Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

As Vantagens de ser Invisível: pureza e escuridão de mãos dadas


Autor: Stephen Chbosky
Editora: MTV Books/Pocket Books 
Editora no Brasil: Rocco
Páginas: 224 
Sinopse: Mais íntimas que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo em que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e rock’ n’ roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.

As vantagens de ser invisível é um livro simples e reflexivo. Simples pela intimidade imposta por Stephen Chbosky na história, como se o leitor estivesse lendo um diário. Reflexivo, pois nos faz pensar sobre vários assuntos durante o livro como amizade, relacionamentos e família.


O leitor é transportado ao universo de Charlie e sente que é um amigo próximo dele durante as 200 e poucas páginas. O autor procura transmitir bastante sensibilidade na obra, até com temas considerados pesados para o público infanto-juvenil como drogas, sexo e homossexualidade. Além disso, as lembranças da vida de Chbosky o auxiliaram na criação da história, que levou cinco anos para ser concluída.


O livro é narrado em primeira pessoa por Charlie, um adolescente de 15 anos sem muitos amigos, que compartilha tudo sobre sua vida através de cartas para uma pessoa anônima. O protagonista conseguiu ser ainda mais solitário após o suicídio de seu único amigo, meses antes do retorno ao ensino secundário. A partir desse fato, Charlie percebe que não pode confiar em seus pais, irmãos ou sua amada tia, que morreu em um acidente. O único que talvez o compreenda verdadeiramente é o “querido amigo” das cartas, com que divide suas angústias e alegrias.

"Querido amigo... Estou escrevendo porque ela disse que você me ouviria e entenderia, e não tentou dormir com aquela pessoa naquela festa, embora pudesse ter feito isso. Por favor, não tente descobrir quem ela é, porque você poderá descobrir quem eu sou, e eu não gostaria que fizesse isso. Chamarei as pessoas por nomes diferentes ou darei um nome qualquer porque não quero que descubram quem sou eu. Não estou mandando um endereço para resposta pela mesma razão. E não há nada de ruim nisso. É sério. Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende, e não tenta dormir com as pessoas, mesmo que tenha oportunidade. Preciso saber que essas pessoas existem. Acho que, de todas as pessoas, você entenderá, porque acho que você, entre todos os outros, está vivo e aprecia o que isso significa. Pelo menos eu espero que seja assim, porque os outros procuram por você em busca de força e amizade, e é tudo muito simples. Pelo menos foi o que eu soube. Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim." (p.12)

Duas pessoas entram em sua vida de forma abrupta e a mudam completamente: Sam e Patrick, seus novos melhores amigos. Os dois são determinantes no amadurecimento do protagonista, aliás, Stephen desenvolveu muito bem os personagens no decorrer da história. 

Charlie, por exemplo, é extremamente sensível (sem exagero), chora por quase tudo e é muito puro. Sabe aquelas pessoas que não veem maldade em nada? É ele. Aceita todos como realmente são, sem qualquer julgamento. A sensibilidade exagerada dele pode ser um ponto negativo, muita gente odiou o livro pelo excesso de inocência e infantilidade dele, com isso, Charlie se torna um ótimo fantoche para os outros o manipularem.

A leitura de As vantagens de ser invisível é fluída e dá para ler em um dia, porém em determinadas situações é confusa. É um livro extremamente sentimental, principalmente por causa do comportamento de Charlie, como já citei anteriormente. O motivo que o levou a ser assim não podem ser revelados no momento, mas poderia ser melhor retratado na história, já que foi uma passagem bem rápida e soou um pouco "jogada" para algumas pessoas que não entenderam o final da obra. Finalmente, considero o livro bom, Stephen acaba pecando em alguns pontos, mas consegue transmitir uma mensagem bacana. Vale a pena a leitura. 


O livro nos faz querer mandar cartas para alguém, façam isso! Cartas são tão pessoais e lindas. Por causa do livro, participei de um projeto muito legal exatamente sobre cartas, por isso tenho um carinho especial pela obra. 

As Vantagens de ser Invisível foi adaptado para as telonas em setembro de 2012 durante o Festival de Toronto, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller no elenco. A adaptação cinematográfica recebeu críticas positivas e foi sucesso de público.

Confiram o trailer do filme e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...