Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Policiais: Duas Faces de Sherlock Holmes

As séries policiais gradativamente ganharam espaço nas aclamações da mídia, inicialmente conquistando seus lugares com Law & Order e Arquivo X. Hoje em dia, o maior desafio desse gênero é não deixar o roteiro cair na rotina ou na armadilha do "previsível".
Inspiradas nisso, nós (Laís e Victória) decidimos fazer uma pequena série da postagens sobre alguns seriados policiais, compostas de dois seriados por postagem. E aqui vão os dois primeiros!


Apresentando uma abordagem nova das histórias e personagens criados por Sir Arthur Conan Doyle, 'Sherlock' e 'Elementary' são duas séries que prometem prender o telespectador e surpreende-lo a cada episódio!

Elementary


Duração média de cada episódio: 45 min
Média de episódios por temporada: 23/24
Quantidade de temporadas: 2
Terminada: Não
Emissora: CBS
Emissora no Brasil: Universal Channel
Estrelando: John Lee Miller, Lucy Liu, Natalie Dormer, Aindan Quinn, Rhys Ifans
Criador: Robert Doherty

A série da CBS, Elementary, começou a ser exibida em 2012 e logo de cara contou com certas barreiras a serem vencidas. A característica mais peculiar do seriado seria a versão feminina de John Watson, interpretada por Lucy Liu, e nomeada Joan Watson, uma médica com um passado profissional turbulento designada pelo pai de Sherlock a auxiliá-lo com em seu problema com drogas. A atriz afirma ter aceitado o papel somente pela oportunidade de trabalhar ao lado de John Lee Miller, a ator britânico que vive na pele do singular detetive.

Entretanto, Joan Watson não é a única novidade de Elementary, dessa vez o brilhante Sherlock Holmes não estará resolvendo casos particulares ou acudindo a Scotland Yard, mas representará um papel adicional no combate ao crime em Nova Iorque. Sim, isso mesmo, não Londres, Nova Iorque. 

Apesar da difícil convivência com o excêntrico Sherlock, Watson passa a se envolver nas investigações criminais e até mesmo ultrapassa o limite necessário de tempo que lhe fora incumbido para zelar pela sobriedade do detetive. Elementary conta também com o irmão mais velho de Sherlock, Mycroft Holmes, atual residente do endereço 221b Baker Street e com os dois personagens mais famosos e polêmicos que já estiveram ao lado da dupla: Irene Adler e Professor Moriarty. O final da primeira temporada sacode completamente os paradigmas envolvendo essas duas personalidades completamente distintas e estabelece uma ligação inimaginável entre ambos.

A despeito de toda a descrença envolvendo o seriado, Elementary alcançou um patamar respeitável na mídia, consagrada com prêmios como Teen Choice Awards: Melhor Atriz em Série de Ação e Prêmio GLAAD Media: Melhor Episódio Individual e já possui a terceira temporada prevista para dia 30 de outubro.

John Lee Miller como Sherlock Holmes na série 'Elementary'


Sherlock
Duração média de cada episódio: 1h30m
Média de episódios por temporada: 3
Quantidade de temporadas: 3
Terminada: Não
Emissora: BBC One
Estrelando: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Mark Gatiss, Una Stubbs, Louise Brealey, Andrew Scott, Lara Pulver, Rupert Graves
Criadores: Mark Gatiss, Steven Moffat

‘Sherlock’, um dos maiores sucessos da rede de televisão britânica BBC, traz um update do detetive mais famoso do mundo. A série, que estreou em 2010 e conta atualmente com 3 temporadas, tem atraído pessoas de diversos lugares para apreciar uma ‘nova versão’ do famoso detetive-consultor criado por Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, e de seu companheiro, o ex-médico do exército Dr. John Watson.

A série traz uma versão do século XXI do famoso detetive, e mostra os casos resolvidos por Holmes, inspirados nos livros de Conan Doyle, muito bem adaptados e, algumas vezes, recapitulados. O encontro de Sherlock e Watson, por exemplo, é bem similar ao do livro.

Tudo começa quando o Dr. John Watson (Martin Freeman), que retornou para Londres recentemente de uma guerra no Afeganistão, precisa encontrar alguém com quem dividir um apartamento para diminuir suas despesas. Numa caminhada pela cidade, Watson reencontra um antigo companheiro de profissão, Mike Stamford (David Nellist), e acaba contando para este que estava à procura de alguém com quem pudesse dividir um apartamento. Stamford diz que conhece alguém, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch), um sociopata excêntrico, orgulhoso e, ao mesmo tempo, gênio, que encontra-se em situação semelhante e decide apresentá-los.

A partir deste momento, Sherlock e Watson tornam-se companheiros de apartamento, e o doutor acaba por adentrar na vida de detetive de Holmes, ajudando-o na resolução dos casos que este tem de resolver.

A série traz, além dos personagens principais, figuras importantes dos livros de Conan Doyle, como Inspetor Greg Lestrade (Rupert Graves), além do irmão de Holmes, Mycroft (Mark Gatiss, que também é um dos escritores da série!), o inesquecível vilão “old fashioned”, James Moriarty (Andrew Scott), a querida Sra. Huddson (Una Stubbs) e “A Mulher”, Irene Adler (Lara Pulver), além de uma série de outros personagens que vão se apresentando com o passar dos episódios.

Com uma abordagem cativante e inovadora, Sherlock transporta o telespectador para as histórias que conta, envolvendo-os do começo ao fim de cada episódio. Se você gosta de romances policiais, gênios e de Sir Arthur Conan Doyle, esta é a série certa para você! 


Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes na série 'Sherlock'

2 comentários:

  1. Eu amo os livros do Sherlock e já assisti ambas as séries, mas com certeza absoluta a da BBC é melhor. Amo o Benedict como Sherlock, acho ele super engraçado e Elementary é muito americanizado, eles não se preocuparam em manter fiel ao livros e podemos dizer que são séries completamente diferentes, exibidas para públicos diferentes.
    Beijos
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabela! Antes de tudo, obrigada por deixar sua opinião, ela é mais que bem-vinda. Os livros do Sir Arthur Conan Doyle realmente são maravilhosos e é quase inevitável que inspirem adaptações tanto cinematográficas quanto televisivas. Acho que sua avaliação do Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes é universal, ele realmente acabou conquistando todo o mundo. E sim, Elementary tem um roteiro não tão ortodoxo em relação aos livros e esse foi um dos maiores desafios que a série encontrou para se firmar na mídia, porém o legal mesmo é não comparar os panoramas uma da outra e só levar em consideração que ambas carregam o nome do detetive de Baker Street e são boas em suas próprias maneiras.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...