Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
7

Definição de Nerd



Você se considera um nerd? Será que é mesmo? Já parou pensar no que essa palavra significa? Há um bom tempo que o termo deixou de ser empregado para aquele garoto esquisito, com óculos fundo de garrafa, cara de idiota mas que sabe tudo de ciências e tecnologia. Então, se o esteriótipo não serve mais, o que define ser nerd hoje em dia?

A polêmica já começa na origem do termo, há quem diga surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Technology) na década de 1960 para designar os alunos mais inteligentes, porém há quem acredite que a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), sendo assim relacionada aos funcionários desse Laboratório; e há ainda quem defende que o vocábulo surgiu sim no MIT, mas derivado de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário), como os alunos desta instituição eram chamados.

Como se pode perceber, não dá pra extrair o real sentido do que é nerd pela etimologia da palavra, vamos então refletir sobre seu uso hoje – o que também não é uma tarefa fácil. Acredita-se que nerd seja um jovem, ou adolescente, muito inteligente que tem pouca vida social (geralmente um desastre em vida amorosa) e muito bom em computação e ciências exatas, física ou astronômica e que gosta de alguns livros, filmes ou seriados de ficção científica (curiosamente não todos, é consenso que Star Wars seja cultura Nerd mas não O Segredo do Abismo, por exemplo).

Por esse esteriótipo, poderíamos fazer uma definição relativamente bem aceita, mas que não seria muito precisa – embora eu não tenha dados oficiais – posso afirmar que se fosse feito um perfil dos participantes de qualquer evento nerd, tipo a Comic-Con, seria encontrado uma boa porcentagem de pessoas que não se enquadram nesse perfil: é certo que muitos tem namorado ou são casados, há pessoas que se identificam mais com Ciências Humanas (Letras, História, Jornalismo, Pedagogia...), pessoas que gostam de eventos nerds mas tem boa vida social etc.

Aliás, se formos considerar essa definição, o Brasil não teria muitos nerds, segundo dados da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apenas 21,9% dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio pensam em cursar engenharia e ciências tecnológicas (Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), então só poderia ser considerado nerds o pequeno percentual desses alunos que apresenta a inteligência acima da média, problemas com interação social e ainda por cima gostasse de games e cultura tipificada como de nerd. O que daria uma porcentagem mínima da população de jovens paulistas. Embora não haja uma estatística de quantos nerds existam em São Paulo, sabe-se que são numerosos o bastante para chamar a atenção do mercado (o que quer dizer que é uma fatia expressiva), tanto que há matérias sobre o crescimento desse nicho em revistas de renome como a PEGN (Site da Revista); a Info (Site da Revista) e a IstoÉ (Site da Revista).

Então, se não é o gosto pelas ciências exatas, a esquisitice e a pouca aptidão amorosa. O que define quem é nerd? O gosto pela cultura nerd? Nesse caso, seria considerado assim quem gosta de RPG, alguns filmes ou seriados de ficção científica, quadrinhos e livros específicos (como o Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adam), parece certo agora, essa definição explica o Dia da Toalha ser o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio, por causa de uma passagem do livro citado) e os tipos de nerds conhecidos: Hipsters, gamers, geeks, otakus, hackers e cinéfilos.

Definição perfeita agora, só que não! Essa definição ainda é falha por dois motivos: primeiro, é imprecisa demais: basta gostar de um tipo de cultura pra ser um nerd? Exemplo, se eu for fã de Star Trek já posso me considerar um, mesmo se não gostar de nenhum outro item da cultura? E quem for fã de Star Trek e não se definir como nerd, será que nesse caso a pessoa é um e não sabe/aceita sua condição? Segundo problema, seria preciso definir o que é cultura nerd, como já comentei acima é uma classificação meio aleatória, não há uma regra definida de que filme/livro/série/quadrinhos é nerd e qual não é, as pessoas simplesmente classificam alguma obra como sendo dessa cultura e pronto, vira livro ou filme/série de nerd – o que não ajudaria muito para conceituar.

Diante dessas dificuldades, creio que a melhor solução é usar o conceito de Fernando Sabino para diferenciar Conto de Crônica: segundo este escritor, “crônica é tudo que o autor chama de crônica.”. Parafraseando seu conceito, “Nerd é todo aquele que se acha nerd”.

7 comentários:

  1. Salve
    Acho que é por isso que o termo cultura pop está tão na moda, assim tira o lado pejorativo e também pode generalizar bastante toda a "área" de abrangência do tema. Eu não me considero nerd, em nenhuma das formas que podem definir a palavra em geral, estou mais para alguém extremamente versado em cultura inútil.
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      Obrigado por comentar. Sbre o termo cultura pop, se você falar isso pra um nerd hipster é capaz de apanhar. kkkk

      http://www.nerdmaldito.com/2013/01/voce-sabe-o-que-e-cultura-pop-e-cultura.html

      Excluir
  2. Oi
    Fui chamada de nerd minha vida toda, mas nunca me identifiquei como tal. Gosto de cultura pop/nerd, adoro O guia do mochileiro das galáxias e de outras tantas coisas consideradas nerds, mas não me considero uma. Sou apenas uma garota que gosta de tudo um pouco hehe. Gosto de pesquisar assuntos diversos, acumular curiosidades sem sentido... Enfim. Só mais alguém.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Muito bom poste, eu sou chamada de nerd pelo meu irmão simplesmente pelo fato de gostar de ler e assistir series, mais não me sinto assim, é apenas um rotulo que as pessoas que não entendem os gostos dão.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto! Me autointitulo nerd, porque não? kkkkkk

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante o texto. Acho que o importante é sermos o que bem entendermos.
    Atualmente estou vendo usarem muito cultura pop, mas tanto faz para mim.
    Concordo totalmente com o conceito do Fernando Sabino.

    Ótimo texto! Seguindo o blog, pretendo voltar mais vezes :)

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o seu texto! Eu me considero nerd. Gosto de um pouco de tudo da cultura pop. Se fosse pelo conceito antigo, eu nunca seria nerd! xD

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...