Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Policiais: Análise da mente criminosa




Sabe aquele desejo que todos nós abrigamos internamente de desvendar os pensamentos de outra pessoa? Conheça seu inimigo e você deduzirá seus próximos passos, entretanto, não basta exclusivamente pensar como tal, é necessário tornar-se seu próprio opositor. 

Hoje, no segundo post sobre séries investigativas, abordaremos o lado psicológico de duas séries deliciosamente aptas para nos apresentar aos mais peculiares lados das mentes criminosas. Bom apetite!

 “Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. (...)"



HANNIBAL 




Duração média de cada episódio: 44min.
Episódios por temporada: 13
Quantidade de temporadas: 2
Terminada: Não
Emissora: NBC
Emissora no Brasil: AXN
Estrelando: Hugh Dancy, Mads Mikkelsen, Caroline Dhavernas, Hettienne Park, Laurence Fishbourne, Scott Thompson, Aaron Abrams
Criador: Bryan Fuller 

Lançada em 2013, Hannibal traz uma impressionante adaptação televisiva do personagem canibal mais famoso da literatura, o Dr. Hannibal Lecter. Baseada nos personagens do livro Dragão Vermelho, de Thomas Harris, a série mostra a relação do Dr. Lecter com o investigador do FBI Will Graham.

Tudo começa quando o agente do FBI Jack Crawford (Laurence Fishbourne) chama o investigador perito em perfis criminais, Will Graham (Hugh Dancy), para ajudar a investigar o desaparecimento de jovens garotas em Minnesota. Will aceita a tarefa e começa seu trabalho, envolvendo-se até demais nas investigações. Seu envolvimento com a investigação fica cada vez mais profundo, pois seu método para realizar a tarefa é um tanto quanto peculiar.

Ciente disto, o agente Crawford decide chamar um psiquiatra para cuidar de Will, e o escolhido foi o Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). O que Crawford, ou qualquer outra pessoa sabe, é que o Dr. Lecter é, ele próprio, um assassino e um canibal.

A série foca e retrata bem a relação entre o Dr. Lecter e Graham, que, muitas vezes, passa de um envolvimento médico-paciente. Entretanto, Will não faz ideia de quem é, realmente, o Dr. Hannibal Lecter.

Com uma abordagem fascinante, Hannibal é a série certa para você que gostou dos livros de Thomas Harris, ou que viu os filmes de Hannibal, ou ainda que adora thrillers psicológicos tensos e bem produzidos.




Criminal Minds





DURAÇÃO MÉDIA DE CADA EPISÓDIO: 45
MIN MÉDIA DE EPISÓDIOS POR TEMPORADA: 20/26
QUANTIDADE DE TEMPORADAS: 9
TERMINADA: NÃO
EMISSORA: CBS
EMISSORA NO BRASIL: AXN
ESTRELANDO: Thomas Gibson, Shemar Moore, Joe Mantegna, Matthew Gray Gubler, A.J Cook, Kirsten Vangsness
CRIADOR: Jeff Davis 


Criminal Minds, a série que já foi desacreditada, ganhou a confirmação de sua décima temporada e a estreia prevista para o dia primeiro de outubro deste ano. Um dos fatores que, inicialmente, levou à descrença de sua consolidação fora a certeza de que seu roteiro não teria meios para manter-se renovado conforme o tempo, ou seja, cairia na armadilha mortal para as séries policiais: a mesmice. Contudo, basta assistir a alguns episódios para notar que a série possui um caráter distinto que resultou em seu atual sucesso. Não há burocracia, julgamentos ou conflitos com a promotoria, a equipe da BAU (Behavioral Analysis Unit, Unidade de Análise Comportamental, em português) lida somente com a caçada aos mais peculiares criminosos e são chamados somente em casos de urgência, portanto, não há um episódio em que o time possa respirar em meio ao furor dos perfis que são designados para produzir.


Trabalhando em conjunto com as respectivas autoridades locais responsáveis pelos casos, a BAU é solicitada para acelerar o processo de captura, trabalhando com o perfil da mente criminosa. Parece surreal definir se o crime fora cometido por homens, mulheres, jovens, adultos, duplas, motivos pessoais ou psicose somente pelo Modus Operandi que, muitas vezes, não passa algumas migalhas de pão desconexas, porém esta é a especialidade da equipe. São forçados a trabalhar contra o tempo para impedir um assassinato - explosão ou atentado terrorista - por meio de uma espécie de filtração, reduzindo a lista de suspeitos de acordo com o perfil psicológico e, muitas vezes, geográfico.



Criminal Minds sofreu, gradativamente, algumas perdas em seu elenco principal e esses acontecimentos levaram ao julgamento de que a série não se recuperaria após tais mudanças - a última delas deu-se no final da nona temporada com a partida da agente Alex Blake da equipe - contudo, os roteiristas criaram personagens complexos e cativantes da mesma forma que foram capazes de substituí-los com excelência. E, por falar em personagens, a série da CBS levou ao pé da letra a citação do filósofo alemão Friedrich Nietzche que afirma que quando se luta contra monstros é preciso tomar cuidado, pois o abismo sempre olha de volta. Para deixar todo mundo com o coração na mão, Criminal Minds levou todos os seus protagonistas a sofrerem as consequências do trabalho no FBI através de perdas dolorosas e cruéis.



Provavelmente, o grande empecilho para novos fãs da série é a quantidade de episódios disponíveis, porém depois de assistir algum aleatório na TV, ela acaba fisgando qualquer um que goste de uma boa base psicológica misturada com muita ação e suspense.




"(...) Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.”



F.N

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...