Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
6

O Iluminado: Quem é mais assustador? Overlook ou Jack Nicholson


Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Ano: 2012
Páginas: 463
Nota: 4,5/5
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
Sempre fui muito curiosa em relação a obra O Iluminado, primeiro porque o filme é um clássico cult e, segundo, porque qualquer livro de Stephen é definitivamente uma história muito “louca” que merece ser lida. Este, em especial, colocou o autor no patamar de escritor de sucesso.


Stephen king não gostou do filme, e é fácil entender o porquê, no livro o Hotel Overlook tem um histórico de tragédias: possui donos de má reputação e serviu como fachada para mafiosos, e como consequência acabou por absorver toda a maldade através dos tempos em que existiu. O zelador Jack Torrance, ex-alcóolatra, ficou suscetível à maldade do lugar e passou a ser seduzido e usado, no filme a história do hotel é sugerida. O diretor Stanley Kubrick escalou ninguém menos que Jack Nicholson para o papel de Torrance, um ator espetacular que com suas sobrancelhas “vivas” roubaram a atenção do Hotel, deixando-o, mais horripilante que o Overlook.
 Como não sou o Stephen King, posso dizer que tanto o livro quanto o filme são bons e que gostei de ambos, cada um a sua maneira.

No filme eu posso destacar a atuação de Jack Nicholson, como já mencionado, e de  seus parceiros de cena: a atriz que interpreta Wendy (perfeitamente apavorada) e a de Danny, que com aquela pouca idade conseguiu arrepiar minha nuca com o “REDRUM”.

No livro é possível perceber o caminho percorrido por Torrance até a loucura final, o problema com o alcoolismo, a crise de abstinência e a frustração de não conseguir escrever sua peça... o hotel mexeu com sua cabeça através de tudo isso, o que faz todo o sentido nesse tipo de ficção fantástica.

Minha nota só não é máxima por causa do Iluminado em si, uma pessoa que possui um dom que trouxe mais problemas que soluções. A forma como o hotel hostiliza Danny também foi sem sentido, um hotel tão poderoso, que não só assusta como também ataca, precisar usar um humano, que é muito mais falho é muito inverossímil, mas talvez seja o intuído do hotel, usar o amor e transformar em ódio.

Com o lançamento do livro Doutor Sono em 2014, que conta a história de Danny na meia idade, talvez eu possa redimir todos os Iluminados. 

Nota 4,5/5

6 comentários:

  1. Olá Boo;
    Sem dúvida alguma a atuação do Jack Nicholson é impecável e adoraria ler Doutor Sono, vamos ver se consigo ler. Agora como eu vi o filme quando era bem nova eu morri de medo, então preciso rever para ter certeza de que é tudo isso mesmo rsrsrs

    Seguindo aqui, beijos.
    cabinedeleitura1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito do filme, mas não acho que ele possa ser visto como adaptação do livro simplesmente por ter nomes repetidos. O livro é infinitamente superior e responde coisas que o filme não consegue, além de ter personagens mais fortes e bem construídos.
    Veja que no filme, Jack Torrence é o personagem principal, quando no livro é Danny quem importa. No filme Danny não passa de um menino medroso e abobalhado, Jack um louco, e Wendy uma fraca histérica. O livro traz muito mais riqueza que isso, e é por isso que o próprio King pegou birra do filme.
    Discordo de sua interpretação sobre os Iluminados, achei que a ficou muito claro o porque do Overlook ter se interessado pelo garoto: ele precisa de seu dom para ser mais forte e mais autônomo.
    Gosto do filme, mas o livro é imbatível!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, não disse que o "porque" o hotel precisa de Danny é sem sentido e sim a forma em que o hotel usou Jack para atacar o menino, uma vez que o próprio hotel tem recursos para isso. Achei que o "poder" do Iluminado foi realmente inútil, tanto para Danny quanto para Halloran, esperava mais e isso me decepcionou.

      Excluir
  3. Oi Boo!
    Nunca li o livro, só assisti ao filme.
    E com a minha visão sobre a obra cinematográfica, posso dizer que AMO toda a história e maluquices que o filme passa para a gente.
    Realmente imagino que o livro seja bem melhor, principalmente em relação ao hotel, como você disse, pois não é mostrado muito isso no filme.
    E à respeito do Stephen King não ter gostado da adaptação, pode ser que não tenha sido aquele espetáculo que ele devia estar esperando, principalmente com um diretor como o Kubrick, mas quer ele aceite ou não, o filme ajudou muito ele ser famoso e lido como ele é hoje.
    Adorei o texto!
    Bjss.
    OBS.: E o que dizer da atuação do Jack Nicholson?

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o livro ainda mas este filme foi um classico da minha infancia acho que tenho medo ate hoje hahaha

    xx Lexie: estanteesquematizada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho me organizado para ler as obras de Stephen King. Antes tinha escolhido começar por obras aleatórias e depois por ordem de publicação, mas fui descobrindo que ele escreve muito e tem muitos anos de carreira, então ficaria impossível acompanhar e terminar antes dos 90, rs

    Mas quero muito ler Stephen King, e vou começar por Carrie, A Estranha, que segundo minhas pesquisas é o primeiro livro dele. Tenho curiosidade pela história do Iluminado, por que todos elogiam 99% das obras do autor, e nunca cheguei a ver nem o filme. Com a resenha, tudo está mais esclarecido ^^

    Parabéns pela Resenha e Site.

    Combo Pop
    http://combopop.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...