Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Só o vazio fica



Foto: Divulgação/Warp Films/Weinstein Company | Disponível em: http://bit.ly/1HYBOpM

Noite. Uma dessas noites melancólicas. Melancolia virou uma parte de mim. Se bem que, atualmente, o vazio é, também, uma parte de mim.


Uma cafeteria pequena e escura. O cheiro de algo que lembra chocolate em pó misturado com leite. Eu. Ali.
Mastigo algo. Bebo algo. Não sei o que é. Meu cotidiano tornou-se alheio de mim. Minha vida segue sem mim.
Pisco.
Rua. Ar gelado. Gente demais. Observo os transeuntes. Assisto-os, distante, como assisto àquela que deveria ser eu, vivendo a vida pacata. Vivendo o vácuo.
Vácuo.
Vazio.
O tempo passa em outra dimensão. Não sinto que tenho controle sobre minha existência. O mundo segue seu rumo, independente do indivíduo, isso é sabido. Mas daí a minha própria vida seguir sem mim?
Segue.
Eu me tornei uma espectadora de minha própria vida.
Dou um passo e já não estou mais onde estava.
Luz. Cadernos. Colégio.
Olho para os lados e percebo meus colegas, concentrados. Um deles acena para mim, um meio sorriso amarelo, rápido. Olho para frente e o que vejo são desconhecidos.
Bancos. Plataforma. Estação. Sento-me. Paro. Olho para cima. Céu azul. Há quanto tempo o inverno se foi?
O céu não me causa ansiedade, desejo de aproveitar o dia. O carpe diem.
O céu não me causa nada.
O mundo não me causa. Eu não espero mais nada. O que preenche meu ser, quando não a melancolia, é o vazio. Inunda-me como uma represa inunda o que há pela frente quando a barragem é rompida.
O vazio me preenche, por mais contraditório que possa parecer.
Não sinto. Não percebo nada ao redor. Não é egoísmo. É mais um desinteresse pelo mundo. Um mal estar no mundo.
Não sei em que ponto da minha trajetória me perdi. Não descobri em que ponto tornei-me nada. Repenso o passado e nada me ocorre.
Sempre fui assim, então. É a conclusão plausível. No fundo, somos todos vazios.
Buscamos preencher o nada com momentos e pequenos prazeres, mas o buraco, o nada, o vácuo continua lá.
Todos os dias, ao levantarmos, começamos o esforço para preencher o vazio, mesmo que inconscientes disso. Todos os dias, ao olharmo-nos no espelho, vemos um vazio tentando ser preenchido. É nisso que acredito.
Acredito que ao levantar de minha cama diariamente às cinco horas da manhã, levanto para mais um dia que passa. Implacável. Levanto para mais um dia em que tentarei preencher lacunas impossíveis de serem preenchidas.
E sigo a vida. Ou a vida me segue. Ou a vida segue sem mim e eu observo.
Tudo passa. Nada é absorvido. Só o vazio fica.
E o vazio é quem me acompanha.

"Como uma pessoa fica tão vazia? [...] Quem esvazia a gente?" - Ray Bradbury

2 comentários:

  1. Você é exorbitantemente surreal, surreal no sentido literal, que denota estranheza, que pertence ao domínio do sonho, da imaginação... sabe o porque? Porque eu te vejo e não tenho a certeza se te vejo, apenas imagino, eu te toco e não te sinto, tão estranho pra mim que ama sentir o mundo, me dói saber que você é tão incrível mas acabou se afogando no limbo, não que isso seja algo muito ruim mas te limita, e limitação é algo perigoso. Como posso te ajudar a sair desse limbo? Não sei, não posso... A única pessoa que pode te ajudar, é você! Escolha sentir, sentir coisas boas e sentir coisas ruins, só sentir, voltar a sentir. Eu te 'conheço', e tenho uma visão de você diferente da que você quer transparecer, a maioria das pessoas te acham indiferente, não sei explicar é apenas o que ouço, te acham um mistério, 'decifra me ou devoro te', tão intimidadora, mas eu gosto de um desafio, escolhi te decifrar, e olha que não esta sendo um desafio muito fácil mas vejo coisas, sabe o que eu vejo? Você é sensível, sente as pequenas coisas que as pessoas lhe passam e absorve-as da sua forma, as pessoas não entendem... te olham mas não querem te decodificar mas só falei uma das mil coisas que vejo em você e talvez as outras pessoas não. Acho que é isso:
    Sinta
    Absorva
    Transmita
    O resto? Nao cabe a você, as vezes o mundo não quer ser abraçado e não ha nada que você possa fazer pra mudar isso.

    P.S.para um vazio você está bem cheio.

    ResponderExcluir
  2. Lendo texto!

    Mari

    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...