Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Plutão: amizades podem ser difíceis


Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 90
Nota: 5/5
Sinopse: Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Amizade requer muita paciência, respeito, carinho e dedicação dos dois lados. Mas e se você é amigo de um garotinho com uma doença rara, fitado com receio por tudo mundo, essa sentença também vale? Com certeza! Em Plutão, percebemos o quanto isso é verdade e que não podemos desistir de um amigo querido por motivos bobos.

Narrado por Cristopher, melhor amigo de infância do queridíssimo Auggie (protagonista de Extraordinário), a trama se desenvolve em torno de um dia anormal na vida do menino, que esqueceu um trombone, o short de educação física e um trabalho importante em casa. Sua mãe vai buscar os objetos, mas demora demais e acaba "arruinando" seu dia. Esses contratempos são importantes para seu amadurecimento e nos faz refletir sobre nossa própria vida. 

Através de flashbacks, Chris também fala sobre o início, crescimento e “decadência” de sua amizade com August. É muito tocante acompanhar a relação dos meninos apesar das dificuldades e da distância.
“Boas amizades valem um esforcinho a mais”, eu me lembro de ter dito a eles. Acho que mamãe nem lembrava que foi ela que me disse isso uma vez.
Lançado apenas em e-book, Plutão não contém muitos spoilers de Extraordinário, então se você ficou curioso pode ler ser medo. O universo de Auggie é muito envolvente e emocionante e estes livros complementares (O Capítulo de Julian e 365 dias extraordinários - já lançados no Brasil – e Shingaling: A Wonder Story) não são nada desnecessários, apenas deixam os leitores ainda mais apaixonados por August e seus amigos.

4 comentários:

  1. Olá,
    Adoro Extraordinário, mas estão sendo publicadas tantas "obras" em cima dele que eu nem mesmo consigo acompanhar, confesso nem fazer questão de lê-las, sinceramente.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês.
      Realmente, mas cada obra está trazendo algo diferente e bacana, são ótimos complementos para Extraordinário. Um ponto positivo é que esses livros são relativamente pequenos, portanto a autora não prolonga demais a história. Quem sabe você não dá uma chance no futuro? hahaha
      Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi, Gabriela! Acho que uma amizade, daquelas ~ de verdade ~, requer tudo isso que você falou mesmo. No caso de pessoas que sofrem preconceito, todos aqueles sentimentos precisam ser ainda mais fortes para superar a situação. Não é nada fácil, mas eu ainda acredito nisso. Extraordinário, além de ter sido muito educativo, me encheu de esperança quanto a bondade das pessoas. Quero ler todas as histórias relacionadas, mas ainda não parei pra ver isso, fui deixando passar... Acho que preciso te agradecer pelo lembrete, hahaha. Beijo!
    Lis | umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lisete. Concordo totalmente com seu comentário. Os amigos já são importantes para pessoas sem nenhuma limitação/doença, agora imagina para aqueles que convivem com isso? Esse apoio é fundamental.
      Sim!! É um livro cheio de belas lições, bem emocionante mesmo HAHAAHHAHA Eu que agradeço :) Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...