Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
8

O Diário de Suzana para Nicolas: romance sensível com um final de tirar o fôlego



Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 224
Nota: 3,5/5
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Conhecido pelos seus romances policiais e de suspense, James Patterson pisou em um novo território ao contar uma história de amor dramática. Apesar disso, o escritor não deixou de lado aquela pitadinha de mistério. Com um início morno e aparentemente clichê, o livro não mostra realmente ao que veio nas dez primeiras páginas. A reviravolta acontece no momento em que Katie começa a ler o diário enviado pelo seu ex-namorado, Matt, após o dito cujo terminar o relacionamento de aproximadamente um ano do dia para a noite e sem explicações.

O diário é escrito para Nicolas, filho de Matt e Suzana, pois a mãe quer contar parte de sua vida para que o menininho conheça melhor sua história e a dos pais quando estiver crescido. É bem íntimo e pessoal, achei de uma sensibilidade muito grande. E é exatamente por esse motivo que considero o livro complicado de resenhar devido as sensações causadas pelas palavras de Suzana e seus versinhos para o filho.

Nesse primeiro momento ficamos tão confusos quanto Katie. Afinal, o diário é para o Nicolas, certo? Então como ele explicará o motivo do término e por que Matt não contou tudo pessoalmente? A resposta é a seguinte: a vida de Matt, Suzana, Katie e Nicolas é totalmente interligada, portanto Katie deveria conhecer o relacionamento anterior do ex para entender suas razões e, consequentemente, entendê-lo melhor.

Adorei a escrita do diário, mostrando todo o amor que Suzana tinha pelo filho e pelo marido. A história deles é muito bonita, mas achei um pouco perfeita demais, ou quem sabe Suzana queria mostrar apenas as coisas positivas para Nicolas. 
Obrigado Suzana. Obrigado por esta noite, esta dança e, principalmente, por este menininho. O meu mundo inteiro está bem aqui, neste quarto. Se eu não tiver mais nada, já terei tudo.
Patterson construiu bem cada personagem e nos convida a adorá-los instantaneamente. Katie é editora de livros e muito intensa (adora o universo arthuriano, já a adorei por isso). Suzana sofreu um sério ataque cardíaco, e por isso, decidiu mudar de vida e de cidade para ser feliz e conhece o amor de sua vida lá (bem clichezão). Matt é amoroso e entregue aos seus relacionamentos, é o típico "faz tudo" e ainda por cima poeta nas horas vagas. E Nicolas.. é uma criança adorável e com um belo sorriso. Porém, o livro não aprofunda tanto todos os personagens, pois é dividido em três pontos de vista (Diário - Suzana, Katie e Matt). Os pensamentos de Suzana ocupam a maior parte do livro e Matt aparece apenas uma vez contando seus dramas pessoais, no restante do enredo o conhecemos apenas pela descrição das duas mulheres. Kate também ficou "jogada" na trama e aparece bem pouco. A profundidade maior é com o diário mesmo e a adorável Suzana.

O clímax é chocante. O leitor quer devorar as páginas finais para saber como tudo irá terminar. Não foi tão surpreendente para mim pois liguei os pontos durante a leitura e imaginei um desfecho semelhante, mas não tão cruel quanto o real. Ali acontece o fim de uma era e o início de uma nova vida. Confesso que lembrei um pouquinho de Nicholas Sparks em alguns pontos da obra, apesar de ter lido apenas um livro do escritor.

Enquanto escrevia a resenha descobri que existe um filme baseado na trama. É de 2005, mas pelo visto não foi lançado nos cinemas e muito menos há algum link com legendas em português. Só em inglês mesmo pelo youtube.

8 comentários:

  1. Gabriela,
    li e tenho esse livro, eu gostei muito. Lembrei também em certos momentos do querido Nicholas, chorei muito no final. Você falou que foi ligando os pontos, eu também fui, mas a cena do filho me matou, destruiu meu coração.
    Parabéns pela resenha
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daya.
      As páginas finais são realmente tristes. As lágrimas começaram a escapar no último relato de Suzana hahaha. Sim, a parte de Nicholas é brutal, pois eu não esperava aquilo :( Até mais!

      Excluir
  2. Adorei a resenha, ainda não conhecia esse lado romântico do autor, sinceramente não tinha visto esse livro ainda, mas parece ser um livro que mexe com as emoções do leitor isso é bom. A capa é bem sugestiva. Sou um tipo de leitora que se os primeiros capítulos não me conquistar ficado difícil eu continuar a ler. Mas pelo visto o final parece ser bem triste e isso meio que me motivou a vontade de ler o livro.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderléa, comprei o livro sem prestar muita atenção no nome do autor, acredita? HAHAH Assim que vi "James Patterson" até assustei.
      Com certeza, como diz Roberto Carlos: "são muitas emoções". A capa mostra a Ilha de Martha’s Vineyard ( local onde vivem Suzana, Matt e Nicolas), portanto traduz bem a essência do livro. As primeiras páginas são um pouco mornas, mas começa a engrenar mesmo com o aparecimento de Suzana. A leitura vale a pena, e caso leia, me conte depois o que achou :)

      Excluir
  3. Oii ! Adorei sua resenha.
    Sempre vejo esse livro nas Lojas Americanas super barato, mas tenho medo de comprar e arrepender. Apesar de eu já ter lido livros do J. Patterson. Bom, pelo que você escreveu, acho que nao vou arrepender.
    Beijos
    Seguindo o blog.
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não espalha, mas comprei na Americanas HUASHGISAGHAI É bem baratinho mesmo! O preço baixo engana os leitores de vez em quando:"Será que o livro é bom mesmo? É praticamente gratuito!" Por outro lado, essas promoções são ótimaaaas, amo! Se gosta de romances emocionantes com um pouquinho de reflexão é o livro para você, agora se não curte muito acho melhor nem arriscar. Ou então leia o primeiro capítulo na internet e veja se gosta.
      Abraço.

      Excluir
  4. Oi Flor!
    Eu descobri esse livro a uns anos atrás e li, gostei, chorei, lembro que demorou um pouco pra engrenar na leitura, mas quando foi, amei! Não assisti o filme, quero ver ainda! Amei a resenha sincera! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-surtada-na-dieta-quero.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula. Tudo bom? Aconteceu o mesmo comigo, pois o livro não me fisgou nas primeiras páginas.
      Comecei a ler em um dia aleatório, mas acabei dormindo (hahaha) e nunca mais voltei a ler. Continuei a leitura meses depois e terminei super rápido. Também não vi o filme, mas não estou em condições de assistir no momento haha Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...