Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
10

Objetos Cortantes: Palavras que ferem na própria carne


Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 256
Nota: 4/5
Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados afim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.
É o segundo livro de Gilian que leio, a primeira obra, Garota Exemplar, definitivamente me deixou boquiaberta, agora com a leitura de Objetos Cortantes eu pude comprovar que Gilian é uma das minhas autoras prediletas.
Objetos é o seu primeiro trabalho, podemos verificar que a escrita ainda não está amadurecida, ficamos um pouco perdidos com tanto personagem surreal, por vezes eu achava que aquela cidade parecia um hospício a céu aberto. Dá para perceber que assim como Maine está para Stephen King, Missouri está para Gillian e dessa vez ela pesou a mão em gente maluca, só salvando o detetive Richard Willis que não é de Wind Gap e sim do Kansas.

Camille é uma jornalista que viaja para a cidade onde nasceu e cresceu, no interior dos EUA, em busca de um furo. Algo que seu editor pensou que faria bem a todos: um descanso para a repórter e uma matéria que poderia gerar prêmios e lucro ao Jornal. Porém, as feridas da sua vida tentam retornar a todo custo. Evidentemente uma pessoa com sérios transtornos como Camille, só poderia ter a origem de seus distúrbios no seu passado.

Automutilação é definida como uma agressão intencional ao próprio corpo sem intenção de morte, como uma interrupção da dor emocional pela dor física. Camille ao contrário, tem necessidade de lembrar-se, de se nomear ao se expor em palavras, “de fazer a pele gritar” como a mesma pensa. Suas palavras queimam em seu corpo, sempre para fazê-la recordar o que é ou o que as pessoas acham que ela é.  


Somos levados a acompanhar o desenrolar da investigação sobre o assassinato de duas meninas, pelos olhos de Camille e não da lei com o detetive Richard. Esse subterfúgio permite ao leitor ter as mesmas dúvidas que ela e chegar as mesmas conclusões.

Podemos destacar além da protagonista, três personagens   impactantes: Adora, a mãe de Camille, seu padrasto Alan e sua meia irmã Amma.

Enfim, um ótimo thriller psicológico que merece a nota 4.

10 comentários:

  1. Nossaaaa Gi tava achando que só eu fiquei com a sensação de que todo mundo naquela cidade parecia ter algum distúrbio psicológico... Leitura tensa!!! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Ameii sua resenha e estou louquinha por esse livro. <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu estou louquinha pra ler esse livro, meu, amei esse booktrailer. Juntando td com sua resenha só me fez passar vontade de ler!
    Parece que esse livro ta arrazando!
    Já estou seguindo seu blog, lindo aqui! Ficarei feliz se puder retribuir
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Também gostei muito do livro! Li rápido e "teria descoberto" rápido o assassino, se uma certa pessoa não ficasse me confundindo e dizendo o tempo todo que minhas suposições eram erradas.rs

    Uma leitura que vale a pena.

    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, tudo bem?
    Este livro parece ser daqueles tensos...
    Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa e vou anotar aqui a dica.
    Assim que der compro para conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha que você fez, eu já queria ter lido esse livro antes e agora estou muito mais animada para ler!
    http://palavas-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei o blog e o layout, parabéns!
    Fiquei muito interessado em esse livro, desde a turnê Intrínseca, onde o conheci. Parece um suspense ótimo!
    Goste de sua resenha também. Assim que possível vou comprar meu exemplar.

    Bjão.
    Diego França, Blog vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a sua resenha, e por mais que não seja muito o meu estilo de leitura, eu realmente fiquei com vontade de ler!.
    Amei o seu layout *-*
    Bjs e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li esse livro, ele parece ser meio tenso rs

    www.semsorte.com

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer o Rascunho com Café, mas já posso dizer que me apaixonei? Coisa mais fofa isso aqui!

    Eu estou completamente louca para ler qualquer livro da Gillian Flynn. Minha curiosidade pelos livros da autora começou com Garota Exemplar, agora triplicou com Objetos Cortantes. Tô ficando maluca!! hahaha
    Gosto muito quando os autores abordam essas temáticas mais polêmicas, que causam certo impacto no leitor. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beeeijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...