Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

Copa pra quem?


Um assunto que está em alta, e que com certeza estará por muito tempo é a Copa do Mundo de 2014. Confesso que passei muito tempo desde o anúncio da copa neste País pra falar algo que fosse do meu completo ponto de vista, confesso que também ouvi vários lados sobre o assunto, porém, agora eu posso falar o que sinto em relação a isso.

Vamos ser francos: a Copa é inevitável. Não, não há ninguém que impedirá a realização da Copa aqui. Protestos, vídeos na internet, essa crônica, nada. O protesto é um ato muito bonito, mostra que nos importamos com o lugar em que estamos vivendo, eu sou a favor de protestos, desde que sejam maduros. Vídeos na internet mostram a realidade em que o Brasil vive, e também sou a favor deles, porque temos que mostrar para as pessoas de fora o que elas verão quando pisarem nestas terras. Essa crônica é apenas uma crônica, tive inspiração para fazê-la e espero que leiam (também sou a favor de crônicas).

E a Copa, ela é pra quem? Ela é para os brasileiros, ela é para os estrangeiros, ela é para a FIFA, ela foi feita pra gente. Sim, pra gente!

Vocês já pararam para pensar que a grande maioria das pessoas demonstra o seu patriotismo apenas na Copa? Vocês já pararam para pensar que existem pessoas que protestam pela não realização da Copa, mas que estão loucas para ela começar para garantirem aquela folga do trabalho, dos estudos? Já pararam para pensar que só reclamamos e reclamamos, mas quando o Neymar marca um gol, nós vibramos de amor pelo time, pelo país? “A verdade muitas vezes dói”, já diziam grandes pensadores contemporâneos dos quais eu não sei os nomes.

Por outro lado, o dinheiro investido em estádios que estavam em perfeito estado, mas que tiveram que ser demolidos para ficarem melhores ainda para as pessoas que pagarão um ingresso mais caro que alguma coisa cara (pensem em algo bem caro) podia ser usado para reformar hospitais, escolas, terminais de ônibus, praças, patrimônios culturais que estão realmente em péssimo estado e que realmente precisam ser restaurados.

Podia ser usado para botar policias nas ruas, ou melhor, para prepararam policiais, para qualificarem pessoas que tem como obrigação nos proteger, não nos causar mais medo do que já temos. Podia ser usado para aumentar o salário das pessoas que são responsáveis por formarem os futuros policiais, os futuros jogadores, os futuros deputados, os futuros engenheiros que tem pais ou amigos ou que conhecem alguém que é engenheiro e que está, nesse momento, cuidando da reforma de um estádio, os professores. Enfim, podia ser usado pra muita coisa boa.

Mas a Copa será realizada. Você terá a sua folga. Você vibrará quando o Neymar marcar um gol. Você reclamará dos políticos por não fazerem nada pelo nosso país, após todos os benefícios que foram prometidos apenas para a época da Copa serem retirados. A Copa foi feita pra você, torcedor brasileiro, que está preocupado com o país, mas que, se o Brasil vencer, será o primeiro a vestir uma camisa verde e amarela.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo o que você escreveu e acrescento mais: Os protestos contra a Copa, deveriam ser feitos quando o Lula lançou o país como candidato a ela. Na época, todos vibraram, ficaram felizes, nada era mais discutido do que o fato que o Brasil sediaria a Copa mais uma vez.
    Mas Copa significa também investimos para o país. Afinal não se vai a um evento desses sem gastar nada. Seja em hoteis, taxi, avião, restaurantes, banca de jornais, etc... gira grana alta e ninguém pensa nisso. Quem ganha? Logicamente não será o governo, mas as pessoas que trabalham para oferecer esse tipo de serviço.
    Quando a Copa começar, vou ver muitos desses que protestam vestindo a camisa e gritando Brasil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...