Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

HQs para Iniciantes #5: Brasileirinhos



No post final da série especial de quadrinhos para iniciantes, nada mais justo de eu falar dos grandes nomes nacionais. Não tem como falar em nomes brasileiros dos quadrinhos sem citar aqueles que fazem a cabeça da criançada (de muito adulto por aí) até hoje: A Turma da Mônica, de Maurício de Sousa.

Baseada na própria filha do autor, Mônica e seus amigos são um grande compilado de cultura, humor e bons ensinamentos para qualquer leitor. De desenhos pouco complexos, mas bem detalhados, a turminha é hoje símbolo dos quadrinhos nacionais. Criado em 1963, o universo de Sousa já ultrapassou as fronteiras do papel, tendo ganhado uma série animada para a TV, filmes, Graphic Novels e versão em magakás com os personagens mais crescidos. O resultado disso somam mais de 2.000 publicações por personagem da série. Mas se você pensa que a Mônica é a única que faz sucesso por aqui, você está precisando ler mais quadrinhos (rçrçrçrçrç).

Trecho da Graphic Novel da Turma da Mônica "Laços"

Nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá, Laerte, Glauco, Adão Iturrusgarai e Angeli fazem parte de uma lista importante que todo brasileiro interessado por quadrinhos conheça, não apenas por serem brasileiro, mas por eles serem responsáveis por levar a nona arte nacional para fora.

Fábio Moon e Gabriel Bá
Irmãos gêmeos, a dupla é conhecida especialmente por sua fanzine “10 pãezinhos” e pela HQ “Daytripper” (sinopse vide #1), sendo que Gabriel já tem em seu currículo importantes participações, como na quadrinho “The Umbrella Academy” de ex My Chemical Romance, Gerard Way.


Laerte
Muito famoso por sua colaboração na Folha de São Paulo, Larte é autor de quadrinhos polêmicos, de teor crítico que geralmente envolvem temas políticos. “Piratas do Tietê” é sua principal obra.



Glauco
Assassinado em 2010, Glauco era, assim como Laerte, um dos nomes carimbados nas tirinhas da Folha. Utilizava o humor das tirinhas para acrescentar uma dose ácida de crítica à sociedade. Seu principal trabalho era vista através do personagem “Geraldão”, que inclusive ilustrou as figurinhas das balas Icekiss, no ano de 2001.



Adão Iturrusgarai
Aline. Você a conhece. A personagem promíscua de Adão, que tem dois namorados, trocentos amantes e que já virou até série de TV. Adão é mais de humor, e Aline mostra um lado livre e descontraído que quase abraça algumas ideias do feminismo.



Angeli
Em parceria com Larte e Glauco, integrou a revista Chiclete com Banana. Sua personagem principal, Rê Bordosa, segue uma linha um pouco semelhante à de Aline. Ninfomaníaca, alcóolatra e dona de si mesma, a personagem é recheada do humor que contorna a meia idade.


Outro nome importante é o quadrinista Mike Deodato, que já teve seu traço impresso pelas grandes Marvel e DC (se você não conhece, dá uma olhadinha aqui). A lista de artistas nacionais que tem apostado nessa arte é grande, inclusive já existem vários com canais online como o Willtirando e os Quadrinhos ácidos.

Arte de Mike Deodato para a Marvel

Esse post encerra a série HQs para iniciantes, mas se você pensa que o aprendizado acaba por aqui, você está enganado(a)! Faça uma visita às bancas da sua cidade, acesse sites de conteúdo nerd/geek e você vai descobrir que isso aqui não é nem a ponta do Iceberg. Caso queira rever alguma das dicas, pode clicar aqui ou acessar a tag "HQs para iniciantes" nos marcadores. Espero que os posts tenham despertado o interesse de vocês por esse maravilhoso universo das Histórias em Quadrinhos.

Abraços e até breve.


2 comentários:

  1. Achei o post o máximo,primeiro por amar a série da Monica e por gostar do mundo mangá pois existe muitos vários espetaculares.
    Uma ótima dica para a galera se informar.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/2014/06/nova-empresa-parceira-beleza-rosa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não quis entrar muito na área dos mangás porque eu comecei a ler mangá recentemente, ainda estou levando um tempo p conhecer mais sobre o universo. A maioria dos que li foi online, e alguns poucos emprestados em papel e osso rs, então ficaria meio complicado eu falar sobre algo que não entendo completamente. Mas se tudo der certo, futuramente eu faço um especial de mangás, já que apesar de certa semelhança com as HQs há muita diferença né haeuhae
      Muito obrigada por comentar!
      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...