Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

4 casais da literatura e do cinema

Aproveitando o clima do Dia dos Namorados, o Rascunho com Café preparou uma lista de casais da literatura e do cinema.

1.Jack e Rose (Titanic)

Quem nunca assistiu Titanic (1997) ou não conhece a famosa cena em que o casal está na proa do navio de braços abertos que atire a primeira pedra. O filme se passa em 1912, ano em que o maior navio da época, RMS Titanic, foi inaugurado e realizava sua viagem inaugural.




Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DelWitt (Kate Winslet) se conhecem no navio, em uma tentativa frustrada de suicídio dela, e se apaixonam. O romance não é fácil, uma vez que Rose estava prestes a se casar com o chatíssimo Caledon Nathan (Billy Zane) para manter o nome de sua família. 

O casal comove até hoje os coraçõezinhos de todos, afinal, a história é trágica e segundo muitos, o filme romântico mais triste do cinema. A tragédia do Titanic não é apenas historinha de ficção, realmente aconteceu em abril de 1912. Dos 2.435 passageiros, cerca de 1.517 morreram e apenas 706 pessoas foram salvas. 

É um dos filmes mais premiados do Oscar, faturou 11 estatuetas (sendo indicado a 14) e mesmo após 17 anos ainda permanece no topo dos filmes com maior bilheteria da história.

2. A Bela e a Fera

Acham mesmo que eu deixaria de lado um clássico dos contos de fadas? Não né. A Bela e a Fera se enquadra nas duas categorias (cinema e literatura). A história narra a trajetória de Bela, uma moça inteligente, determinada e que adora ler, mas não é muito bem vista pelos moradores de seu vilarejo exatamente por isto. Certo dia, seu pai, Maurice, some na floresta e procura ajuda em um castelo, no entanto, o dono da propriedade é a Fera, que acaba o mantendo prisioneiro.



Preocupada com o desaparecimento, Bela descobre o local em que Maurice estava e propõe um acordo com a Fera: seu pai seria libertado e ela ficaria em seu lugar no castelo para sempre. O acordo é aceito, e, com o passar do tempo, os dois constroem uma amizade que futuramente se transforma em um grande amor. 

Sabe aquele ditado popular “não julgue o livro pela capa”? É mais ou menos isso que acontece na obra. A Fera é considerada uma criatura abominável, mas Bela dá uma chance a ele, mesmo sem saber que na verdade a Fera é um príncipe que fora aprisionado. É uma bela história, tanto para crianças como para adultos.

3. Capitu e Bentinho (Dom Casmurro) 

Dom Casmurro, de Machado de Assis é uma das principais obras da literatura nacional. Parte de sua fama se deve ao tema central da obra, o ciúme do personagem principal e narrador Bentinho. Até hoje não se sabe se Capitu traiu ou não seu marido. Cada um com sua interpretação.


O livro narra toda a vida de Bentinho, desde a mocidade e a possibilidade de ser padre até a velhice amarga. Os dois eram muito amigos na juventude e acabam se casando após o retorno de Bento da faculdade. 

Anos depois o casal tem um filho, Ezequiel, após o amigo de Bento chamado Escobar e sua mulher Sancha se tornarem pais de uma menina. O ciúme do personagem se torna doentio a ponto de tentar matar o filho e torna-lo amargo até o fim de sua vida.

4. Jack e Ennis (O Segredo de Brokeback Mountain) 

O filme é baseado em um conto da autora Annie Proulx de 1997 e conta a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger) que se conhecem durante um serviço de pastoreamento de ovelhas na montanha de Brokeback. No início, são apenas amigos, e com o passar do tempo um relacionamento mais romântico se desenvolve.



É um casal diferente, pois mostra o relacionamento entre dois homens. Apesar da temática, não é apenas um filme gay qualquer. O amor de Jack e Ennis é simples e verdadeiro, contudo a relação deles é bem conturbada e repleta de dificuldades. A história tem algumas reviravoltas e o final é triste.

Brokeback Mountain (2005) foi indicado a 8 Oscars e ganhou 3. O filme está em 8° lugar na lista dos filmes românticos de drama de maior bilheteria da história. 

Menções honrosas: Romeu e Julieta (já comentei sobre o casal neste post), Tristão e Isolda, Elizabeth e Darcy (Orgulho e Preconceito), Vada e Thomas (Meu primeiro Amor), Rony e Hermione (Harry Potter), Lois Lane e Clark Kent (Superman), Danny Zuko e Sandy Olsen (Grease), Sam Wheat e Molly Jensen (Ghost- Do Outro Lado da Vida), Gus e Hazel (A Culpa é das Estrelas). 

Pessoal, sei que esqueci centenas de casais, mas não tem como citar todos, senão seria uma lista enorme. Espero que tenham gostado e fiquem a vontade para comentar. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...