Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Billy Elliot - A Luta por um Sonho

Título Original: Billy Elliot
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: Lee Hall
Ano: 2000
Duração: 111 min
Gênero: Drama
Nota: 4,5/5
Sinopse: Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.
Esse filme é uma grata surpresa, quem vê o trailer espera só uma história padrão de um garoto que gosta de balé e enfrenta preconceito, porém o diretor Stephen Daldry tem a ousadia de ir além do lugar comum seguro e entrega muito mais do que isso, sua ousadia é arriscada mas o resultado não decepciona.

O protagonista é um garoto de 11 anos, Billy Elliot (Jamie Bell), que vive numa pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade, durante a greve dos mineiros britânicos entre os anos de 1984-1985. O pai Jackie (Gary Lewis), e irmão mais velho, Tony (Jamie Draven ), assim como a maioria dos cidadãos dessa cidade, trabalham duro e estão envolvidos na greve por isso cabe a ele cuidar da avó doente Nan (Jean Heywood ).

Só por esse pequeno resumo dá pra perceber que a vida do rapaz não é fácil, e que o filme não é uma uma simples narrativa infantil. E tudo fica mais complicado quando, durante uma aula de boxe (que ele é obrigado a participar pelo pai), Billy assiste a uma aula de balé que estava acontecendo no ginásio, enquanto seu estúdio estava temporariamente sendo usado como uma cozinha de sopa para os mineiros em greve.

O rapaz se encanta pela dança mas precisa convencer a professora Sandra Wilkinson (Julie Walters) que ele é capaz de fazer isso, além de aprender os complicados passos e cuidar de sua avó e da vida normal – tudo escondido do pai e do irmão que são machistas e acham que a dança é coisa de mulherzinha.

O ator Jamie Bell, de 14 anos, também é bailarino na vida real e sofreu na pele os preconceitos pelos quais seu personagem passa e por isso interpreta de forma convincente e apaixonada o menino inglês. O resultado é impecável e consegue comover o telespectador de forma singela mas profunda.

Como já citado, o enredo vai além da paixão de Billy pela dança. Como demonstrado no Filme “A Dama de Ferro” (The Iron Lady, 2011) essa greve de mineiros foi determinante no governo Tatcher e, pra se manter no governo, ela venceu de forma dura o sindicato, os mineiros ficaram desmoralizados e enfraquecidos, e isso repercute nas decisões que Jackie se ver obrigado a tomar.

Longe de ser um personagem caricatura (o típico pai machista que não aceita que seu filho seja bailarino), o papel de Gary Lewis é de um homem complexo, que ama o garoto e se vê dividido entre as responsabilidades com família e os membros do sindicato, é uma pena que a Acadêmia de Hollywood não lhe concedeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pois foi mais que merecido.

O filme encanta e os mais emotivos devem chorar com o final magistral, é um filme pra assistir quando você está desmotivado pra lembrar que as dificuldades podem ser vencidas e que vale a pena lutar pelos seus sonhos.

O sucesso rendeu uma adaptação em forma de musical em 2005, que estreou em Londres no dia 31 de março e já se apresentou em diversos países, estiveram no Brasil em agosto de 2013.

Trailer do Musical: 


2 comentários:

  1. Alessandro,
    Não conhecia o filme, mas parece ser muito bom!! Pelo garoto ter sofrido preconceito na vida real, deve ter sido emocionante viver esse papel.
    Parabéns pela resenha, vou procurar para ver.
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale! Me encantei só com a sua resenha! Gostei da premissa do filme e da questão que o menino irá enfrentar! Marquei o nome aqui para assistir mais tarde! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-playlist-de-hayden-voce-nunca.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...