Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

4 livros para ler nas férias

As tão sonhadas férias de verão são esperadas ansiosamente durante todo o ano por todos, e quem ainda tem alguns dias de recesso pode tirar um tempo para ler um pouquinho. Já aqueles que voltam ao batente daqui a alguns meses podem ler todos os livros da lista tranquilamente. Vamos aos nomes.

1 - Pérolas e diamantes – Contos Infantis Ilustrados - Jacob e Wilhelm Grimm


A coletânea de contos dos mundialmente famosos irmãos Grimm traz algumas histórias como “O Sapateiro e os Gnomos”, “O violonista” e “João no Auge da Alegria”. São contos pequenos, compostos por algumas ilustrações e com desfechos não muito felizes, característica das obras dos Grimm. Claro que também há finais felizes, como em “As Aventuras de João-Pequenino. Os escritores sabem contar histórias como ninguém e mostram perspectivas diferentes das que estamos acostumados, além de situações peculiares.


2 - Fantasma de Canterville – Oscar Wilde


A obra conta a história de Sir Simon, um fantasma de 300 anos que aterroriza o castelo inglês mal-assombrado “Canterville”. Tudo muda quando uma família norte-americana, os Otis, que mesmo sabendo da má fama do castelo compram o imóvel, tornando a vida do fantasma um pesadelo. Após algumas “investidas” assustadoras, ele acredita que não consegue mais aterrorizar os vivos.

Os gêmeos da família ao invés de se sentirem assustados com Sir Simon, pregam peças nele, transformando o fantasma antes temido agora totalmente assustado. Já a outra filha, Virginia, vai totalmente contra o comportamento dos irmãos e se mostra uma pessoa dócil com Simon. É uma leitura divertida e com críticas sutis a sociedade da época.

3-  As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain


Este não é um livro politicamente correto e muito menos com valores (principalmente do protagonista) que devem ser seguidos à risca, mas é uma história sobre a infância e a beleza dessa fase. O Tom é um dos personagens mais “atoas” da literatura, tão preguiçoso e malandro como o Macunaíma, ele só se mete em encrencas e quer distância da escola. É um clássico da literatura infanto-juvenil que merece ser lido (ou relido).

4 - Querido John - Nicholas Sparks              


Um dos romances mais conhecidos de Sparks conta a história do soldado John, que em uma de suas licenças conhece Savannah, voluntária em um grupo de construção de casas. O amor floresce, mas eles não podem ficar juntos por muito tempo, pois John deve retornar ao serviço militar. Eles trocam cartas por muito tempo e procuram diminuir a distância como podem, mas será que isso é suficiente? 

O livro não deixa de ser realista e um de seus pontos fortes é a relação de John com o pai introspectivo e o final é um pouco diferente dos romances clichês que vemos normalmente.

2 comentários:

  1. Que férias mais clássicas! Fiz uma lista dos que eu queria ler nelas, mas já não tô seguindo HAHAHA

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara. HAHAHHAHAHA Xii, sua listinha de ano novo já não começou muito bem :\\ Faça um esforço para ler pelo menos um hahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...