Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Manual de Animes: Fullmetal Alchemist


Olá pessoal! No Manual de Animes dessa quarta-feira eu irei falar um pouco sobre o anime maravilhoso paixão da minha vida Fullmetal Alchemist (tradução literal: Alquimista de aço).

Eu fiquei meio receosa de colocar FMA na lista, pois a Lara simplesmente adora esse anime, se eu escrever alguma besteira ou coisa assim ela me degola, mas resolvi falar um pouco sobre ele porque não tem como eu o deixar de fora.

Criador: Hiromu Arakawa

Há dois animes baseados no manga de FMA: o anime homônimo e o Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Os dois animes não se perdem em fillers, são completos e sucintos em relativamente poucos episódios. A história se passa numa fictícia Europa pós-Revolução Industrial, onde a alquimia é uma avançada técnica cientifica, quase como mágica, mas não é: ao invés de criar coisas do nada, na alquimia só pode ser criado algo a partir de alguma outra coisa já existente, e a alquimia também segue o princípio da troca equivalente: não se pode obter nada sem dar algo do mesmo valor em troca. FMA é, basicamente, a história de dois irmãos alquimistas, Edward e Alphonse Elric, que procuram a lendária Pedra Filosofal. Eles acreditam que a pedra seria capaz de trazer seus corpos de volta. Como assim trazer seus corpos, Adla?? 

O pai dos irmãos, Von Hohenheim, deixou para trás a esposa e as crianças, e saiu de casa. Anos mais tarde, a mãe, Trisha Elric, morre de uma doença incurável, deixando Edward e Alphonse sozinhos. Os irmãos, após uma falha tentativa de ressuscitar o corpo mãe, tiveram que pagar o preço.


Nessa jornada para conseguir a pedra filosofal, os irmãos encontram óbvio várias dificuldades, entre eles os sete homunculus (humanos criados artificialmente), cada um sendo a representação de um pecado capital, Luxúria, Gula, Inveja, Ira, Ganância, Preguiça e Orgulho. Os homunculos não envelhecem, e cada um tem um poder diferente, que vem do poder da Pedra Vermelha (falsa pedra filosofal) como núcleo de seus corpos. Mas tudo isso tem um preço: os homunculus não são capazes de realizar alquimia. Quando um deles morre, seus corpos se derretem e se dissolve rapidamente para o chão, sem deixar vestígios, é como se nunca tivesse existido.

Só um aviso: não confiem em ninguém, em nenhum personagem. Essa série consegue enganar muito bem quem está assistindo, o personagem mais legal e "bonzinho" pode acabar se tornando um vilão, e vice-versa.

Diferenças entre as versões
A primeira versão tem 51 episódios, somente uma parte é baseado no manga. Mais ou menos na metade da série a história começa a divergir bastante da história do manga, já que a produção do manga é mais lenta (apenas um capítulo de algumas páginas por semanas, enquanto que um episódio semanal de anime utiliza vários capítulos), fazendo com que o anime alcançasse o manga muito cedo, e, quando o anime finalizou, o manga ainda estava em publicação.

A segunda versão é muito conhecida apenas como Brotherhood e é a minha favorita. Gosto bastante do FMA, mas para mim o Brotherhood é insuperável. Talvez seja porque foi feito quando o manga já havia finalizado, então seguiu direitinho toda a linha do manga. É um pouco maior do que a primeira versão, com 64 episódios. As personagens também parecem ter se desenvolvido melhor do início ao fim do anime, o que não aconteceu na primeira versão.

Há também diferenças nos traços dos personagens, assim como detalhes das cenas. A primeira versão é mais engraçadinha e exagerada:


Agora veja a mesma cena na segunda versão, o Brotherhood:

Filmes
O primeiro filme lançado é uma continuação da primeira versão de FMA: Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa (tradução literal: Fullmetal Alchesmist o Filme: Conquistador de Shamballa. Shamballa, segundo a wikipedia internet, é um local místico citado amiúde (?) em textos sagrados e presente em diversas tradições do Oriente. O filme se passa dois anos após os acontecimentos do último episódio da série. 

Já o segundo filme, Fullmetal Alchemist: The Sacred Star of Milos (tradução literal: Fullmetal Alchemist: A Sagrada Estrela de Milos) se passa durante a história de Brotherhood, e mostra os irmãos Elric indo para um novo país, Creta, para capturar um alquimista que utiliza uma forma incomum de alquimia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...