Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

ENTREVISTA: Paula Febbe


Autora dos livros "Relato Inspirado por Orelhas" e "Mãos Secas com Apenas Duas Folhas", a paulista Paula Febbe mostra um grande talento para prender o leitor e arrastá-lo para regiões obscuras do comportamento humano. Recentemente a autora lançou seu mais novo livro, Metástase, um thriller intenso sob a perspectiva da vítima de um sequestro.

Aproveitando o embalo do  recente lançamento da autora, o Rascunho com Café preparou uma entrevista para que vocês conheçam um pouco mais sobre a obra e vida de Paula Febbe. Confiram abaixo a nossa entrevista com a autora:

RCC: Recentemente nós resenhamos o seu livro Relato Inspirado por Orelhas e ficamos curiosos sobre o que te inspirou a escrever esse livro. Você se espelhou em suas próprias vivencias, nas de pessoas conhecidas ou foi tudo da sua cabeça mesmo?

PF: Engraçado que logo depois do lançamento deste livro, alguns amigos que haviam lido vieram me perguntar se estava tudo bem comigo, se eu estava passando por uma fase difícil. Hahahaha Acho que pelo livro ser em primeira pessoa e pela protagonista ser uma mulher fica fácil das pessoas imaginarem que aquilo tem algo a ver comigo, mas não tem. O Relato é uma ode a qualquer família com problemas e um “documento” inconsciente do que aconteceria se estes problemas fossem elevados à décima potência.

RCC: Ainda sobre Relato Inspirado por Orelhas, os personagens são descritos sem nomes, de forma subjetiva, sendo apresentados apenas por parentescos em relação a personagem principal. Por que optou por descrevê-los desta forma?

PF: Eu queria construir uma relação de afastamento com qualquer personagem que não fosse a protagonista, afinal ela não sente muita coisa e sempre parece ver tudo de uma perspectiva bastante distante. Como todos meus livros são recortes de situações e acontecimentos, não faria muito sentido dar nomes. Quem tem nome no livro é exclusivamente quem ela mais odeia e com quem ela não consegue ter uma relação impessoal, mesmo tentando manter este afastamento.

"Acho que ainda existe muito preconceito com autores
brasileiros que ainda estejam vivos e sejam contemporâneos.
[...] Difícil competir comos mortos já há tanto célebres"
RCC: Na sua biografia você nos falou que já compararam seu estilo com o de Chuck Palahniuk e Lars Von Trier, gostaríamos de saber quais autores influenciaram sua escolha pelo gênero de suspense que escreve e quais serviram de base para a construção do seu trabalho editorial?

PF: Eu nunca usei ninguém de base. Acho que todas minhas referências estão no meu inconsciente. Muitos dos autores que leio hoje, conheci depois de ter escrito meus primeiros livros. Tanto é que eu nem conhecia o Chuck Palahniuk e muita gente veio falar dele depois de ler o Relato. Aí entendi que o que eu estava fazendo era ficção transgressiva. Mas de qualquer maneira, hoje em dia gosto de ler Chuck Palahniuk, Lourenço Mutarelli, Poe, Kafka, Carlos de Britto e Melo e Cláudia Lemes.

RCC: Você lançou agora o seu novo livro Metástase. O que você pode revelar aos leitores sobre a obra e o que eles devem esperar?

PF: É o meu primeiro livro do ponto de vista da vítima e não de quem mata. É o meu preferido até hoje. Não sei se os leitores vão concordar.

RCC: Sabemos que você teve a inspiração do “Metástase” após ficar de cama por uma semana, isso a assustou? O que passou por sua cabeça nesse momento que a fez decidir que renderia um bom livro?

PF: Me assustou muito. O sequestro do Metástase é exatamente este período da minha vida. E o sequestrador seria minha cama. Escrever este livro foi a maneira que eu tive de conseguir uma motivação de sair desta fase, que foi a mais surreal da minha vida.

RCC: Você teve formação e uma longa carreira no exterior, sendo que Relato Inspirado por Orelhas está no acervo da biblioteca da Universidade Sorbonne, na França. Como foi retornar e lançar seus livros no seu país natal? Há muita diferença entre lançar livros dentro e fora do Brasil?

PF: Eu não cheguei a lançar nenhum livro lá fora ainda. O Relato que está em Sorbonne é a versão em português, mesmo.
O problema do Brasil é que os brasileiros leem muito pouco, então para se manter como escritor aqui, só se você tiver outra renda ou vender rios de livros (o que é raro). Acho que isso é o mais triste em relação a literatura no Brasil.

RCC: Como você vê o cenário da literatura nacional atual no Brasil?


PF: Acho que ainda existe muito preconceito com autores brasileiros que estejam vivos e sejam contemporâneos. É a velha história de só dar valor para um autor quando ele morre. Uma pena. Difícil competir com os mortos já há tanto célebres.

Conheça mais sobre Metástase:
Em 2015, Paula Febbe decide colocar o livro mais denso, soturno e perturbador que ela já escreveu a público. Metástase “nasceu” em 2014, após a autora ter ficado uma semana de cama, por um problema grave de saúde, sem saber se sobreviveria. Inspirado no texto Limerence, a história é de uma jovem mulher sequestrada e todos os pensamentos desta mulher em meio ao que passa. Primeiro livro da autora do ponto de vista da vítima, e não do assassino.
Onde encontrar: 
Facebook: facebook.com/PaulaFebbeOficial
Site da Autora: www.paulafebbe.com
Loja: loja.paulafebbe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...