Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

Contos de Amor: uma coletânea de histórias simples, mas inusitadas



Autor: Rubem Fonseca
Editora: Vida Melhor
Ano: 2012
Páginas: 157
Nota: 4/5
Sinopse: "O primeiro encontro entre um homem e uma mulher pode ocorrer de mil maneiras, mas creio que o nosso foi diferente. Eu estava andando na rua quando algo caiu sobre minha cabeça. Por alguns segundos perdi os sentidos. Quando recuperei a consciência, estava deitado na calçada, ao meu lado um vaso de flores partido e terra espalhada pelo chão. Passando a mão na cabeça percebi que sangrava. Nesse momento, Lavínia surgiu pedindo desculpas, dizendo que o vaso havia caído da janela dela, no quarto andar, que me levaria para o hospital. Eu respondi que estava me sentindo bem, que ia sozinho, ela insistiu, discutimos, acabamos indo juntos. Levei oito pontos no couro cabeludo. Não creio que muitos namoros tenham começado dessa maneira."

Bancas de revistas podem ser ótimos lugares para conseguir livros com preços acessíveis. Foi em uma delas que Contos de Amor chamou a minha atenção em meio a outros títulos e não me arrependi da escolha.  
Os treze contos falam sobre o amor em várias ocasiões e de formas diferenciadas e inusitadas. Os primeiros não empolgaram tanto, mas abrem o livro bem. São algumas poucas páginas com histórias curtinhas, sem muito aprofundamento.


Apesar de sua presença em quase todas as histórias, o amor nem sempre é o protagonista, podendo ser o coadjuvante ou o grande vilão da trama. Em outros momentos, o amor não é necessariamente de um homem e mulher, sendo representando por amigos e familiares. Os casais homoafetivos também são lembrados pelo escritor de maneira bem sutil e sem apelações.

Mulheres e homens apaixonados é o primeiro grande conto da coletânea e um de meus favoritos. Nele, Loreta, uma mulher divorciada, Luís, um viúvo, levam os filhos para festinhas infantis quase todos os sábados e nenhum pensava em entrar em um relacionamento amoroso tão cedo. A história fica completamente louca quando, ao descobrir que está apaixonada, Loreta segue o conselho de uma colega e decide procurar uma santa ou feiticeira, uma espécie de mãe Diná. As páginas finais são surpreendentes. 

Os contos seguintes narram as dificuldades nos namoros, falhas de comunicação entre casais, um homem apaixonado pela mulher do chefe e outras coisitas. Alguns trazem situações inusitadas e engraçadas, outras são tristes e surpreendentes, porém todas são verossímeis e poderiam ter acontecido com qualquer um.

3 comentários:

  1. Olá,
    Adoro passear em bancas pois a gente sempre encontra algum livro interessante por elas rsrs.
    Não conhecia esse do Rubem Fonseca e premissa parece ser muito boa.
    Bjs e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Jessica. Pois é, bancas são locais bacanas para encontrar livros um pouco desconhecidos.
      Sim, os contos são curtinhos e valem a pena.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu encontrei esse livro na biblioteca da minha escola e amei. muitoo bom os contos, queria muito comprar ele mas não encontro em lugar nenhum :\ se souber onde tem para comprar me responda pfv..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...