele escreveu o livro como um documentário, "Quatro estações" que tem os contos que deram origem ao filme "Um sonho de liberdade" e "conta comigo". Terminei no inicio do ano o livro "Sob a Redoma" eu gostei, mas é um livro controverso, é muito tenso. Vou dar uma olhada nos seus links, obrigada!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...