Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
3

Married With Children: sitcom americana que marcou os anos 80

Durante dez anos, Married With Children trouxe aos espectadores uma nova forma de fazer comédia e nos presenteou com uma das famílias mais loucas da televisão. Indicada 11 vezes ao Globo de Ouro, a série mostrou por onze temporadas o dia a dia dos Bundys. 


Criadores: Michael G. Moye e Ron Leavitt
Duração: 22 minutos
Temporadas: 11
Episódios: 262
Emissora: FOX
Transmissão: 5 de abril de 1987- 9 de junho de 1997
Sinopse: Os "Bundys" são o estereótipo da família branca americana. Al (Ed O'Neill) é um vendedor de sapatos que tem um prazer em reviver seus duvidosos 15 segundos de fama no Futebol. Ele é casado com Peggy (Katey Sagal), uma mulher que assiste TV o dia todo. Eles têm dois filhos: Kelly (Christina Applegate) é uma loira atraente e superficial, e Bud (David Faustino) um estranho garoto que tenta a qualquer custo conseguir uma garota. Eles também têm um cachorro, chamado Buck.
A tradução oficial de Married With Children em português é Um amor de família. Amor e família na mesma frase não combinam muito com a série. O sarcasmo e humor negro são corriqueiros no programa e o amor não é lá muito propagado.

O protagonista e a alma da série Al Bundy trabalha em uma loja de sapatos femininos, sua esposa Peggy é uma dona de casa resmungona e que passa o dia assistindo televisão. Eles têm um casal de filhos: Kelly, uma garota linda, mas burra que nem uma porta e Bud, nerd, fracassado e não faz nenhum sucesso com as garotas. O quinto membro da família é o cachorro Buck que sempre se queixa sobre sua vida. Outros personagens recorrentes são os vizinhos, que não são muito queridos na casa. As ofensas são constantes dos dois lados e as discussões intermináveis rendem boas risadas.


Al Bundy reclama da mulher todos os dias de sua vida por seus fracassos, pois era um ótimo jogador de futebol americano e tinha um futuro brilhante pela frente, no entanto, sofreu um acidente e a partir dai sua vida decaiu. Teve que casar com Peggy e se tornou uma pessoa amarga.

A série aborda temas bem atemporais e à frente de seu tempo. Em alguns episódios você vê sua vida retratada ali, são os mesmos dilemas de hoje em dia. Married with Children ganha pontos por essa atemporalidade. Além disso, aborda temas polêmicos como a promiscuidade, o que não foi muito bem visto na época.


Durante algum tempo, críticas negativas caíram em cima do programa, pois o humor era considerado ofensivo, mas com o passar do tempo e com o desenvolvimento do seriado, as críticas se tornaram positivas.

Curiosamente, o desenho Os Simpsons surge no mesmo ano de estreia de Married With Children, mas só vai ao ar em 1989. Os dois programas possuem semelhanças muito fortes. Além de serem sitcoms, a temática central é satirizar os costumes e a sociedade americana e sempre com o velho humor negro. São dois seriados destinados a públicos totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo são muito próximos. Acredito na hipótese que Homer Simpson e Al Buny são parentes, não é possível. Ambos os programs são ótimos para refletir sobre sociedade.

A série tem um humor peculiar e é bem divertida. Vale a pena assistir esse clássico da comédia dos anos 80. Até a próxima.

3 comentários:

  1. amava essa série! Vale e pena, só não sei se passa pela lei dos 15 anos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi! Vale a pena mesmo... Vou ficar te devendo essa informação, pois também não sei.
    Obrigada por comentar e um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...