Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

O Quinze – Um livro para ser lido cru


Autor: Rachel de Queiroz
Editora: Círculo do Livro / José Olympio
Ano: 1930
Páginas: 157

Sinopse: Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Ceição convence Mãe Nácia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra. 


“Livro no fundo amargo, porque é o livro do amor irrealizado”.


Usando de uma grande honestidade, todos nós sabemos que muitos clássicos nacionais são penosos de ler e que você precisa lutar com algumas páginas e, para muitos, não é aquele livro que se pega para descontrair depois de um dia cansado. O Quinze é um enorme clássico de leitura obrigatória que faz com que todos esses preceitos desmoronem.


Uma região assolada pela Grande Seca de 1915, um povo embrutecido pela labuta diária com o solo árido e a falta de chuva, a luta milenar do ser humano contra a natureza e a agonia sentida quando se perde o controle da sobrevivência, quando tanto faz trabalhar no sol a pino, a perspectiva e o modo de vida não são mais decisões do homem. Esses são alguns dos pontos abordados no livro de estreia da primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras.

Desde a época que foi lançado até os dias atuais, Rachel de Queiroz causa um impacto profundo pelo simples fato de ter escrito algo de uma brutalidade tão simples que chega a ser assustador. Rachel não fantasia seu texto com inúmeras palavras pomposas, simplesmente escreve o que é e pronto, sem rodeios ou apresentações. Através dos diálogos mais diretos possíveis, ela conseguiu transmitir a persistência dos que não abandonaram a terra e o sofrimento dos que estavam desiludidos demais para esperar um milagre.


Uma leitura compulsiva que não permite você largar o livro antes de chegar a ultima página, O Quinze nos faz ficar surpresos com nós mesmos por nos surpreendermos com algo tão puramente simples.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...