Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
0

Diário Póstumo de Charlotte: a prova de que o amor nunca morre


Autor: Jairo Sarfati
Editora: Novo Século
Ano: 2013

Páginas: 268

Sinopse: Existe vida após a morte? Será que existe um amor tão forte que conseguiria atravessar uma vida, e florescer em outra? Charlotte é uma garota humilde e fora dos padrões estéticos que mora no subúrbio de Londres, estuda em uma escola particular por ser bolsista. Isolada e sem amigos, ela conta apenas com o seu diário para desabafar, até encontrar um jovem transferido, chamado Victor. Mas o que aconteceria se algo interrompesse a sua vida medíocre e a recolocasse no corpo de uma jovem bonita e de alta sociedade? Será que os seus laços com Victor continuariam tão estreitos? A morte pode não ser o fim para sua história.

Descobri esse livro através do mural da coordenação da escola de idiomas onde estudo, ainda antes do livro ser lançado, e me encantei pelo enredo. Não pude ir ao lançamento (uma pena). Porém, um ano depois, eu tive a oportunidade de comprá-lo da bienal e receber um autógrafo super fofo do autor que dizia para eu nunca desistir dos meus sonhos.

Oportunidades à parte, devo dizer que não sabia o que esperar desse livro, mesmo tendo lido a sinopse um ano antes. A história de vida de Charlotte é daquelas que você tem que ver (no caso, ler) para crer. Cansada de sempre sofrer bullying no colégio, a menina rechonchuda do subúrbio de Londres encontra em seu diário uma amizade pessoa-objeto, escrevendo suas experiências diárias, ainda que monótonas, em seu quarto ou até mesmo no pátio do colégio. Até que, um dia, um aluno transferido adentra a escola onde estuda, entrando, também, em sua vida.

Victor, o nome dele. Desde o primeiro dia, era o único naquela escola que a tratava bem, o único ao qual podia chamar de amigo além do diário. Porém, numa manhã que parecia de início normal, a vida da menina é interrompida em uma tragédia que marcou todos a sua volta.

Até aqui, uma estória sem muitas surpresas, até que Charlotte ganha uma nova chance. A chance de viver novamente. Depois disso, não arrisco dizer muita coisa. As surpresas vão acontecendo, você chora, você ri. Como eu disse, só lendo o livro todo pra acreditar.

A mistura de romance e fantasia dá ao livro um diferencial que talvez poucos livros abordem, junto ao cenário simples e detalhadamente descrito que faz você imaginar-se andando pela Londres da protagonista. Sem contar a playlist que me fez chorar como uma criança oferecida no final do livro. Com certeza uma leitura rápida e interessante para quem deseja acabar o ano com fortes emoções literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...