Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
6

A Mais Pura Verdade: A aventura desesperada de um garoto com câncer


Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 224
Nota: 3/5
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
A Mais Pura Verdade foi um livro que me encantou pela capa e pela capitulação divertida. O livro retrata a vida de Mark, um garoto de 12 anos com câncer, que ao descobrir mais um retorno da doença ao seu corpo decide jogar tudo para o alto e partir em uma última aventura ao lado de seu cachorro, Beau, em busca da Montanha Reinier. A premissa me pareceu muito boa, imaginei que fosse sensível e emocionante, mas infelizmente tive uma grande dificuldade com o livro, e mesmo ele tendo poucas páginas, minha leitura se arrastou por uma semana inteira.

Mark é muito inteligente e muito ciente do mundo, apesar de ter 12 anos, ele já questiona questões importantes como vida e morte, suicídio, tempo e humanidade. Talvez por essa grande sabedoria dele a cerca desses temas seja muito fácil acreditar que ele é muito mais velho, mas ao mesmo tempo Mark tem alguns momentos de muita infantilidade e muita estupidez, o que acaba sendo meio confuso, mas funciona para nos lembrarmos que Mark nada mais é do que uma criança perdida.

Encaro a fuga dele como uma atitude desesperada de uma pessoa que já está esgotada de ter esperanças e vê-las sendo destruídas a cada ida e volta do seu câncer. No último retorno da doença ele simplesmente não aguenta mais o medo de morrer, a tristeza dos pais e a pena das pessoas, por isso ele foge para dar a si mesmo a chance de ser independente, tomar as próprias decisões e viver uma experiência única, algo que sua vida de câncer e cuidados nunca lhe permitiu.
Lembrei-me de ter quase desistido. Lembrei-me da minha tristeza se transformando em raiva, e da minha raiva se tornando outra coisa. Uma coisa melhor. Eu sabia qual deveria ser minha última frase: Deixe os lobos para trás.
Alguns pontos da aventura de Mark realmente são bacanas e emocionantes, como um momento em que ele e Beau caem em um rio corrente no meio da madrugada e lutam para não serem arrastados, e até mesmo os momentos em que ele alcança a montanha. Mas ainda assim só fui realmente começar a me envolver com o livro e gostar mais de Mark quando estava próximo do final. 

Não sei bem explicar o que dificultou meu envolvimento com o livro. Alguns pontos da aventura de Mark realmente são bacanas e emocionantes, como um momento em que ele e Beau caem em um rio corrente no meio da madrugada e lutam para não serem arrastados, e até mesmo os momentos em que ele alcança a montanha. Mas ainda assim só fui realmente começar a me envolver com o livro e gostar mais de Mark quando estava próximo do final. 


Achei bacana que os capítulos contam a distância de Mark ao pico do Monte Reinier
O único afeto que Mark realmente parece demonstrar é com Jessie e o cachorro Beau, não que ele não se importe com os pais, mas é como se eles fossem figurantes em sua vida, e em muitos momentos me pareceu que Mark tinha raiva deles por se importarem e sofrerem por ele. A personalidade de Mark foi uma das coisas que mais me incomodou, achei ele egoísta e meio contraditório em suas vontades, apesar de todas as suas atitudes serem absolutamente compreensíveis.

A Mais Pura Verdade possui boas frases de efeito, daquela que nos fazem refletir, mas se tratando de emoções, o livro é muito superficial e não aprofunda nem na dor do câncer, nem propriamente dito da aventura, é como se o tempo todo o autor patinasse entre os temas, sem necessariamente se aprofundar em nada. É difícil se conectar com o protagonista, é possível compreendê-lo, e muito fácil amar seu cachorro Beau, mas Mark é pouco cativante.
Os cachorros morrem, talvez. Mas uma amizade, não. Não se a gente não quiser que ela  morra. 
Fiquei um pouco decepcionada com o livro. A capa e a diagramação dos capítulos são lindas, o livro tem páginas mais grossas que dão um ar bacana às ilustrações, o formato dos capítulos é inovador, mas ainda assim esperava um livro mais envolvente. A escrita do autor é muito boa, mas acho que faltou um gancho que captasse melhor o leitor. 


6 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Bem sincera. Gosto quando as pessoas não ficam com medo de escrever o que realmente pensam sobre o livro!!! Apesar de amar histórias com cachorro, não fiquei empolgada para ler essa!
    Beijos, Thamara
    www.janelasviajantes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamara! Também gosto de resenhas sinceras, acho que é justo com o leitor. Eu também amo histórias com cachorro, o Beau é um dos melhores personagens do livro, muito fiel e muito esperto, uma pena que a história é um pouco rasa. Obrigada pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  2. Poxa vida, ele parece realmente interessante, com um tema pesado e que faria a gente sentir mil coisas, além de chorar muito, no meu caso. Uma pena que o autor não conseguiu se aprofundar. Mesmo assim fiquei curiosa, pode ser que minha reação seja diferente, vamos ver. ;)
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bianca, eu particularmente não chorei lendo esse livro, e olha que eu choro com qualquer coisa. O livro não é muito dramático, é mais reflexivo, mas ainda assim achei difícil me conectar com o personagem. Mesmo que minha resenha tenha sido um pouco negativa, acho importante que você tenha o interesse em ler e tirar suas próprias conclusões, afinal cada livro tem um significado diferente pra cada um.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços :D

      Excluir
  3. Oi Iara,
    Desde que vi vários blogs falando sobre as primeiras impressões desse livro, fiquei morrendo de vontade de ler, mais como não era (é não sou) parceria da editora não pude ter a chance de ver como era, mesmo o livro estando pela matade haha.
    A cada vez que vejo as resenhas me apaixono mais e mais. A sua está encantadora, ta muito boa! Parabéns (não estou puxando saco viu). Adorei as fotos (acho fofo quando tiram foto na grama), e o jeito como você resenhou o livro. :) Os quotes selecionados são ótimos *o*
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katelyn! Eu também não sou parceira da editora T_T mas assim como vc também fiquei curiosa e comprei o livro. Comprei ele super baratinho numa promoção junto com outros dois livros. Que bom que gostou da resenha, muito obrigada! O ruim de tirar foto na grama é só o medo de sujar o livro aheuheuhaeuahue muito obrigada pelos elogios :D
      Abrações!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...