Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
13

Caixa de Pássaros: Uma história sobre insanidade e medo

Autor: Josh Malerman
Editora: Intríseca
Ano: 2015
Páginas: 272
Nota: 5/5
Sinopse: O Romance de estreia de Josh Malerman, “Caixa de Pássaros” é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.Na história, basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos após o surto ter começado, restou poucos sobreviventes no planeta, entre eles Malorie com dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Nesse seu primeiro romance, o autor cumpre o que promete e nos oferece uma leitura envolvente, que prende o leitor do inicio ao fim.

É muito difícil fazer uma resenha desse livro sem contar pelo menos um spoiler, e mesmo que não intencional, um spoiler pode estragar a percepção da obra e eu quero ficar longe de cometer esse crime. Apesar disso, acho que consegui falar sobre o conteúdo sem estragar a trama, pois tenho vontade de gritar para o mundo ler esse livro, porque ele é muito bom e me deixou tensa durante toda a leitura.

A história se passa em dois períodos de tempo com os capítulos se alternando entre a época em que o surto começou e cinco anos após. No primeiro período, Malorie é uma mulher preocupada com sua primeira gravidez recém-descoberta, a qual decidiu enfrentar sozinha, quando uma série de incidentes ao redor do mundo acontece.  A partir desse momento nada mais seria como antes e ficamos envolvidos com a determinação dessa mulher em sobreviver. No segundo período tentamos descobrir como Malorie conseguiu resistir e se manter sã e para onde ela pretende ir.

Durante a trama, personagens secundários são adicionados, mas em “Caixa de Pássaros” a protagonista reina sozinha, acompanhamos às cegas o porquê e para quê das atitudes de Malorie.


Nesse livro, é recorrente o uso de frases com períodos curtos e linguagem direta deixando a narração mais dinâmica, em alguns momentos é possível sentir o medo dos personagens.

“— Dá medo, não dá? — pergunta Tom.
— Dá.
— Bem, não deixe que dê. É só um dos medos do velho mundo que a
gente persiste em carregar.
— Que medo?
— O do porão.
Malorie assente.
Então Tom puxa a cordinha e a luz se apaga.”
Não há monstros, zumbis ou demônios a “criatura” está lá, mas ficamos tão às cegas quanto os personagens e isso é um ponto positivo da obra.

Quanto ao final, foi polêmico na opinião de alguns leitores, porém em minha opinião, perfeito. Esse não é um livro de explicações, não pretende e nem precisa elucidar o porquê do surto. É como The Walking Dead, os zumbis estão lá, o vírus existe e não é foco descobrir cura e sim permanecer vivo.

Inclusive, na opinião de alguns críticos, o final ficou com um gostinho de quero mais e nisso eu concordo, quero sim uma continuação, se o autor decidir escrever mais, eu certamente leria.

Uma grande questão do livro é: Quem é insano afinal?  Viver em uma “caixa de pássaros” é insano? Vale o esforço? Para alguns personagens do livro, não vale, mas para Malorie sim. O que você acha? Eu com certeza lutaria para viver. 


#aletradaspessoas

13 comentários:

  1. Boo, como sempre arrasando nas resenhas.
    Eu sinceramente, tenho medo de ler esse livro, mas lendo sua resenha ate que fiquei com vontade. Quem sabe?? hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Daya eu bem que queria debater o livro com vc. Será que vc aguenta? kkkkk quem sabe um dia, não é?

    ResponderExcluir
  3. ''Viver em uma 'caixa de pássaros' é insano? Vale o esforço?"

    Imagino que em épocas como na Idade Média, ou em lugares como Serroa Leoa (o país mais miserável do mundo!) muitas - pessoas podem pensar assim - porém, como sabemos que há pessoas vivas lá, eles devem ver algum motivo pra continuar vivo. E isso é acalentador, por mais que a vida possa parecer sofrida ou insana, ninguém deveria se desesperar e pensar que não vale a pena continuar - afinal, não se sabe o amanhã e coisas boas sempre podem acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi,
    A capa me chamou a atenção, principalmete a parte "NÃO ABRA OS OLHOS" da aquela vontade louca de ler o livro na hora, sabe?! Bom ja ta na minha lista de 2015, qurm sabe eu não acabe lendo, ne?!
    A resenha ficou boa, gostei bastante! Você conseguiu aumentar mais a minha vontade de ler o livro! Omg necessito desse livro urgente!!
    Beijos,
    World Of Books | Espero sua visita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ketelyn, vc vai amar, é um ótimo thriller. Essa parte que você disse "não abra os olhos" é a dificuldade de todos os personagens do livro, imagina né, é só saber que não podemos fazer que algo que uma dá uma vontade louca de fazer!

      Excluir
  5. Maravilhosa resenha! Eu andoo curiosa pra ler esse livro desde que ele saiu, mas sendo extremamente medrosa eu ainda não tomei coragem, mas a vontade aumentou depois do que você escreveu! Hahaha parabéns pelo blog!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu acho esse medinho tão gostoso kkkk mas confesso que teve um dia que sonhei com a história kkkk e não foi um sonho bom...

      Excluir
  6. Oi Nina, tudo bem?
    Obrigada por sua visita e comentário lá no Doces Letras.
    Já seguindo o blog e redes sociais.
    Ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas lendo sua resenha fiquei interessada em conferir esta história que parece ser bem diferente, dinâmica e eletrizante...
    Ótima resenha flor.
    Sucesso com o blog.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tô looouca para ler esse livro!
    Segui o blog e curti a fanpage!
    http://acervocompartilhado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Esse livro está me perseguindo rs e a cada vez que eu leio uma resenha dele, com mais vontade eu fico de ler. Espero em breve comprá-lo, mas por enquanto estou liso liso rs. Beijos!
    http://cafeliterari-o.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Viu só Allenylson, o universo está conspirando para vc ler o livro. kkkk

    ResponderExcluir
  10. Já vi duas pessoas falando muito bem dessa livro, ai leio a sua resenha e fico com mais vontade ainda de ler. Está na listinha já. :3

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...