Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Tudo que é Sólido pode derreter: série brasileira para os fãs de literatura e poesia


Criadores: Rafael Gomes e Esmir Filho 
Emissora: TV Cultura
Número de temporadas:
Número de episódios: 13
Duração: 25 minutos 
Sinopse: É uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com bom muito humor o universo adolescente, a partir do cotidiano de uma jovem que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias. O espectador é sempre guiado pelo olhar da protagonista, Thereza (Mayara Constantino), e a costura entre seu cotidiano e a obra por ela estudada se dá através do seu mundo e de seus sentimentos.

O seriado brasileiro Tudo que é sólido pode derreter, exibido na TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum, surgiu a partir de um curta-metragem que foi adaptado para a televisão e posteriormente se tornou um livro de mesmo nome. Antes de tudo, não torçam os narizes só porque o seriado é nacional, viu? Quem pensa que o país não sabe produzir nada além de novelas acaba perdendo produções muito boas.


A série mostra o dia-a-dia de Thereza, uma jovem estudante do primeiro ano do ensino médio. A protagonista e narradora da história constrói um universo alternativo em que as obras estudadas nas aulas de Literatura ganham vida, e é nesse ponto que Tudo que é sólido pode derreter é bem sucedido: a junção entre realidade e ficção.

A literatura e principalmente as aulas são a alma da série, contudo questionamentos normais da adolescência também possuem destaque como amizade, morte e relacionamentos amorosos.

“Diabo à barca, à barca, houlá! Que temos gentil maré! Ora venha o caro a ré”. (Auto da Barca do Inferno)


O primeiro episódio fala sobre a obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. O diabo, comandante da barca do Inferno e o anjo, da barca da Glória aguardam os mortos e discutem em qual barca entrará cada alma. É o juízo final representado de forma bem satírica. No episódio, Thereza vê a história do Auto da Barca do Inferno em todos os lugares e em alguns momentos os alunos de sua escola também são julgados. 

Os Lusíadas, a Canção do Exílio e Senhora são algumas das obras literárias apresentadas ao telespectador a cada episódio. A série é uma gracinha e leve de assistir. Quem gosta do mundo dos livros provavelmente irá se interessar. A forma como a literatura é abordada no seriado é bem natural, não é algo forçado, e assim como o seriado mostra é sempre bom lembrar que o hábito da leitura deve ser mais difundido, não apenas na televisão, mas no dia-a-dia de crianças, jovens e adultos. Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...