Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

O sonho do intercâmbio: chegando em Zaragoza


Imaginem uma garota de 19 anos, que nunca havia saído do Brasil, sozinha num dos maiores aeroportos do mundo e onde ninguém fala português. Pois é.

Um mês já se passou, mas lembro como se fosse ontem. Fazia 0° em Madrid. Sensação térmica abaixo de 0. E ainda não tinha chegado ao meu destino final, Zaragoza. Quando passei na imigração, o homem que carimbou meu visto me perguntou onde eu iria estudar. Respondi que seria em Zaragoza, e ele: “Boa sorte, porque lá está fazendo muito mais frio do que aqui”.

Imaginem meu desespero: nasci em uma cidade quente, Recife, e vivo numa cidade mais quente ainda, Palmas.

Mas deixei o pensamento de lado, porque tinha que chegar na estação Puerta de Atocha, para pegar o trem bala para Zaragoza. Meu plano inicial era pegar o metrô, mas eram 5:50 da madrugada, fazia um frio desgraçado, e eu estava morrendo de medo de me perder. Resolvi pegar um taxi. Gastei 30 euros com o taxi, sendo que se eu tivesse pego o metrô teria gasto 1,50. E o taxi não passava cartão. Ótimo.

Chegando na estação de trem, comprei passagem para Zaragoza, que me custou 55 euros (e gastei 30 euros só numa corridinha de taxi do aeroporto para a estação, vê se pode?). Passava cartão, mas não o meu cartão pré-pago de câmbio. Havia levado 100 euros em dinheiro para caso precisasse, que bom que não levei menos, porque só nessa brincadeirinha de taxi + trem gastei 85 euros.

O trem bala parecia um avião. Aliás, era até melhor que um avião. Deslizava suavemente, e não tinha aquelas turbulências que dão calafrios. Nunca havia andado de trem, e esse definitivamente não me decepcionou. O trem chegou a quase 300 km/h, e o percurso de Madrid a Zaragoza durou uma hora e alguns minutos.

Zia tanto frio que a paisagem na janela era branca de neve. Tudo branco, como se tivessem jogado um manto. Lindíssimo. Uma coisa curiosa: praticamente todo mundo no trem se levantou pra tirar foto da neve. 


Chegando em Zaragoza, não estava nevando (raramente neva por aqui), mas fazia um frio pior do que em Madrid. Sensação térmica de -1°, e pela noite caia para -5º. Para dormir só mesmo com muitas mantas e edredons. 

Estava com um casaco de gola alta e um sobretudo grosso. Saí de casa pensando que não iria ter problemas com o frio, porque o sobretudo era BEM grosso. Porém primeira coisa que me disseram quando cheguei em Zaragoza foi: "seu casaco não abriga nada, você vai passar frio".

Eu tive muita sorte de ter contatado uma igreja antes de vir para cá. Eles me ajudaram bastante, e a mulher do pastor até me emprestou algumas coisas para o frio, e o pastor foi me buscar na estação de trem.

No próximo post vou falar sobre a universidade, e sobre o meu primeiro passeio por Zaragoza. Até breve!

2 comentários:

  1. Que sensação louca (e maravilhosa, claro) chegar em um país estranho dessa forma HSAJHGAJGA Estou chocada com o preço do táxi + trem, mas né.. vida que segue. Adorando os posts :)

    ResponderExcluir
  2. AI QUE SONHO
    Como eu queria morar em outro país, fazer intercâmbio... Mal vejo a hora do próximo post! Já viajei para fora do Brasil, mas foram menos de 2 semanas. E espero viajar novamente logo, logo <3

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...