Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Eu Estive Aqui: o quanto conhecemos o próximo?


Autora: Gayle Forman
Editora: Viking Juvenile
Editora no Brasil: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240
Nota: 5/5


Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.


Com certeza você já conhece Gayle Forman, autora de "Se Eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi" títulos que, na verdade, eu ainda não li e, sinceramente, não despertaram o meu interesse até então. "Eu Estive Aqui" foi a minha primeira experiência com Gayle, que me surpreendeu muito, pois, depois de entrar em contato com o seu tipo de literatura, percebi que a inclinação da mesma é mais (muito mais) para o drama do que para o romance, como a maioria das pessoas costuma pregar.

Depois do suicídio de Meg, Cody age como qualquer amiga de verdade agiria: fica arrasada. Porém, depois de ir à Tacoma para reunir os pertences da sua melhor amiga, acaba descobrindo algumas coisas que nem pensou em pensar em passar pela cabeça dela (espero que tenham entendido a complexidade dessa linha de raciocínio). Então, Cody vai atrás de respostas para o mistério que sua melhor amiga foi.

Depois que li esse livro, constatei o que seria a mais pura verdade: muitas vezes, não conhecemos as pessoas mais próximas da gente, por mais que compartilhemos uma penca de segredos e sejamos sinceros um com o outro. Cody pensava que conhecia Meg, porém, só conhecia uma parte dela. O livro nos dá um panorama das descobertas que Cody faz de alguém com quem ela conviveu por anos dormindo na mesma casa, indo aos mesmos lugares, compartilhando os mesmo sonhos, enfim, coisas que melhores amigas fazem.

A culpabilização por parte de Cody também é outro ponto forte do livro. Depois de algumas descobertas, ela se culpa pelo o que aconteceu, mas, irá perceber que não é bem assim e que, para seguir em frente, é necessário que ela perdoe a sua amiga e a si mesma.

O livro é inspirado na história de vida de uma pessoa que, assim como Meg, também se suicidou. Vemos a alma dela sendo descrita nos detalhes da vida de Meg, mesmo que ela não esteja viva na trama do livro. Gayle decorreu com maestria os temas do livro, o que fez dessa experiência algo um tanto surpreendente pra mim, pois houve um grande paralelo entre a pré e a pós leitura. "Eu Estive Aqui" saciou meu apetite de drama, pois não lia um à um bom tempo, e abriu as portas para o desejo de conhecer mais obras da autora.

Se você está com fome de drama e uma pitada de mistério, obtenha uma experiência rápida de 240 páginas com esse livro, viajando pela mente de Meg através de Cody.






4 comentários:

  1. Assim como você ainda não li nenhum livro da Gayle, apesar de suas outras obras terem me deixado curiosa. Eu Estive Aqui é uma das mais que me interessam pelos temas que retrata e pela pitada de mistério que carrega e acredito, que provavelmente será o primeiro livro que lerei de Gayle. Espero gostar tanto quanto você, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina!
      Bom, como eu disse na resenha, se você aprecia um bom drama com mistério que é esse livro, você vai ter uma boa experiência com a Gayle. Esse livro abriu as portas para o meu interesse em ler mais livros da autora, e espero que, assim como eu, você possa ter uma boa experiência lendo essa obra.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi
    muito boa a resenha, nem sabia que era inspirado em uma pessoa de verdade.
    Eu li dois livros da autora e quero ler esse, realmente você pode conviver muitos anos com uma pessoa e mesmo assim não a conhece verdadeiramente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Muito obrigada pelo elogio! Você, diferentemente de mim, já tem alguma experiência com livros da Gayle, e creio que será mais uma experiência boa e que trará conhecimento e reflexões acerca de diversos temas (não aprofundei a minha resenha em mais tópicos porque achei que alguns se encaixariam na categoria de spoilers, então, só lendo pra ter mais ideias sobre os pontos que o livro retrata). Espero que você goste do livro, assim como eu gostei.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...