Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
1

Dores e Amores: Sinta novamente na pele as dores do amor platônico


Autora: Danielle Medeiros
Editora: Clube de Autores
Ano: 2013
Páginas: 83
Nota: 3/5

Sinopse: Dores e Amores - O livro Dores e Amores reúne 42 poemas escritos entre 1998 e 2001. Poemas que falam de amor e de sentimentos despertados por ele, como alegria, tristeza, medo, angústia e euforia.

Preciso admitir que iniciei esse livro com um pouco de medo de não saber avaliá-lo bem, já que poesia nunca foi o meu forte. Mas a medida que fui passando as páginas eu, felizmente, cheguei à conclusão de que para interpretar bem um livro de poesia basta conseguir sentir as emoções de cada verso, e isso eu consegui.

Escrito pela autora entre os anos de 1998 e 2001, “Dores e Amores” é um retrato fiel da mente conturbada de uma jovem apaixonada. De leitura rápida, simples e leve, consegue transmitir ao leitor o sentimento e a angústia provocados pelo amor, em especial o tão brutal amor platônico.

"Sua felicidade contagia
Me faz sonhar acordada
Mas quando ficas triste,
Lembro-me de mim mesma,
Que fico triste por tua causa
Por tua falta de amor.
Será que ficas triste por minha causa?
Será que te neguei amor alguma vez,
Involuntariamente, sem perceber?"

Quem sofre ou já sofreu com amor platônico alguma vez na vida (todos nós, não é mesmo?) vai se identificar profundamente com esse livro e vai se surpreender ao despertar as memórias daquela dorzinha masoquista de gostar de alguém que nem sabe que você existe.

Os primeiros poemas do livro seguem em esquemas de rimas, mas à medida que a literatura da autora amadurece com o passar dos anos os versos vão ficando mais livres.

O livro mistura pequenas alegrias de olhares e sorrisos passageiros com a dor da indiferença e da solidão. Além disso, também podemos compartilhas das dúvidas e incertezas da autora, que apesar de serem comuns, despertam grande identificação em que as lê. Levei uma única hora para finalizar todas as páginas e foi uma boa surpresa poder vivenciar novamente todos aqueles sentimentos e concluir que reciprocidade no amor é a chave para a felicidade.

“E me senti nada
Às vezes me fecho às alegrias
Como se não as quisesse viver
Parece medo de ser feliz
Pelo medo da tristeza
E às vezes deixo a tristeza entrar
Como se isso me fizesse bem
Mas a alegria vem logo após
É um ciclo que não se fecha.”

Uma das coisas que não gostei muito é que alguns poemas se parecem muito com alguns outros do próprio livro, dando a impressão que você está lendo a mesma coisa mais de uma vez, mas no geral eu gostei muito da leitura. Foi interessante ter a experiência com um livro de poesias, e como disse, muitos poemas acenderam minha memória para meu sofrimento com amor platônico em um passado não tão distante. Recomendo a leitura, especialmente para quem está passando por um momento conturbado e precisa de um livro que sirva como amigo.

Skoob / Clube de Autores / Blog

Um comentário:

  1. Que bom que gostou do livro Lara, fico muito feliz por isso!
    Beijo enorme,

    Danielle Medeiros de Souza
    Autora do livro Dores e Amores

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...