Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Literatura inspira a música: Revolução dos Bichos e Pink Floyd

Capa do disco "Animals

As capas dos álbuns da banda inglesa Pink Floyd são sempre lembradas por serem muito bem feitas e atraentes. Dark Side Of The Moon (1975), por exemplo, é conhecido por tantas pessoas que sequer ouviram o álbum, mas todos sabem que é da banda.

Vamos direto ao décimo álbum da banda, Animals (1977). Sabe aquelas capas que se encaixam perfeitamente as músicas e ao conceito daquele trabalho? Pois é. Foi tudo bem bolado e transmite toda a essência do CD na capa.


Uma das coisas mais interessantes é que o disco é baseado no livro Revolução dos Bichos, de George Orwell. Escrito em 1945, esse clássico do século XX narra a trajetória dos animais da Granja do Solar. O livro começa com o porco Major teve um sonho de que haveria uma revolução dos bichos contra os humanos, só não saberia quando ela se concretizaria.

Após a morte de Major, seus ensinamentos ficaram na cabeça dos outros animais que se interessaram pelos seus ideais, e liderados pelos porcos Napoleão e Bola de Neve conseguem realizar a tão esperada revolução, expulsando o humano Jones, proprietário da granja e sua família de sua própria fazenda e passaram a cuidar do local por conta própria e sem a presença de homens.

A obra é uma sátira ao líder russo Stálin e toda a Revolução Russa e mostra de forma leve o que o poder pode fazer com as pessoas, nesse caso com os animais. É uma crítica explicita aos governos ditatoriais e a forma como tratam a sociedade.

O disco do Pink Floyd faz críticas ao sistema capitalista, assim como o livro critica o sistema imposto por Stálin, e a imagem da capa mostra um porquinho voador entre duas chaminés da Usina Termelétrica de Battersea. Talvez uma forma de mostrar a loucura do capitalismo.

"Você tem que manter um olho sempre aberto. Você sabe que isto está ficando cada vez mais difícil, difícil. Conforme você envelhece. E no fim você arrumará as malas, e voará em direção ao sul. Esconderá sua cabeça na areia. Apenas outro triste e velho homem. Sozinho e morrendo de câncer." (Música Dogs)


O mais interessante disso tudo é saber que a música pode muito bem estar relacionada a uma literatura mais crítica e “pesada”. Romances são ótimos para inspirar compositores, mas quem disse que livros com outras temáticas não se adequam ao mundo da música? Fiquem com a canção Pigs On The Wing (Part 1):

2 comentários:

  1. Acho interessante como cada um tem sua interpretação, não vejo o livro como critica ao capitalismo como os caras do Pink Floyd acharam

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Acredito que o Pink Floyd criticou o capitalismo devido aos ideais da banda e o livro foi mais uma inspiração mesmo (é o que acredito). Se bem que o livro traz algumas críticas que podem muito bem se adequar ao sistema capitalista. De qualquer forma, as obras já nascem com várias interpretações, sempre alguém terá um ponto de vista diferente do seu, essa é a graça da coisa. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...