Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
6

Não Pare!: Uma introdução ao mundo da morte


Autor: FML Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015 
Páginas: 280
Nota: 3,5/5
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.
Desde que Não Pare! foi lançado fiquei muito curiosa para ter a obra minhas mãos. As impressões dos leitores eram sempre positivas, a autora uma fofa e a sinopse me pareceu interessantíssima. Por causa disso, assim que tive a oportunidade de ler o livro, tratei de fazê-lo para matar minha curiosidade.

Não Pare! narra a história de Nina Scott, uma garota de 16 anos que nasceu com uma deformação na pupila, que tem o aspecto longilíneo, como o de uma cobra, e que é forçada por sua mãe a mudar de país com tamanha frequência a ponto de não ter tempo sequer de fazer amigos. Ela vive em conflito com a mãe, pois deseja ter uma vida normal. Quando, após um incidente em Amsterdã, cidade em que moram, as faz se mudar para Nova York, Nina enfim acredita ter a chance de viver como uma adolescente normal de sua idade.

Uma série de incidentes que atentam contra sua vida e o surgimento repentino de dois rapazes lindos, Kevin e Richard surgem para colocar a vida bagunçada da garota ainda mais de pernas para o ar. O primeiro, Kevin, é um rapaz atraente, loiro, que cativa Nina no primeiro instante e que se mostra bem intencionado. O segundo, Richard, um moreno de olhos azuis hipnotizantes, corpo escultural, humor grosseiro e intenções suspeitas.

Ambos são as mortes de Nina. 

Não vou entrar em muitos dos detalhes do livro para não dar spoiler e estragar a graça da leitura, mas é importante dizer que o fato de Nina ter olhos peculiares vai muito além de um erro genético e suas mortes a querem, não apenas por seus olhos, mas por poderes e lendas que existem por trás da existência de Nina. Ela é uma híbrida, fruto de uma relação amorosa entre uma morte (sim, aqui existem várias) e uma humana e sua mera existência ameaça o equilíbrio entre o Intermediário (mundo humano) e Zyrk, que aqui é colocado como uma segunda dimensão habitada pelas mortes. Além dessas duas dimensões, também existem o Plano (paraíso/céu) e o Vértice (Inferno).

As mortes são semelhantes aos humanos em quase todos os aspectos, exceto que são incapazes de sentirem boas emoções, como amor, carinho, alegria, e sentem apenas as más, como ódio, egoísmo, violência, etc.
Tive que fazer força para me concentrar na comida, mas, a cada descuido, eu me pegava admirando a perfeição de seu rosto, seu corpo, seus traços, sua masculinidade. Tudo nele era lindo, exuberante. Definitivamente, eu estava flertando com a Morte!
Preciso confessar que tive uma dificuldade tremenda de ler esse livro. Os diálogos escritos em um "adolescentês" estereotipado de Nina, assim como uma revolta dela com a mãe que me parecia pouco natural, não me cativaram no começo. Enfrentei a primeira parte da história a duras penas, Nina é uma garota muito clichê, com pensamentos um tanto vazios, não é bem meu tipo favorito de personagem. Contudo, com o surgimento de Richard na história, a trama ganha um novo tom e sai da rotina sem graça da adolescente e nos leva a cenas de ações que tiram o fôlego.

O alívio vem na segunda parte, em que acompanhamos Nina em fuga daqueles que querem vê-la morta. Finalmente vemos seu lado esperto em busca da sobrevivência e somos presenteados com algumas doses de humor, que no começo parecia muito forçado, mas fica natural no decorrer do livro. A impressão que eu tive desse livro é que no decorrer das páginas há uma evolução na escrita da autora, o que foi um grande alívio e um ponto positivo para me animar a ler a continuação.


