Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

A Sétima Onda (Emmi & Leo #2): casais virtuais conseguem finais felizes?


Título Original: Alle Sieben Wellen
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Objetiva
Ano: 2013
Páginas: 168
Nota: 3,5/5
Sinopse:  Emmi e Leo são os protagonistas de um amor virtual apaixonante, que passou por todo o tipo de emoções, menos a de um encontro físico. Leo decide partir para os EUA, renunciando a um amor impossível. Quando regressa, longos meses depois, o encontro entre ambos concretiza-se. Mas Emmi continua casada e Leo tem em Pamela o amor estável com que sempre sonhara. Só que, na verdade, os dois amantes nunca estiveram mais apaixonados. Conseguirão eles, por fim, vencer o destino que parece teimar em separá-los?
Aviso: Essa resenha contém spoilers do livro - @mor (resenha aqui)

Antes de começar esta resenha definitivamente, devo relembrar alguns pontos importantes de @mor, o primeiro volume da série de Daniel Glattauer. Leo e Emmi mantém um relacionamento virtual através de e-mails íntimos e apaixonados, mas um namoro está totalmente fora de questão devido a vários obstáculos, sendo o principal deles a situação de Emmi: casada e com dois filhos postiços. Com um final surpreendente, os leitores esperaram por uma continuação a altura do final de seu antecessor. As expectativas não foram de todo superadas, porém o autor conseguiu desenrolar um desfecho bacana para o casal.

Ao contrário do primeiro livro, eles conseguem finalmente se encontrar pessoalmente, só que as coisas continuam tão ou mais complicadas do que antes. Leo viaja para Boston para não atrapalhar o relacionamento de Emmi com o marido, mas faz isso sem avisá-la. 

Quando tenta entrar em contato com ele por e-mail, Emmi acaba recebendo mensagens padronizadas avisando a mudança de endereço eletrônico. Meses depois, ela recebe um e-mail do próprio Leo avisando que está conhecendo uma pessoa. Uma atitude desnecessária, pois os sentimentos voltaram com força total.
Talvez você me despreze por cada palavra que já escrevi para você. Talvez você me odeie por cada letra que eu ainda lhe mande agora. Mas não posso fazer diferente. Como você está, Emmi? Eu gostaria tanto de estar por perto quando você precisasse. Eu gostaria muito de fazer algo significativo para você. Gostaria muito de saber o que você pensa e como se sente. Gostaria tanto de pensar e sentir com você. Gostaria de lhe tirar a metade de tudo isso, por ser tão desagradável.

Após esse novo contato, os e-mails voltam ao tom de melancolia, intimidade e paixão do ano anterior e eles acabam marcando o primeiro encontro cara a cara para darem um fim digno a relação. Só que o fim ainda está muito longe de acontecer, apesar de Leo estar namorando com Pamela e Emmi continuar casada.

@mor é sobre o início e o afloramento de uma relação, enquanto A Sétima Onda mostra os desgastes e a fragilidade de um relacionamento. Ainda não descobri se gostei mais deste ou do primeiro livro. O segundo demorou mais a engatar e a trama se mostrou um pouco lenta, mas os acontecimentos foram bem mais interessantes que no primeiro livro. Interessantes e não surpreendentes, já que o final não mostra nada de muito inovador.

Não achei vantagem em desenvolver a história do casal em dois livros. Acredito que bastava retirar dramas - principalmente de Emmi - ou conversas desnecessárias  e transformar tudo em um único volume, mas isso não tira o crédito do autor e da série, claro. Cada livro transmitiu os sentimentos da dupla e a intensidade desse tipo de relação.

2 comentários:

  1. Boa resenha, Gabriela.
    Quando eu li "@mor", eu amei o livro e sofri muito com aquele final! Fiquei louca para ler "A sétima onda", que na época, ainda não tinha sido lançado aqui no Brasil. Não tinha pensado nisso, mas você está certa, talvez não fosse preciso dois livros para a história, mas o Capitalismo fala mais alto.
    Eu gostei mais do primeiro livro, com certeza. Este segundo me decepcionou um pouco.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Nossa, o final de @mor foi angustiante hahaha Sem palavras para aquilo.
      Exatamente, quanto mais livros melhor. Ainda estou em dúvidas sobre qual gostei mais, porém confesso que também tenho um carinho especial pelo primeiro. O segundo quis dar um fim digno ao casal, mas acho que não precisa de todo aquele dramão hahahha Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...