Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Para Sempre: romance sobrenatural, auras e imortalidade


Autora: Alyson Noël
Editora: St. Martin’s Press
Editora no Brasil: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 264

Sinopse: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante.
Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen.
Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.

A literatura infanto-juvenil é, sem dúvidas, uma das maiores forças do mercado editorial mundial, a tendência é que a cada ano apareçam mais e mais best-sellers.

Entretanto, a padronização se tornou uma consequência desse fenômeno literário. Isto é, livros com temáticas idênticas, e com pouca originalidade. Claro que não são todas as obras, mas algumas são bem semelhantes.

Dito isso, a “nova moda” dos livros juvenis é a história do amor impossível, que basicamente se resume a uma garota que tinha uma vida comum e se apaixona por um rapaz sobrenatural, geralmente são vampiros, lobisomens, anjos caídos, zumbis e fantasmas. E a série Imortais traz a tona novamente esse tipo de narrativa.

O primeiro contato que tive com Para Sempre foi em um supermercado, quando me deparei com os últimos volumes (5 ou 6). Li a sinopse, folhei aqui e ali e achei bacana. A obra me decepcionou um pouco, mas é um bom entretenimento.

Fotos: Reprodução/Tumblr
A leitura é bem levinha e não é complicada. O que chama a atenção e cativa os adolescentes desse tipo de livro é a forma como a escritora aborda os temas comuns da infância/pré-adolescência/adolescência e isso faz com que os leitores se identifiquem. Namoro, amizade, família e escola são temas periódicos na literatura infanto-juvenil, contudo cada escritor dá seu toque na obra.

Em Harry Potter, J.K Rowling foi primorosa ao criar um mundo riquíssimo e minucioso, já em Para Sempre, Alyson traz algo diferente: auras. Achei a ideia bacana, mas não é tão explorada, uma pena.

Além de ver auras, a protagonista e narradora Ever passa a ter dons especiais como saber a história de alguém apenas ao tocá-la, após um acidente com sua família. Após a morte de sua família (isso está na sinopse, não é spoiler, viu?), Ever vai morar com a tia e sua via muda completamente. Como em Crepúsculo, a protagonista tímida e antissocial (assim como Bella Swan), conhece Damen, misterioso, lindo e maravilhoso, sem nenhum defeito (assim como Edward), e se apaixonam.


A leitura seria mais agradável se a autora inserisse algum POV (ponto de vista dos personagens da história), como o de Damen. Seria bem proveitoso se soubéssemos mais sobre a história dessa criatura sobrenatural. Uma vez que, ele é um personagem muito misterioso.

Quem gosta de romances sobrenaturais e narrativas nesse estilo provavelmente vão gostar do livro. Pelo que li, os livros seguintes são bem melhores e as histórias se desenvolvem melhor.

A série Os Imortais, de Alyson Noël é composta por seis livros: Para Sempre, Lua Azul, Terra das Sombras, Chama Negra, Estrela da Noite e Infinito.

Curiosidade - As cores da aura e seus significados

Vermelho: energia, força, raiva, paixão, medo, ego

Laranja: autocontrole, ambição, coragem, poder de reflexão, desânimo, apatia

Amarelo: otimismo, felicidade, intelectualidade, amizade, indecisão, vulnerabilidade à influência alheia

Verde: serenidade, poder de cura, compaixão, farsa, ciúme

Azul: espiritualidade, lealdade, criatividade, sensibilidade, generosidade, humor instável

Violeta: alta espiritualidade, sabedoria, intuição Índigo: benevolência, intuição apurada, busca existencial

Rosa: amor, sinceridade, amizade

Cinza: depressão, tristeza, cansaço, falta de energia, ceticismo 

Marrom: ambição, egoísmo, opiniões fortes

Preto: falta de energia, doença, morte iminente

Branco: equilíbrio perfeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...