Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Não Entre Em Pânico: a célebre vida de Douglas Adams e a sua melhor (e mais louca) ideia


Autor: Neil Gaiman 
Editora: Titan Books
Editora no Brasil: Novo Século
Ano: 2003
Páginas: 251
Nota: 5/5

Sinopse: Não Entre em Pânico - Não entre em pânico celebra a vida de um homo sapiens chamado Douglas Adams que, um belo dia num campo em Innsbruck, em 1971, teve uma ideia. Este livro é também a história do que essa ideia se tornou: O guia do mochileiro das galáxias – a série de rádio original que deu início a tudo, bem como sobre a “trilogia” de seis livros, a série de TV, o quase-filme, o jogo de computador, toalhas e o website que vieram depois. O aclamado autor Neil Gaiman também conta toda a história de Liff, o Universo de Dirk Gently, e tudo o mais em que Douglas trabalhou, incluindo sua coleção póstuma, O Salmão da Dúvida. Como o próprio Douglas afirmou, “é certamente o mais excepcional livro a ser escrito sobre O guia do mochileiro das galáxias desde hoje cedo”.

Devo admitir que nunca liguei muito para biografias, que elas nunca me chamaram tanta atenção quanto outros gêneros literários. Mas, como admiradora do Douglas, quando eu vi aquela biografia a venda na Bienal, eu fiquei louca para comprar, e, enfim, acabei levando pra casa.

“Não Entre Em Pânico” nada mais é que o relato descontraído da vida de Douglas Adams e da sua célebre obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que fez muitas pessoas gostarem de ficção científica. No livro, podemos saber mais sobre a sua infância, como a ideia do Guia surgiu, as dificuldades enfrentadas ao longo de sua produção, e muitos outros fatos inusitados narrados por Neil Gaiman e pelo próprio Douglas.

Esse foi um dos livros que mais me fez rir na vida. Eu ri nos lugares e nas horas mais inapropriadas. De vez em quando, alguns fatos acumulados formam um nó na sua cabeça, e você tem que voltar algumas páginas para entender o que foi dito. Mas o humor de Douglas está ali, e isso nos conforta. Porém, nem tudo é comédia. Tem algumas poucas partes tristes também.

Porém, calma. Antes dê você ir todo saltitante ler um exemplar desse livro, sugiro que antes você faça algumas leituras que lhe ajudarão a se situar no universo do mesmo. Para começar, você deve ler todos (eu disse, todos, até o sexto) os livros do Guia do Mochileiro das Galáxias. No livro há muitos, MUITOS spoilers sobre a série, e você precisa estar preparado para não ser pego de surpresa. Outra leitura que eu julgo obrigatória seria “Doctor Who: Shada”. Eu não li esse livro ainda, o que não foi lá muito bom pra mim no andamento da leitura. E falando em Doctor Who, é bem viável você ter um conhecimento da série.

“Jéssica, mas e ‘O Salmão da Dúvida’?” Não considero uma leitura obrigatória. Há alguns spoilers, sim, mas percebemos ao longo do livro que ela sofreu mudanças significativas em sua produção. Porém, se você quiser ler, não tem problema.

O que posso concluir dessa leitura, é que a vida de Douglas Adams foi uma tremenda loucura, algo quase inacreditável. Porém, no final, nos sentimos agradecidos por ela.

Até mais, Douglas, e obrigado pelas palavras.

2 comentários:

  1. Jéssica!
    Gosto do autor e achei a sinopse interessante.

    Vim agradecer a visita feita ao blog e visitar seu cantinho lindo, obrigada!!
    Desejo uma semaninha carregada de luz, paz e amor!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Que bom que você, assim como eu, gosta do Douglas! Acho esse livro uma boa pedida pra você conhecer um pouco mais sobre ele!
      Uma ótima semana pra você também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...