Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Aberturas de séries #4: Anos 2000




Após uma semana sem post do especial de aberturas de séries, voltei com nada mais nada menos que os anos 2000, uma década revolucionária e de seriados inesquecíveis. As aberturas deixaram de lado o formato batido de melhores cenas dos personagens + música bacana de fundo (alá década de 90) e passaram a ser mais sofisticadas e interessantes. Vamos conferir?


1- True Blood



Nunca assisti True Blood, mas convenhamos que essa abertura é sensacional. Se eu fosse fã e quisesse mostrar o quanto a série é boa, mostraria a abertura sem hesitar. Até a cena em que uma criança come uma frutinha vermelha pode ser um pouco perturbadora, se tratando de um seriado vampiresco. Violência, bruxaria, paixão e religião combinados com a música “Bad Things” resumem o programa em apenas um minuto e meio.

2- Lie to Me



As expressões faciais de várias pessoas são analisadas pelo doutor Cal Lightman na abertura de Lie to Me, mostrando o que a linguagem corporal humana pode fazer enquanto mente ou omite fatos, como dilatar as pupilas ou inquietações nas mãos. A simplicidade ganha pontos aqui.

3- Dexter



O que uma abertura que mostra a rotina matinal de uma pessoa tem de tão especial? Tudo, principalmente se tratando do analista forense e assassino em série nas horas vagas: Dexter Morgan.  A utilização de vários closes e de cenas diárias do protagonista como um paralelo com a forma que ele mata suas vítimas é sensacional. Dexter venceu o Emmy de melhor design de abertura de série em 2007.

4- Nip e Tuck



A abertura de Nip e Tuck só não é mais louca do que a própria série e a mente de seu criador, Ryan Murphy, de Glee e American Horror Story. A atmosfera criada com os manequins e com a letra da música “A Perfect Lie” mostram o que já vem por aí: o universo das cirurgias plásticas e a busca pela perfeição.

5- The O.C.



Esse espaço é destinado a todas as séries adolescentes dos anos 2000, pois foi bem complicado escolher apenas uma. Imaginem que nesse espaço The O.C. também estão One Tree Hill, Veronica Mars e Smallville. Quem nunca cantou Californiaaaaaaaaaa nos créditos iniciais, né gente?  O programa marcou a juventude dessa geração com uma trilha sonora bem atual e personagens cativantes.

6 - Mad Men



Com uma música e um design marcante, a abertura de Mad Men em animação gráfica é uma das mais legais dessa lista. A queda livre de Don Draper de seu escritório traz um tom diferente das aberturas que vemos por aí. A publicidade dos anos 60 aparece em forma de outdoor publicitário nos prédios ao longo da queda até o personagem cair em um sofá com um cigarrinho na mão. Interessantíssima. 

7- United States of Tara



Por último e não menos importante, a abertura de The United States of Tara, uma série pouco conhecida no Brasil e que terminou em 2011. A personagem principal é uma dona de casa com transtorno dissociativo de identidade, ou seja, a criatura tem várias personalidades. Alguns de seus alter-ego aparecem nos créditos iniciais em um formato bem interessante, semelhante àqueles livros infantis em que cada página parece “pular” nos nossos olhos.  É bem criativa e bonita visualmente.

2 comentários:

  1. A lista está boa, mas eu incluiria a abertura de Smallville, principalmente pela música tema Save Me:

    https://www.youtube.com/watch?v=IR-lDgHNiZo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito da abertura de Smallville, até citei o seriado ali em The O.C (posição 5). Escolhi apenas uma das séries juvenis daquela época, pois não dá para colocar todas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...