Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

HQs para iniciantes #2: Super Heróis e a primeira ida às bancas


Semana passada eu dei início a uma série de posts a respeito de Histórias em Quadrinhos para aqueles que não conhecem muito a respeito, mas morrem de vontade de conhecer esse universo.

Para começar, eu falei a respeito das HQ’s literárias, em especial Persépolis,  que são uma boa pedida para quem ainda não quer desapegar do formato do livro e ir tomando confiança aos poucos nas histórias desenhadas. Dessa vez falarei daqueles que consolidaram de vez os quadrinhos no mercado: Os Super Heróis.

Não tem jeito, você com certeza em algum momento na vida já ouviu falar de nomes como Batman, Superman, Mulher Maravilha ou Wolverine. Os super são hoje a maior identidade desse tipo de publicação, tendo surgido pela primeira vez por volta de 1900, nas revistas em estilo pulp fiction (revistas de histórias fictícias e fantasias, geralmente consideradas de baixa qualidade), com o personagem Pipinela Escarlate. Mas isso foi só o começo.

Em 1938, a primeira HQ do Superman, Superman Action Comics #1, veio às bancas, levando o conceito de Super Herói a um nível estratosférico, e nem adianta negar, já que, bom... já se passaram 76 anos e o personagem ainda é sucesso de vendas.

Minha primeira HQ de Herói foi uma edição especial, no estilo spin off, que contava separadamente a história do Dr. Manhattan, de Watchmen, intitulada “Antes de Watchmen – Dr. Manhattan”, mas como essa também foi um presente, resolvi falar mais especificamente da primeira HQ que comprei sozinha.

Eu aproveitei que havia ido à banca para comprar jornais (é gente, eu compro jornal todo dia) e resolvi dar uma olhada na sessão de quadrinhos. O que talvez não tenha sido lá uma boa ideia, porque a banca que eu visitei não era uma das mais atualizadas em revistinhas. Eu estava muito empolgada e logo que bati o olho em uma revista do X-Men eu já quis levar pra casa (eu gosto muito de X-Men, aliás). O problema é que a revista era a continuação de uma loooooonga história, aquela era a edição 142 (ou seja o capítulo 142 de uma história), e ao ler, mesmo com as explicações que o enredo me deu, não teve jeito, fiquei perdidona.

Esse é o maior problema de comprar as HQ’s, as edições são mensais, e você tem que ficar atento para ler o começo de um arco. “Ai Lara, mas a edição numero um de qualquer hq foi publicada um milênio atrás”. Das histórias clássicas sim, mas existem vários ciclos atuais que são lançados 0 km nas bancas, isso não é problema.  O problema é você achar HQ de algum herói que te interesse e a banca da sua cidade ter o volume com o arco (início de uma história) no começo. É preciso ficar atento, por que o começo de um arco não é necessariamente o número #1. Começar do número #1 é certeza de acompanhar o arco desde o início, mas nos casos de outras HQ's, é preciso observa bem as informações da capa para não cometer o mesmo erro que eu.



Aliás, como se não bastasse, eu cometi o mesmo erro duas vezes (sim, foi burrice), por que eu não me lembrei do número da edição que eu tinha, e por burrice acabei comprando uma edição ainda mais antiga do que a que eu tinha (!!!!!). Ao menos serviu para eu saber de alguma coisa que tinha acontecido antes né? Não, errado. A história era de outro arco que não tinha nada relacionado com a outra história que eu tinha. Vejam que o maior empecilho é esse, as edições. Você precisa ir todo mês até as bancas atrás da continuação da história que está lendo, e se quiser começar, tem que torcer para que haja uma do começo da história, ou então esperar alguns anos torcendo para dar a sorte daquela história ser publicada em um volume único.

Parece complicado, mas basta ter atenção e ir visitar uma banca que se mantenha atualizada sempre. Além do mais, meu papel aqui é ensinar a vocês a não caírem nos meus erros. Eis então algumas dicas:

1) Olhe as edições:

Não tem jeito gente, tem que olhar. Se você escolheu aquela HQ que parece ser super uhuu e decisiva, mas a edição dela estiver muito para frente, é melhor deixar para lá. Pegar uma história pela metade pode diminuir seu entendimento e não ter tanta graça. Dê preferencia ao número 01, no máximo estourando, até a número 3 ou 4, mais do que isso pode ser complicado. A não ser que você não se importe de pegar o bonde andando né? Nunca se sabe.

2) Folheie, leia a sinopse:

Assim como comprar livros, é sempre bom ver se a história é do seu interesse. Não vai nessa de que “UAU É UMA HQ DO BATMAN VOU LEVAR!! CORINGA ME BEIJA”, as vezes é uma HQ de um universo alternativo, com uma história triloca, e você pode acabar decepcionado. Boa parte das bancas disponibilizam quadrinhos fora do plástico pra você dar uma conferida antes, então por que não conferir?

3) Pergunte:

Está com dificuldades de escolher? Pergunte ao dono da banca, peça sugestões, e caso ele não conheça muito, pergunte para o coleguinha do lado, às vezes ele pode dar algumas boas dicas. Não tenha vergonha de não saber.

4) Pesquise:

Se estiver muito perdido antes de ir às bancas, dê uma olhada em alguns sites, como o Omelete, Universo HQ e o Legião dos Heróis, eles sempre mantem em pauta várias informações e novidades sobre os quadrinhos e você pode ir aprendendo aos poucos.

5) Agrade-se:

Não compre nada só por parecer legal ou cult, compre por querer conhecer, por achar legal. Se você está indo na onda de heróis só por ir, não vale a pena. É sempre bom escolher algo com que você se identifique. Se super heróis não forem sua praia, não se preocupe, há trocentos de outros gêneros. Leu e não gostou? Escolha outro tipo, o importante é que você se identifique com o que está lendo.

Tomando o tópico 05 como partida, no próximo post vamos falar das Graphic Novels e de suas vantagens, citarei em especial a mais recente que li: Marvels, que retrata o olhar dos cidadãos em relação aos heróis superpoderosos.

Espero que tenham gostado, e não deixem de comentar suas opiniões e/ou experiências indo às bancas. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...