Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
4

Faça amor, não conte spoiler


Decidi dar uma pausa nas resenhas da Torre Negra para adiantar a leitura, já que os livros são extensos e me demandam um pouco mais de tempo para ler, e enquanto eu divulgava a resenha do livro “As Terras Devastadas” uma colega me contou que estava hesitante em ler a série porque uma pessoa já havia lhe contado o final da mesma.

Esse é o tipo de coisa que me deixa muito chateada, porque o spoiler priva o leitor/ espectador/ ouvinte de aproveitar a mesma experiência que você, que leu ou assistiu antes do pobre coitado. Sei que as vezes é difícil de resistir, especialmente quando se trata de algo empolgante, mas contar spoiler é maldade e pode estragar amizades.


Mas como há gosto pra tudo nesse mundo, tem gente que gosta de spoilers. Já vi muita gente dizendo que só se interessou por tal livro ou tal série depois de descobrir um spoiler da trama, e acha bom poder chegar à parte revelada. Eu particularmente não gosto, acho que estraga a emoção de descobrir por si próprio.


O problema é que nem sempre os amigos são os culpados, algumas páginas nas redes sociais de filmes e séries não esperam muito tempo e já soltam imagens ou trechos reveladores da trama, e o espectador que ainda não conseguiu ler/ ver no dia da estreia é atropelado por um caminhão de spoilers. Coitado.

"Não é spoiler se os livros foram lançados há anos" 
O que eu percebi recentemente, especialmente depois do lançamento da trilogia do O Hobbit, é que muita gente soltou spoiler a torta e a direita usando como argumento que os livros são antigos e por isso não tem problema contar spoiler. Aliás, vi muita gente brigando com quem reclamava dos spoilers, como se quem não tivesse lido O Hobbit em 1937 não tivesse o direito de reclamar por ainda não ter lido o livro ou visto o filme, pelo simples fato de ele existir a muito tempo e ser popular há muito tempo. Bom, sei que é empolgante discutir cenas e, inclusive, divulgar esse tipo de conteúdo dá ibope às pages, mas além de ser injusto com quem ainda não leu, acaba criando uma barreira entre o público consumidor, porque parte do fandom, tanto de Senhor dos Anéis como de outras sagas, podem soar elitistas e arrogantes algumas vezes, fazendo muita gente perder a vontade de conhecer o livro/ filme/ série.


Para os mais extremos, como eu, que repudiam o spoiler como se fosse o capiroto personificado, já foi encontrada a salvação. Dois aplicativos prometem te poupar de ter a diversão estragada, um deles é o Silencer, uma extensão para Google Chrome em que você faz uma lista de palavras-chave e o aplicativo bloqueia todos os posts em que elas aparecem.

Outra opção é o Unspoiler, que não funciona só para as redes, mas sites de notícia também. Além de bloquear os posts com spoiler, você pode salvar eles para mais tarde, quando já estiver terminado de ler/ assistir o que foi bloqueado.


Pra quem tem que aturar amigo chato que dá spoiler, a salvação é mais difícil, mas você sempre pode andar com tampões de ouvido, vendas ou até um porrete para acabar com a graça dos engraçadinhos (mentira gente, nós não incitamos a violência aqui não tá? basta jogara a havaiana no coleguinha e já está de bom tamanho).


Conte aqui nos comentários sua relação com spoiler, você gosta ou não gosta? Já brigou com alguém por causa deles?

4 comentários:

  1. Eu não gosto nem um pouquinho de receber spoilers. Quando estava lendo a trilogia Jogos Vorazes, a minha amiga que me emprestou tinha lido apenas o primeiro livro, mas ela é do tipo que espia a última página antes de ler, sabe? Ai, no momento que ela me entregou o box, ela soltou um spoiler gigante sobre o último livro, a respeito de fogos de artifícios (tudo pra não dar spoiler). Fiquei com muita muita raiva. Tivemos uma discussão acalorada, mas depois passou. O complicado é que li o terceiro livro esperando pelo spoiler que ela havia dado. A cada novo capítulo eu pensava: "será que é agora?". Enfim. Sou contra spoilers kkkk
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary! Eu tenho quase um TOC com spoiler, já briguei várias vezes com meus amigos spoiladores aheuhe alguns contam spoiler que nem percebem. Poxa, que sacana a sua amiga, nem leu os outros livros e te deu spoiler, muito chato isso. E quando dão spoiler falso? Dá uma raiva dupla aheuheuh
      Obrigada pelo comentário flor!
      Abraços!

      Excluir
  2. Spoilers é o pior dos 'first world problems' ashuahsu Mas é uma coisa engraçada. Meu pai gosta muito de filmes e para me indicar um filme, ele mostra váaarias cenas do filme. Isso me da um milhão de spoilers, lógico. Mas por incrivel que pareça, quando assisto o filme acaba sendo uma experiencia muito interessante. Eu acho que o spoiler sozinho, não faz mal. O problema é quando você está no contexto. Ex: Chegar para alguém que começou GoT agora e falar que tal personagem morre. Isso é maldade. No mínimo deveria ser preso uma pessoa dessas.

    Pra evitar esse tipo de coisa sigo somente páginas oficiais. Nada de fandom ahsuahsuha Tem funcionado
    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que contar um pouco da história é válido, até porque raramente a gente lê/assiste alguma coisa às cegas, mas o problema que eu acho é você revelar os pontos importantes do enredo, tipo isso aí mesmo de contar que personagens morrem ou pontos chaves da trama, acho que perde a graça. Mas é como eu disse ali em cima, tem gosto pra tudo, já vi gente pedindo que contassem a história inteira de livro pra depois ir ler. Sobre as page, eu tenho que fazer isso, mas já vi páginas oficiais dando spoiler também, especialmente de seriados xD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...