Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

HQs para iniciantes #3: Graphic Novels


Olá leitores, depois de uma semana sem postar voltei com a terceira parte do especial de HQ para iniciantes. Hoje com as maravilhosas Graphic Novels.

Embora eu as tenha citado nos posts anteriores por alto, achei que esse tipo de quadrinhos merecia um post exclusivo, especialmente por que esse tipo de HQ talvez seja o tipo ideal para os novatos no assunto.

Em tradução livre, Graphic Novel significa romance gráfico, e são caracterizadas especialmente pela arte diferenciada e pelo fato de, na maioria das vezes, as histórias nelas contidas serem completas. Como eu falei no post anterior, as histórias em quadrinhos normais vêm seriadas, e é preciso ter muita atenção para não comprar uma história pela metade, mas com as Graphic Novels isso não é problema.

Boa parte das HQs, especialmente as da Marvel, após terem seu ciclo finalizado, ganham seu compilado único em forma de Graphic Novel. Isso acaba por ser a solução do maior problema apontado no post anterior: acompanhar edições. Mas como nada é perfeito, esses compilados perdem no quesito tempo, já que os ciclos demoram a sere fechados, e consequentemente a Graphic Novel também demora a sair.

Como exemplo de HQs compiladas, falarei de Marvels, Graphic Novel mais recente que li (e a primeira que ganhei). Marvels conta a história dos super heróis, desde seu surgimento até os tempos contemporâneos, mas se difere das demais pelo fato da história ser contada através do ponto de vista dos sempre expectadores: Nós, meros humanos.

Todos os heróis da Marvel tem seu momento de brilhar nessa HQ, indo desde os primeiros Tocha Humana e Namor, até os Vingadores, Quarteto Fantástico, X-Men e companhia. É interessantíssimo enxergar estes personagens através dos moradores de Nova York, sentir com eles seus sentimentos controversos em relação aos heróis que sempre salvam sua cidade, mas de vez em quando também a destroem pelo fato de ela sempre estar no fogo cruzado entre dois grandes nomes. Muitos dos fatos acontecidos entre os super se envolve com períodos verdadeiros da história mundial, e isso torna a fantasia ainda melhor, com um gostinho de realidade.



Como puderam ver na imagem, o traço é diferente das HQs normais, tendo inclusive um aspecto de pintura (isso difere de graphic novel para graphic novel). O papel é de melhor qualidade, a capa é dura e se trata de um compilado de HQs, tendo, portanto, uma história fechada.

No entanto, de um modo geral, as Graphic Novels são caracterizadas por terem histórias originais, como é o caso de “A Piada Mortal”, de Alan Moore e “Os Livros da Magia”, de Neil Gaiman.

No Brasil o universo editorial de quadrinhos está agitado para esse filão. A editora Salvat, em parceria com a editora Panini, trouxe ao país a “Coleção de Graphic Novels da Marvel”, uma série de publicações quinzenais. Todas contêm um belíssimo acabamento, totalizando 60 edições, sendo que ao menos 15 delas já foram lançadas. Para quem quer acompanhar o que há de melhor em matéria de roteiro e arte em quadrinhos, a coleção da Salvat é uma chance única de conhecer e apreciar a nona arte. 

Colaborou com este texto: Wanderson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...