Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias: A coletânea dos melhores canalhas


Título Original: Rogues
Autor: Vários
Editora: Saída de Emergência Brasil
Ano: 2015
Páginas: 480
Nota: 5/5
Sinopse: Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 10 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.
Fantasia é de longe meu gênero favorito. Mesmo que eu goste de dar voltas por outros assuntos, como romance, ficção científica e alguns dramas, não tem nada que me faça tão feliz do que pegar uma boa fantasia para ler e terminar as páginas com os olhos brilhando e o coração pedindo por mais. "O Príncipe de Westeros e Outras histórias" foi o livro que levou esse meu sentimento final a um outro nível.

George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo) e Gardner Dozois (The New Space Opera) tiveram a brilhante ideia de convidar alguns dos melhores autores da atualidade para que escrevessem contos com uma temática em comum: Canalhas. Independente do gênero que cada um escolhesse, cada conto teria que trazer como personagem principal um canalha, um malandro, um sacana, um tipinho que apesar de todos os problemas quase sempre ganha o coração do leitor, para o bem ou para o mal.

A introdução fica a cargo de Martin, com o texto "Todo mundo ama um canalha", e já faz questão de quebrar barreiras ao introduzir uma coletânea de contos que não é basicamente fantasia, também possui drama, terror, espionagem e um mix de personagens e narrativas que prende do início ao fim.





Antes de falar sobre os contos, preciso dizer que o que me incomodou, de certo modo, nesse livro foi o fato da maioria deles se tratar de uma espécie de Spin Off de livros dos próprios autores. Alguns souberam amarrar a trama com maestria, mas outros me deixaram confusa em relação às tramas, fazendo com que eu levasse várias páginas para ter uma pequena noção do que aquilo tudo se tratava. De certa forma eu associei esse problema à dificuldade de resumir todo um universo nas poucas páginas de um conto, uma vez que a maioria dos livros de fantasia possui maior complexidade quando se trata de universos alternativos, poderes, vilas, hierarquias, etc, etc, mas acho que alguns autores deveriam ter encontrado uma maneira de sintetizar tudo isso de forma a não confundir o leitor.

Em contrapartida, alguns contos originais, sem nenhuma relação com outras obras daqueles autores, me surpreenderam e definitivamente me deixaram com gosto de quero mais. Foi o caso dos contos "Qual é a sua profissão", de Gillian Flynn, que narra a história de uma falsa vidente que na verdade ganha a vida masturbando clientes e se vê obrigada a usar seus "poderes" de vidente em uma casa mal assombrada,  e "Em cartaz", de Connie Willis, que se passa em um cinema do futuro em que há uma conspiração para que a personagem não veja o filme que quer ver, enquanto também tem que lidar com a presença de seu ex, um traste/malandro a quem ela ainda ama.
Quando as pessoas me fazem aquela pergunta que todo mundo faz: "Qual é a sua profissão?", eu respondo "Atendimento ao cliente", o que é verdade. Para mim, foi um bom dia de trabalho quando fiz um monte de gente sorrir. Sei que soa muito sério, mas é verdade. Quer dizer, eu preferiria ser bibliotecária, mas me preocupo com a estabilidade no trabalho. Livros podem ser temporários; paus são para sempre - Qual é a sua profissão? (Gillian Flynn) 
Já entre os contos de fantasia, não tem como deixar de citar meus contos favoritos, começando por "Um ano e um dia na velha Theradane", de Scott Lynch, que traz como protagonista Amarelle Parathis, uma maga ex ladra que se vê obrigada a roubar uma rua para sobreviver e que traz na bagagem a companhia de seus amigos, incríveis ladrões astutos. Outro que me conquistou de cara foi "A árvore reluzente", de Patrick Rothfuss, que traz um outro nível fantasia, com personagens complexos, enigmáticos, sem soar enfadonho, pelo contrário, as páginas voam. 

E por último "O Príncipe de Westeros", de George R. R. Martin é um conto ambientando nos sete reinos das Crônicas de Gelo e Fogo, tendo como protagonistas Targaryens que viveram muito antes dos nossos queridos Ned Stark e Daenarys Targaryen. Narrado de uma forma super inusitada, como um relato de um meistre da época, é como em mergulhar em um livro que qualquer personagem da trama poderia pegar em sua estante e ler.

Definitivamente é um livro rico que deve agradar a todos aqueles que amam personagens conturbados, bad asses, que têm aquela pontinha de bondade misturada com pecado que é um balde cheio de aventuras. Dificilmente você vai terminar esse livro sem sentir curiosidade a respeito das obras daqueles autores.

3 comentários:

  1. Eu quero muito ler O Príncipe de Westeros.
    Sou apaixonada pelo universo criado pelo Martin e me aprofundar nessa época pré Guerra dos Tronos será incrível =D
    Parabéns pelo post ^^
    Abraços

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Olha, se você é fã do universo das Crônicas de Gelo e Fogo você vai adorar esse livro, tem muitos contos de fantasia, e o conto "O Príncipe de Westeros", como comentei é super diferente por que é contado por um arquimeistre, é super curioso e muito interessante, especielmente se você gostar dos Targaryen.
      Abraços! :D

      Excluir
  2. Oi, Lara! Tudo bem?

    Que livro interessante! Achei bacana a empolgação em sua resenha, principalmente quando encerra com as sábias palavras que instigam-me a querer ler este livro o mais breve possível:

    "Definitivamente é um livro rico que deve agradar a todos aqueles que amam personagens conturbados, bad asses, que têm aquela pontinha de bondade misturada com pecado que é um balde cheio de aventuras. Dificilmente você vai terminar esse livro sem sentir curiosidade a respeito das obras daqueles autores."

    Adorei! \o/


    Lara, está rolando sorteio no blog Irmãos Livreiros corre lá para participar. Ficarei muito feliz com sua participação! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...