Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

A teoria do ódio por A culpa é das estrelas


Não, o que você lerá aqui não será uma resenha sobre a obra mais famosa de John Green, será mais uma crítica social do que falar em si da obra.

Li A Culpa é Das Estrelas antes de ficar mundialmente famosa, e o livro é ótimo. O jeito como o John escreve faz com que você não pare mais de ler até terminar por completo cada linha, cada letrinha pequena que preenche as folhas amareladas do famoso livro azul.

Mas, como eu comentei no primeiro parágrafo desse texto, não farei uma resenha sobre o livro, e sim sobre as pessoas.


Mas que tipo de pessoas? Pessoas que, assim como eu, leram esse livro? Não.

Quando uma obra fica muito famosa, e gera um grande número de internautas, em sua maioria meninas na faixa da adolescência, há um preço a se pagar. Não, não é a qualidade da obra que é bastante criticada, e sim, o fato do livro ser... famoso.

Ora, vamos, quando você escreve um livro, tem em mente o desejo de que ele alcance sucesso, que muitas pessoas leiam ele. Foi o que John conseguiu com o referido livro.

O que vejo e que, infelizmente, me deixa bastante irritada, é o fato de muitas pessoas que nem chegaram a ler o livro, simplesmente o odeiam pelo simples fato de muitas pessoas ter lido ele, estarem falando dele, de ser uma febre entre leitores.

Aí vem aquela famosa pergunta: como você pode odiar algo que você nunca leu? Só porque é famoso? Sinto muito em informar, mas isso não é motivo cabível para tamanho ódio.

Já vi comentários do tipo: “esse livro é pra poser”. Gostaria muito de rir quando vejo esse tipo de comentário, mas não consigo.

Só porque você lê Dom Casmurro e mais outros não sei quantos livros nacionais, não quer dizer que você é melhor que uma pessoa que lê livros como A Culpa é das Estrelas. Todos são livros, todos deram trabalho para serem escritos (John Green demorou dez anos para concluí-lo), todos são feitos de papel, todos merecem ser conhecidos e todos merecem ser lidos sem culpa.

Se você é uma dessas pessoas que sentem ódio mortal por livros do John Green ou até mesmo pelo próprio John Green (que não tem culpa de preferir escrever certo gênero literário) e estiver lendo esse texto, pense em como está tomando conclusões precipitadas de algo que você nem se deu a chance de conhecer. Se você deu chance para outros livros, eu tenho certeza que pode dar para esse.

Um comentário:

  1. Já ouvi tanto "mimimi" por causa dos livros que leio. Dá raiva, viu. Cada um ler o que gosta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...