Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

O Livro Completo de Edgar Allan Poe


Título Original: The Everything Guide to Edgar Allan Poe
Autor: Shelley Costa Bloomfield
Editora: Madras Editora Ltda.
Ano: 2008
Páginas: 254
Nota: 5/5
Sinopse: “Louco, pervertido, viciado.Essa foi a reputação de Poe por quase 200 anos.Essas palavras que rodeiam Poe sentenciam o que pensamos dele: pobreza, tragédia, alcoolismo, abuso de drogas, doença mental...”

Edgar era um homem que tinha seu próprio estilo de escrita e seu modo de viver. Esse livro conta tudo, absolutamente tudo sobre a vida louca que esse autor incrível (não é todo mundo que gosta ou o admira) viveu. E não foram poucas coisas. Poe teve uma infância difícil e a vida adulta pior.

Nascido Edgar Poe numa família de atores, que viviam sempre na beira da miséria, Edgar teve a perda prematura de sua mãe, Elizabeth, e seu pai ele nunca o conheceu efetivamente. Alguns dizem que seu pai, David Poe Jr., morreu quando ele era muito pequeno, mas outros dizem que ele abandonou sua mãe e morreu logo após Elizabeth.

#Elizabeth Arnold perdeu a mãe prematuramente também, sua mãe morreu de febre amarela. Eliza se casou a primeira vez aos 15 anos com C.D. Hopkins e aos 18 já era viúva, sem filhos ou família. (A família de Poe já era trágica de nascença?)#

Muitos associam os problemas da vida adulta de Poe, cheia de complicações e vícios diversos, à falta que ele sentia de sua mãe. Se é verdade ou não, cabe a cada um que tire suas próprias conclusões ao ler o livro.

Minha opinião? Acredito que possa ser sim. Afinal a vida dele foi dura desde que perdeu sua mãe e assim sucessivamente sua vida foi indo de tragédia em tragédia.

A vida de Edgar Poe não foi fácil. Depois da morte prematura de Eliza Poe e o desaparecimento de seu pai, quando ele tinha meses de vida, Poe foi adotado por John e Frances Allan, que conhecia Eliza e também o pequeno Edgar por quem já tinha algum apreço. 

Frances foi a verdadeira mãe de Edgar. Ela e sua irmã cuidaram de Edgar como se ele tivesse mesmo nascido na família Allan. Mas sua vida ainda assim não seria fácil. 
Frances foi a mãe que Edgar mereceu. O tratou sempre como filho legítimo. O  amou extremamente. Mas John Allan... esse era um sujeito complicado. Por ele, Edgar não seria adotado. Ele e Poe nunca se deram bem. Tanto que Edgar adicionou Allan no nome por vontade própria. John Allan nunca o registrou como filho.


John Allan batizou a criança, mas embora tenha adicionado seu próprio sobrenome ao nome de Poe, nunca o adotou formalmente.
#Anos depois da sua adoção, Edgar adicionou por conta própria o sobrenome Allan ao seu nome e assinava: Edgar A. Poe, Edgar Poe ou E. A. Poe#
Confesso que nunca tinha lido nada sobre ele, nada no sentido de sua vida particular. Seus livros, eu sempre os tenho a mão. Para ler um trecho aqui outro ali. Meu primeiro contato com ele foi em “O Corvo”, que acabou sendo o meu preferido. Mas claro que tem muitas outras publicações, “Só”, “Annabel Lee”, “O Gato Preto”, o famoso “O Poço e O Pêndulo”, “A Queda da Casa de Usher”, “Assassinato na Rua Morgue” e tantos outros.

Esse livro me mostrou um lado diferente de Edgar, o lado trágico que foi a vida de Poe. Sua vida e sua morte foram marcantes.

Pra saber mais coisas, eu resolvi fuçar o youtube e encontrei esse vídeo da Tatiana Feltrin. Aqui ela fala 10 coisas que talvez você não saiba sobre: Edgar Allan Poe. Vale a pena dar uma olhadinha. Apesar de que algumas coisas que a Tatiana fala no vídeo, no livro diz outra coisa. Enfim, vale a pena assim mesmo dar uma olhadela. ;)



Vale a pena ler o livro e se perder nas histórias de Edgar. De uma criança com muitos sonhos a uma vida adulta cheia de percalços e loucura. Seu nascimento foi inesperado e sua morte algo que até hoje não se sabe o que houve. Tudo se especula. E o livro dá mais pano para a manga para saber o que realmente houve com Edgar.

Bom, é isso aí gente, minha resenha termina aqui, mas espero que tenham se animado para ler sobre o escritor mais trágico e mais gênio da face da terra! :)

2 comentários:

  1. Oi Wania! Eu adoro os contos do Edgar, eu e meu irmão lemos alguns e esse livro ia ser um belo presente para minha pessoa! Adoro esse canal que citou e parabéns pela resenha! Beijos
    Paula Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-sequestrados-robert-crais.html

    ResponderExcluir
  2. Sobre o autor, eu cheguei a ler O Corvo e Contos de Imaginação e Mistério, eu gosto dele, comecei a acompanha-lo junto com HP Lovecraft. Embora reconhecido o talento do cara, as historias dele por alguma razão não me chamam tanta atenção quanto por exemplo, Stephen King. Mas achei bem interessante as curiosidades, honestamente.
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...