Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Manual de Animes: Naruto

O Manual de Animes está de volta, e este post irá falar sobre Naruto. A aceitação de Naruto diverge opiniões: ou você ama ou você odeia, não tem meio termo. Assim, quem ama supervaloriza o anime (quem ama vai dizer que é o melhor anime de todos, não é?), e quem odeia (geralmente por ser um anime bem famoso, e também pelo criador dar muitas voltas na história) o subestima. Eu faço parte dos que amam e supervalorizam, então vou tentar ao máximo ser imparcial nesse post.

Para mim, Naruto é um anime complicado para se comentar. Além de ser longo (até o momento que escrevi isso eram 591 episódios), o mundo que os personagens estão inseridos é difícil de compreender no início. Pelo menos a história é linear, ao contrário de alguns outros animes longos, que cada arco é uma história diferente.

Criador: Masashi Kishimoto


Primeiramente: mundo de Naruto é um mundo de ninjas, que podem usar chakra para realizar jutsus e aumentar suas habilidades físicas (taijutsus).

Não dá para começar a falar do plot inicial sem primeiro explicar sobre os Kages. Um Kage é o chefão ninja mais forte e “qualificado” de uma vila. No caso da vila da Folha (em japonês Konohagakure, ou só Konoha), que é a vila de Naruto, o ninja mais forte é o Hokage (as outras quatro vilas oficiais tem outras nomeações, mas todas terminando com kage: Kazekage, Mizukage, Tsuchikage e Raikage).

O anime é dividido em duas partes (que muitos contam como séries separadas – eu prefiro pensar nessas duas partes como uma série só): a primeira parte, que é conhecida como Naruto Clássico, e a segunda parte, que é o Naruto Shippuuden. No início do anime clássico, o Yondaime (quarto) Hokage, o maravilhoso e fodão Minato Namikaze, para salvar a vila da folha da Kyuubi (nove caudas), sela a “raposa demônio”, como a Kyuubi é chamada no início do anime, dentro do recém-nascido Naruto Uzumaki, fazendo dele um Jinchuuriki (uma pessoa que tem uma bijuu (besta de caudas) selada dentro de si).

Naruto Clássico
O órfão Naruto cresce sendo mal visto e rejeitado pelas pessoas da vila sem nem mesmo saber por quê. O garoto faz travessuras pela cidade a fim de que as pessoas o notem, nem que seja para falar mal. Por isso, seu maior sonho é ser um Hokage, e ser reconhecido por todos da vila. Ao se graduar na Academia Ninja, Naruto é colocado no Time 7, junto com Sasuke Uchicha e Sakura Haruno, liderados pelo sempre mascarado Kakashi Hatake.

No início, Sasuke e Sakura rejeitam Naruto, mas, após a convivência diária e o esforço do garoto, os três acabam criando laços de amizade muito fortes. Porém, o desejo de Sasuke de vingar os Uchiha, clã que foi exterminado por seu irmão mais velho Itachi Uchiha, acaba se tornando maior do que esse laço, e o garoto acaba caindo na escuridão e deixando a vila. A partir daí, além de seu sonho de virar Hokage, Naruto tem mais um objetivo, e que não mede esforços para conseguir: trazer Sasuke de volta para Konoha.

Nessa primeira parte do anime, o telespectador é introduzido a vários personagens que acabam se tornando muito importantes para a série, como os membros dos outros times de genins (ninjas de nível mais baixo, geralmente os alunos que acabaram de sair da academia, ou os que saíram e não conseguiram subir de nível), e os três sannins (sábios) lendários Jiraiya, Tsunade e Orochimaru.

Apesar de a história ser linear, ou seja, os arcos se complementam, seguem uma linha, há episódios, temporadas inteiras de fillers na primeira parte, que quebram essa linearidade da história. A maior parte dos fillers são plots que não acrescentam em nada no enredo do anime, se você pular não vai fazer diferença nenhuma (apesar de que se pular, você irá perder alguns fillers realmente interessantes, como flashbacks).

Naruto Shippuuden
Em termos de complexidade e maturidade, Naruto Shippuuden ganha em disparado em relação ao Naruto Clássico, especialmente devido ao fato da trama se passar dois anos após o término da trama do clássico. Naruto, agora com 15 anos, está mais desenvolvido, um pouco mais sério (só um pouco porque porra ele é o Naruto, ele nunca vai ser completamente sério), mais determinado e mais forte.

A trama de Naruto Shippuuden se constrói especialmente sobre a busca pelo amigo Sasuke e sobre o passado de Naruto. Nesta fase é possível conhecer tudo o que levou ao selamento da Kyuubi, bem como a evolução de Naruto com o domínio dos poderes do chakra da 9 Caudas. Outro ponto interessante, desta fase, é que a quantidade de episódios fillers é bem menor, a trama do anime é mais fiel ao mangá, fato que torna o Shippuuden o queridinho dos fãs. Personagens secundários, como Shikamaru Nara, Kakashi Hatake e Itachi Uchiha ganham espaço, e o foco alterna entra em Naruto, Sasuke e eles, algo que no Naruto Clássico é pouco explorado.

Naruto e o jinchuuriki Killer Bee, no Naruto Shippuuden

Os primeiros vilões da série, Akatsuki, mesmo sendo sanguinários e extremamente poderosos, conquistaram o público do anime. Formada por 10 membros que buscam as bijuus em prol de uma causa maior, os membros da Akatsuki são extremamente determinados e fieis em sua causa.

O ponto forte de Naruto é a grande ênfase no desenvolvimento dos personagens, não só de caráter/personalidade, mas também de poder: um exemplo disso é o próprio Naruto, que começa a série se graduando em último lugar, e depois se torna muito forte, por causa de seu esforço e sua vontade de ficar cada vez melhor.

Esse foi o último post da série Manual de Animes. Esta série surgiu pela minha vontade de comentar e apresentar alguns dos meus animes favoritos para os leitores do blog. Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Fiquem aqui com esse videozinho de Naruto Shippuuden, onde o Naruto canta os nomes das bijuus e de seus jinchuurikis:
Colaborou com este texto Lara Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...