Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Romeu e Julieta: Literatura inspira a música

Música e literatura: quem não gosta? São duas coisas que combinam bastante. Você sabia que há diversas músicas inspiradas em livros? Não? Então, vamos conhecer uma?
            


Um dos maiores clássicos da literatura mundial “Romeu e Julieta”, escrito por Willian Shakespeare entre 1591 e 1595, é sem dúvida uma das histórias de amor mais aclamadas pelo público até os dias de hoje.

Acredito que todos conheçam a narrativa do livro, mas não custa nada relembrar. A história se passa em uma cidade italiana, em meados de 1500 e narra o amor entre Romeu e Julieta (ooh). Amor este proibido, pois os jovens pertenciam a famílias tradicionalíssimas e rivais (Montecchios e os Capuletos). Após se conhecerem em uma festa e se apaixonarem os dois se casam em segredo, apenas o Frei sabe do casamento às escondidas. Resumindo a obra: o desfecho ocorre devido a um mal entendido entre o casal principal e o Frei que se esquece de avisar a Romeu sobre o suposto veneno que Julieta havia tomado. O destino infelizmente não permitiu que o amor deles durasse, mas esta história trágica permanece querida pelos mais diversos leitores.
“Ó meu amor! querida esposa! A morte que sugou todo o mel de teu doce hálito poder não teve em tua formosura. Não; conquistada ainda não foste; a insígnia da beleza em teus lábios e nas faces ainda está carmesim, não tendo feito progresso o pálido pendão da morte.” (Romeu).

Depois desse breve resumo vamos à música que prometi. Separei as duas versões da música, tanto a original do Dire Strais, quanto da banda The Killers. A música possui o mesmo nome do livro “Romeo and Juliet” (Romeu e Julieta).



Um Romeu apaixonado canta uma serenata pelas ruas Acalmando todo mundo com uma canção de amor que ele fez Encontra um poste aceso, sai da sombra E diz algo como: eu e você, amor, o que você acha? 


                                           

Além da música, Romeu e Julieta já recebeu inúmeras adaptações no cinema como a comédia romântica Shakespeare Apaixonado, de 1998, dirigido por John Madden que ganhou sete Oscars, inclusive de melhor filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...