Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Retalhos: uma autobiografia em quadrinhos




Autor: Craig Thompson
Editora: Top Shelf Productions
Editora no Brasil: Quadrinhos na Cia. (Companhia das Letras) 
Ano: 2003 (Top Shelf) / 2009 (Quadrinhos na Cia.)
Páginas: 592

SINOPSE: Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original. 

Nessa graphic novel, Thompson escreve de forma sensível e envolvente sua história. Infância, adolescência e começo de sua vida adulta interpolam-se numa narrativa cativante e comovente. Particularmente, perdi as contas de quantas vezes li esse livro. 

A questão maior é que Thompson retrata sua história de uma forma totalmente diferente do que jamais li. Desde sua convivência com a família, seus problemas e momentos felizes, até a convivência com Raina, a garota por quem se apaixona, Thompson nos faz refletir, em diversos níveis, sobre o amor, Deus, a família, as responsabilidades que vêm com a vida adulta e diversos outros temas que estão presente na vida da maioria das pessoas. A melhor coisa, pessoalmente, é ver parte do que penso e sinto refletido nesse incrível livro. 

Acredito que uma resenha sirva também para escrever o que você sente ao ler este ou aquele livro, e o que Retalhos me fez sentir foi triste, maravilhada e intrigada, tudo ao mesmo tempo.

Triste ao conhecer a história de Thompson, cheia de pressões familiares e sociais, além de contar com a partida de pessoas queridas, ou afastamento destas ao longo do tempo (como aconteceu com seu irmão); maravilhada com o ritmo que ele dá à história e intrigada com o fato de haver tanto de mim refletido ali. Intrigada ao ver uma história que mostra que a vida não é sempre um mar de rosas. Intrigada porque este livro tem o poder de produzir efeitos reflexivos, marcantes no leitor.

"Eu queria o céu".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...