Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

Escritores nacionais para o feriado

Segunda-feira é feriado e muitas pessoas (inclusive você) podem estar se preparando agora mesmo para viajar ou hibernar nos próximos dias. Se você não irá passar o feriado inteiro dormindo ou visitando parentes, o que acha de passar o tempo lendo obras de escritores nacionais?



1- Maurício de Sousa: Feriado combina com gibis e gibis combinam com Maurício! O cartunista começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959 e até hoje é referência. Só para você ter uma ideia da grandiosidade, só em agosto foram lançadas mais de 15 obras da Turma da Mônica ou de outros personagens criados pelo Maurício. Já tenho meu gibizinho reservado para o feriado.


2- José Mauro de Vasconcelos: O paulista escreveu mais de quinze livros, mas não é tão conhecido quanto outros autores por aí. Seus romances de sucesso são Banana Brava e Meu Pé de Laranja Lima. Esse último foi traduzido para mais de 50 idiomas e adaptado para o cinema, televisão e teatro. É um livro infanto-juvenil, mas merece ser lido por todas as idades. É emocionante e instiga a criatividade e imaginação das crianças.

3- Daniel Galera: Apesar de bem jovem (36 anos), Galera já tem uma carreira consolidada, mesmo com poucos livros lançados. Ele foi um dos criadores da editora Livros do Mal em 2001, considerada uma renovação no mercado editoral brasileiro na época - infelizmente não existe mais desde 2004.

Dica: Barba ensopada de sangue. Com uma trama cheia de reviravoltas e trama bem contruída, Galera recebeu dois prêmios pelo romance. A capa é um atrativo a mais ao livro.




4- José de Alencar: Todo brasileiro já leu pelo menos um livro de Alencar na vida. As escolas e vestibulares da vida o adoram, mas também não é para menos: o romancista cearense é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, especialmente pelas suas obras regionalistas.

Dica: Cinco Minutos. Antes mesmo de pensar em publicar Iracema, O Guarani e Senhora, Alencar escreveu seu primeiro romance em forma de folhetins para um jornal carioca em 1856. Até os não assinantes do jornal quiseram ler a obra sobre um rapaz que chega cinco minutos atrasado à estação e perde o ônibus. 

A próxima condução aparece sete horas depois e ali ele conhece o amor de sua vida sentada ao seu lado. Como a moça está usando um véu cobrindo o rosto, o protagonista não sabe se ela é bela ou não, mas acaba se apaixonando pela sua voz. 

5- André Vianco: É um dos nomes mais fortes do gênero de terror/fantasia/suspense no Brasil atualmente. Os vampiros são seus queridinhos nos seus livros, mas ele também escreve sobre anjos e demônios.

Dica: O Caminho do Poço das Lágrimas (aproveita que já tem resenha aqui no blog!)

6- Martha Medeiros: Colunista de vários jornais brasileiros, a escritora escreve crônicas e poesias voltadas para o público feminino e o cotidiano. Seus livros geralmente estão nas listas de livros de não ficção mais vendidos nacionalmente. 

Dica: A Graça da Coisa. A obra reúne cerca de 80 crônicas publicadas por Martha entre 2011 e 2013 e quase todos os textos possuem algo em comum: deixar as complicações da vida um pouco de lado e procurar extrair coisas positivas e divertidas das situações  mais adversas.

A ideia desse post não é listar os melhores dos melhores, mas lembrar que nosso país tem muitas opções para todos os tipos de leitores. Quais livros vocês estão querendo ler no feriado? Deixem nos comentários!

Um comentário:

  1. Gostei do poste
    Eu vou passar meu final de semana e feriado lendo autor Nacional, mais não é nenhum desses.
    Estou lendo Ricardo Ragazzo e José Bezerra.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...