Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Peter Pan tem que morrer: Detalhes podem sem cruciais


Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 400
Nota: 4,5/5
Sinopse: No mais tortuoso romance policial escrito por John Verdon, o especialista em mistérios David Gurney dedica sua mente brilhante à análise de um assassinato terrível que não pode ter sido cometido da forma como os investigadores responsáveis pelo caso afirmam que foi. Detetive aposentado do Departamento de Polícia de Nova York, ele precisa cumprir uma espinhosa tarefa: determinar a culpa ou a inocência de uma mulher condenada pela morte do próprio marido. Ao descascar as diversas camadas do caso, Dave logo se vê travando uma perigosa guerra de inteligência contra um investigador corrupto, um cordial e desconcertante chefe da máfia, uma jovem linda e sedutora e um assassino bizarro que tem a altura e os traços de uma criança – aparência que lhe rendeu o apelido de Peter Pan. A uma velocidade assombrosa, reviravoltas assustadoras começam a ocorrer e Dave é sugado com força cada vez maior para dentro de um dos casos mais sombrios de sua carreira.
Crimes aparentemente sem solução, assassinatos bizarros e detetives excêntricos fazem do romance policial um gênero literário muito atrativo. Não há nada melhor para agitar um pouco a mente. Ao ler Peter Pan Tem Que Morrer, não consegui ficar tranquila até o caso ser desvendado totalmente lá nos últimos capítulos.

O livro faz parte de uma série composta por outros três, iniciada em 2011 com Eu Sei O Que Você Está Pensando. Cada obra é independente e pode ser lida sem seguir a ordem de lançamento, mas confesso que fiquei um pouco perdida a respeito de detalhes da vida pessoal e profissional do protagonista David Gurney, o que me deixou curiosa para acompanhar os livros anteriores.

A narrativa é um pouco arrastada no início, quando o ex-colega de trabalho de Gurney, Jack Hardwick, pede sua ajuda para desmembrar as peças do caso Spalter e juntá-las novamente, com o intuito de anular a condenação de sua cliente, Kay Spalter, acusada de matar o marido Carl Spalter, e livrá-la da prisão. Enquanto o principal objetivo de Jack é descobrir as pontas soltas, para beneficiar primeira cliente que tem após ser demitido do local em que trabalhou por anos, Gurney quer saber de fato quem matou Carl e por quais razões, logo acaba se envolvendo profundamente no caso.



A identidade do assassino é revelada logo na capa e na sinopse, portanto o ponto chave da investigação será: Quem contratou o assassino de aluguel de aparência infantil e por quê? Peter Pan é psicopata, canta cantigas de ninar enquanto mata suas vítimas, é fascinado por explosões e dificulta muito o trabalho dos detetives. O vilão é um acerto na narrativa, apesar de ele aparecer "verdadeiramente" somente nos instantes finais.

Gostei da preocupação do escritor em fazer paralelos entre a vida pessoal do detetive (com a esposa Madeleine e seus traumas do passado) com sua vida profissional. Ao que parece, John Verdon não fez isso nos livros anteriores. A carcaça do detetive frio e racional é um pouco quebrada ao conhecermos melhor suas dúvidas e sentimentos (mesmo que o livro seja narrado em terceira pessoa).

A trama é inteligente e instiga o leitor a querer ler o capítulo inteiro o mais rápido possível. As pistas estão na nossa frente o tempo inteiro e a solução do caso é algo tão simples, mas surpreendente. Pelo menos não foi tão previsível quanto eu imaginava (e não deixa de ser extremamente dramático). A cada novo livro, David Gurney conquista seu lugarzinho no hall de grandes detetives da ficção. Qual será seu próximo desafio?

2 comentários:

  1. Oi, Gabriela! Tudo bem?

    Ganhei este livro na promoção do Skoob com a Arqueiro e estou ansioso para ler, apesar de ter 900 milhões de livros na frente! Hahaha! :D
    Esta foi a primeira resenha que li e você acabou de colocar uma pulga, não, pulga não. Um carrapato e minja orelha! Eu preciso parar tudo e ler Peter Pan Tem que Morrer!

    Parabéns pela resenha; gostei muito! :)

    Visite-nos e participe do sorteio do blog Irmãos Livreiros ficarei muito feliz!

    Beijos
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo ótimo e contigo, Daniel?
      Já começou bem, hein? Ganhando na promoção e tal hahahha Que maravilha, fico feliz em ter deixado esse carrapatinho na sua orelha! hahaha Então é bom ler logo o quanto antes :) Obrigada pelo comentário.
      Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...