Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

Estação Onze: Uma miscelânea apocalítica

Autor: Emily St. John Mandel
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320
Nota: 3,5/5
Sinopse: Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas o ator já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar. Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes.Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. Impressionante, único e comovente, Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.
Tenho sentimentos conflituosos sobre esse livro, ainda não decidi se gostei ou não da história e vou explicar o porquê.


Sou muito fã de histórias apocalíticas e, portanto, o tema já é meio caminho andando para que eu goste da obra, porém “Estação Onze” não se trata apenas de sobrevivência, mas também sobre ação e reação (pois desdobramentos do passado podem interferir) e sobre o que fazer quando permanecer vivo não é suficiente, uma vez que a arte (seja pelas peças de Shakespeare ou pelos quadrinhos da Estação Onze) e a religião trazem algum sentido a vida das pessoas.

A trama é sobre os desdobramentos de uma gripe que extermina boa parte da sociedade e deixa o mundo em ruínas, porém a autora não se limita ao tema e apresenta alguns personagens e seus conflitos, até bem antes da calamidade.

Porém, ela peca pela não linearidade na história e pela quantidade personagens apresentados, são tantos e alguns deles demoram tanto para retornar a história que perdemos o foco, quando finalmente nos apegamos e sua narrativa parece que vai começar a engrenar, a autora opta em mudar o foco narrativo e acaba não aprofundando nenhum personagem satisfatoriamente.


Ou seja, essas histórias separadas poderiam render mais se não fossem tão pingadas, se a escritora focasse mais em uma história e as outras girassem em função de seu protagonista, para mim o livro funcionaria melhor. Portanto, ao meu ver, o problema das diversas tramas (que até estão interligadas sim), trazem uma falta de um eixo norteador que torne a obra mais completa, o que é uma pena.


Ou seja, um ótimo tema, e ótimas histórias que, infelizmente, não foram bem trabalhadas e que tiraram do livro a nota 5.

Nota 3,5/5

3 comentários:

  1. Oie!

    Que livro intrigante, hein?
    Achei sua resenha super verdadeira e acredito que devemos descrever o que realmente sentimos ao ler um livro, mesmo que não seja nota 5.
    Contudo, gostei muito deste livro e quem sabe eu ainda o leia...

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, que chato quando isto acontece não é mesmo?
    Eu também curto histórias que falem deste tema. Mas, lendo sua resenha senti que não iria gostar deste.
    Acho muito ruim quando o autor perde o fio da meada e nos deixa à deriva em sua história.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. As resenhas que vi sobre esse livro foram todas "negativas"
    nunca vi ninguém dar mais de 3 estrelas
    por isso nem pretendo arriscar rrsrsrs

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    participe do concurso que está rolando lá no blog

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...