A história tem muitos pontos previsíveis e cenas um tanto corridas, mas ganha em reviravoltas e promete uma trama mais densa com o que descobrimos sobre o passado de Nina. Não Pare! me soou na verdade como um prólogo de algo mais denso e interessante, já que dá uma boa base da lenda e da mitologia que cerca Nina, porém nesse livro temos apenas poucas amostras do verdadeiro potencial da personagem e de seus inimigos. Acredito que por ser o primeiro volume da série, ainda estamos sendo introduzidos lentamente naquele universo, contudo, o final sugestivo deixa a promessa de uma continuação que que possa ser realmente classificada como fantasia, com magia, um universo mais aprofundado e um romance mais bem trabalhado.

Dá para apostar sim em Não Pare!, especialmente se você enxergar a obra como um todo. Fiquei curiosa sobre a maneira que Pepper pretende aprofundar o universo introduzido no primeiro volume e muito empolgada em ler uma fantasia nacional escrita por uma mulher, já que até então só li fantasias nacionais escritas por homens. Apesar das dificuldades que tive no começo, finalizei o livro com o saldo positivo e apostando minhas fichas em uma continuação excelente.

A edição da Editora Valentina é extremamente caprichada e bonita de ter na estante. Tanto a capa quanto o material e a diagramação do livro são de excelente qualidade. Adoro que os capítulos possuem a imagem da capa, que também é linda. O segundo livro da série, Não Olhe, foi lançado ainda este mês durante a Bienal do Rio. Confira a capa e a sinopse.

Zyrk pode estar com as horas contadas: a híbrida acabou de cruzar o portal e o frágil equilíbrio entre os quatro clãs encontra-se definitivamente ameaçado. Há milênios forças ocultas espreitam, aguardando apenas o momento de emergir das sombras e mostrar seu poder. Fugir e sobreviver. Aceitar e lutar. Há muitos caminhos, mas qual deles seguir se a Morte possui várias faces? Nina acorda entre a vida e a morte na terceira dimensão, levada para a sombria Thron. Richard, o nada confiável resgatador de apaixonantes olhos azul-turquesa, luta contra sua própria natureza. Cruel e sanguinário, Rick está confuso e cada vez mais cercado por seus inimigos. Mesmo o melhor dos guerreiros, o mais temido e destemido, está protegido da força de um grande amor? Ele e a híbrida viajarão por toda Zyrk, e ela irá se deparar com um universo fantástico, um mundo violento, o plano da Morte. Lutando para se libertar de seus medos e determinada a encontrar seu caminho e sua identidade, Nina embarcará em uma jornada de descobertas arrasadoras, um percurso sem volta. Mas a garota das pupilas verticais descobrirá que as vontades do coração podem ser mais traiçoeiras que lendas ou maldições.

6 comentários:

  1. Nossa! Deu tanta vontade de ler esse livro! KKKK Mas tô com 5 pra ler depois da FLIT desse ano. Tô terminando um e logo começarei outro. Espero terminar todos antes de dezembro (meu fluxo de leitura não é tão constante como gostaria que fosse). Se conseguir, começo esse ainda esse ano. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio! Ai nem fala que livro na list anão me falta, e olha que não comprei nada no Salão do Livro. Se você ler depois me conta o que achou! Abraços :D

      Excluir
  2. Oi, Lara! Tudo bem?

    Eu li Não Pare!, ainda em formato e-book e confesso que gostei demais, pois achei a aventura super dinâmica.
    Em uma parte do livro até pensei: "estou relendo Crespúsculo"? Logo depois vi que era apenas uma similaridade entre as obras, contudo, fiquei encantado com esta história e pretendo ler agora na versão livro físico.

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! O livro é realmente muito dinâmico e com cenas de ações legais, mas na parte do romance teve algumas horas que também comparei com o Crepúsculo, como você kkk Mas ao menos a Nina tem mais jogo de cintura que a Bella. Vale a pena ter o livro físico, é uma edição muito bonita.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi
    Você é a primeira a falar que não curtiu tanto o livro e isso é bom
    eu tenho vontade de ler e só estava lendo resenha positivas e opiniões diferentes é bom para não criar
    tantas expectativas e que bom que a escrita da autora evolui no decorrer do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou simplesmente apaixonada por essa história, o li logo quando saiu em ebook e foi ele que me fez ficar apaixonada pela literatura fantástica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...